Nós somos apenas simples pessoas movidas pela vingança em nome da justiça. Mas se a vingança é chamada de justiça, então dessa justiça irá nascer ainda mais vingança… E então se torna uma corrente de ódio. Viver com isso, ciente do passado, predizando o futuro, isso que significa conhecer a história. Não podemos evitar, mas sim entender, que as pessoas nunca entenderão uma as outras.
Você está olhando para apenas uma árvore, e não para floresta toda.
Você é apenas uma criança. Porém, através dessa dor sem fim… Eu amadureci e me tornei bem mais que um homem.
Alguém que não conhece a dor não pode entender a verdadeira paz!
Então, eu vou quebrar essa maldição. Se existe algo como a paz, eu irei alcançá-la! Nunca vou desistir.
Conhecer a dor nos ajuda crescer, a amadurecer. E crescer significa ser capaz de pensar e tomar decisões próprias.
A morte de alguém querido é tão difícil de aceitar. Nós nos convencemos de que eles não poderiam morrer.
Nós somos apenas simples pessoas movidas pela vingança em nome da justiça. Mas se a vingança é chamada de justiça, então dessa justiça irá nascer ainda mais vingança… e então se toma uma corrente de ódio.
O Mundo conhecerá a verdadeira Dor (Sekai ni Itami o)
Amor e perdão não são sentimentos que compramos com palavras bonitas
Vocês só dão importância a si mesmo. Acham que podem adiar a morte. Vocês se iludem com essa frívola paz. Quando se mata alguém, você assina sua própria sentença de morte. O ódio é a corrente que liga vocês.
Nós somos da mesma raça, mas os motivos para a guerra já não interessam. A religião, a ideologia, os recursos, a terra, rancor, amor, ou apenas por que sim. Não importa o quão patético motivo, já é suficiente para iniciar uma guerra.
Nós somos apenas homens, atraídos para agir em nome da vingança que julgamos ser a justiça, gerando mais vingança… Forjando o primeiro elo da cadeia de ódio.
Aceitar a morte de alguém é difícil. Nós nos convencemos de que essa pessoa não podia morrer. Você pode tentar encontrar um significado da morte, mas só há dor. Um ódio insuportável. Mortes sem sentido… Ódio eterno e dor que não passa.
Sim, foi assim que aconteceu… Os meus pais foram assassinados bem diante dos meus olhos por shinobis de Konoha… É por causa do amor que sacrifícios são feitos… E o ódio nasce.
Morrer como moscas… Um ódio sem fim, e uma dor que nunca sara… Isso é guerra, Naruto. É isso que você terá que enfrentar daqui pra frente.
Esse livro… E agora você… Eu quase sinto como se alguém tivesse preparado tudo para esse momento… Ou talvez seja a vontade de Deus. E é aqui onde o meu papel nisso termina. Naruto, eu acredito que você realmente pode mudar esse mundo.
Naruto… Eu retornarei para junto de nosso sensei, para ver o desfecho dessa história. Você será o terceiro volume, que concluirá a história. A primeira parte foi Jiraya, um volume perfeito. Mas a segunda parte fui eu, uma grande falha… Eu não pude nem fazer nosso mestre me reconhecer. Mas você é volume final, que terminará tudo! Seja a obra-prima que encobrirá os erros do segundo volume, Naruto!
Aqueles que não entendem a dor verdadeira, nunca podem entender a verdadeira paz.
As pessoas só irão entender umas as outras quando sentirem a mesma dor.
Somente o Medo da Dor trará a Paz
Sinta a dor, conheça a dor, admire a dor, conviva com a dor, assim você conhecerá a vida!
Enquanto houver amor, também haverá ódio.
”onde tiver amor… havera odio”
Aquele que não conhece a dor não pode compreender a paz.