“Sempre carregue consigo
o saco da paciência e
costure-o toda vez que romper.”
“A semente do mal tem origem no egoísmo, que leva as pessoas a quererem tudo para si, não se importando com o sofrimento e o prejuízo que possam causar ao próximo.”
“Quando nos tornamos instrumentos efetivos do Plano Cósmico, não precisamos nos preocupar com a nossa própria condição.”
“Felizes os que reconhecem o erro em tempo, ao tomarem conhecimento da realidade.”
É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Isto acontece porque o coração agradecido comunica-se com Deus, e o queixoso relaciona-se com Satanás. Assim, quem vive agradecendo, torna-se feliz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade. A frase “Alegrem-se que virão coisas alegres”, expressa uma grande verdade.
Todo mundo deseja a boa sorte, mas, para ser afortunado, o homem precisa semear o bem.
“Quem não consegue se dominar, apesar de compreender que deve abandonar as práticas viciosas, é um ser destituído de força, isto é, de verdadeira coragem, o que há de mais precioso no homem.”
“Para sabermos se uma pessoa age com sinceridade ou não, temos um meio muito simples: ver se ela respeita seus compromissos.”
“Haverá verdadeira paz sempre que soubermos agradecer.”
“Somente quando o homem atinge um nível onde não sente mais o desejo de fazer o mal, onde não são as leis e regulamentos que o impedem,quando realmente encontrou a alegria de fazer o bem, é que ele desperta para a sua verdadeira natureza”.
“Mesmo que a pessoa consiga ocultar-se dos olhos dos outros, não poderá ocultar-se dos seus próprios olhos.”
Quem ama a vida e ajuda o próximo, será amado e protegido por Deus onde quer que esteja.
Orgulho, mania de grandeza, pedantismo e vaidade produzem efeitos negativos. Deus desaprova a presunção.”
…
“Não sofra antecipadamente pelo que ainda não passou.”
As pessoas que vivem corretamente são alegres. Nelas não existe frestas para o mal penetrar.
“Quando pensamos e agimos de acordo com as imutáveis Leis Naturais, que regem toda a criação e todas as ações, os resultados são benéficos.”
“Nenhum tesouro, por mais valioso que seja, supera o tesouro da honestidade.”
“A nobreza do homem está em sentir gratidão pelas graças recebidas e gravá-las no seu coração.”
“Gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria.”
“Ainda que estejamos certos, não devemos desnecessariamente insistir em argumentos a nosso favor.”
“Se considerarmos as dificuldades sem possibilidade de solução, como se elas nos pusessem contra a parede, podemos chegar ao desespero, mas se as encararmos calmamente e em atitude de prece, entenderemos as suas causas e poderemos encontrar as suas respectivas soluções”.
–
´A verdade é o caminho, o bem a ação e o belo é o sentimento. Desejo ardentemente que todos os cultivem.´
–
Quem está com Deus, não deve lamentar o passado e nem se preocupar com o futuro.´
´Existem mundos maravilhosos e fascinantes, mas existe um mundo infinitamente mais misterioso e atraente: o Céu que está dentro de nós.´
´Cada qual deve estabelecer dentro de si um estado de espírito celestial e feliz.´
Quanto maior for a preocupação, mais impedido fica o homem de receber a divina orientação.
´Felizes os que reconhecem o erro em tempo, ao tomarem conhecimento da realidade.´
´Tudo se enquadra na Lei da Causa e Efeito, e a felicidade não foge a essa lei. Descobrir sua causa será, pois, descobrir a chave do problema. A solução da incógnita está na compreensão do amor altruísta.´
Evitar o desperdício, ser moderado, fazer economia e tudo poupar são práticas do bem.
“É a vaidade que leva o homem a arrogar-se o direito de julgar os seus semelhantes.”
“Ainda que sejamos inábeis ao falar, se as nossas palavras forem ditas com amor, terão o poder de mover as pessoas.”
“A transição ocasionará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seus sinais já estão aparecendo
“Toda a felicidade, ao longo da vida, pode-se dizer, resume-se na palavra saúde.”
“Na vida sentimental quem muito se apega geralmente é desprezado.”
“A verdadeira liberdade respeita a liberdade alheia; portanto, ela tem um limite.”
Se os pais desejam melhorar os filhos, em primeiro lugar devem melhorar a si mesmos.”
“Como o bem e o mal são termos relativos de uma determinada situação, verdadeiramente, não podemos julgar os atos alheios.”
A maior prova de amor que o ser humano pode dar aos seus antepassados é a dedicação.
Quem vive censurando os erros alheios será censurado por Deus.”
“É de extrema urgência elevar o espírito das pessoas através do Belo.”
“É o tempo que determina o valor de todas as coisas.”
“Se considerarmos as dificuldades sem possibilidade de solução, como se elas nos pusessem contra a parede, podemos chegar ao desespero, mas se as encararmos calmamente e em atitude de prece, entenderemos as suas causas e poderemos encontrar as suas respectivas soluções”.
“O plano geral para esta vida é estabelecido pela maneira como pensamos e agimos em encarnações anteriores.”
“Todo ser humano precisa saber que a maior felicidade que se pode sentir na vida é aquela que a gente saboreia quando consegue, verdadeiramente, fazer a felicidade de alguém.” “O homem depende de seu pensmento.” Mokiti Okada
CEDER PARA CONQUISTAR
“SEJA FLEXÍVEL PARA CONQUISTAR”, É UMA REGRA DE OURO. PODE SER DIFÍCIL PRATICÁ-LA, MAS DEVEMOS TREINAR A NOSSA ÍNDOLE E EDUCAR A NOSSA MENTE NESSE SENTIDO. EM ALGUNS CASOS, É PREFERÍVEL APARENTAR IGNORÂNCIA OU MESMO PERDER UMA DISCUSSÃO. QUALQUER POSSÍVEL HUMILHAÇÃO FICARÁ GRAVADA APENAS NA MENTE E POR UM PERÍODO TEMPORÁRIO. COM O PASSAR DO TEMPO, A OUTRA PESSOA PODE COMEÇAR A COMPREENDER A VERDADEIRA SITUAÇÃO E MUDAR DE ATITUDE. PODE-SE PENSAR: “EIS UMA PESSOA SINCERA”, COMEÇA A ACREDITAR EM VOCÊ E ATÉ MESMO A ADMIRÁ-LO. TENDO APARENTEMENTE VENCIDO UMA DISCUSSÃO, O SEU ADVERSÁRIO SE TORNA INSEGURO POR NÃO FAZER IDÉIA DO QUE VOCÊ TEM EM MENTE. ASSIM O DERROTADO SE TORNA VENCEDOR E É POR ISSO QUE, ÀS VEZES, É PREFERÍVEL DEIXAR QUE OS OUTROS PERSISTAM EM SUAS IDÉIAS. TENTAR IMPOR AS NOSSAS OPINIÕES É UMA PSICOLOGIA INÁBIL. AINDA QUE ESTEJAMOS CERTOS, NÃO DEVEMOS DESNECESSARIAMANTE INSISTIR EM ARGUMENTOS A NOSSO FAVOR. APRENDENDO A CEDER EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS, ACABAREMOS VENCENDO, PORQUE NOS ATIVEMOS AO QUE É JUSTO E VERDADEIRO. (Mokiti Okada, Fragmentos de Ensinamentos de Meishu-Sama)
Vou definir o homem bom e o homem mau.
O homem bom acredita no invisível. O homem mau não acredita no invisível. Quem acredita no invisível, acredita na existência de Deus; em outros termos, é espiritualista. Quem não acredita no invisível, é materialista e ateu.
Quando um homem pratica o Bem, seus pensamentos emanam do amor, da misericórdia, da justiça social e, em sentido amplo, do amor à humanidade. Há homens que praticam o Bem por acreditarem na lei do karma. Ajudam os outros por compaixão, imbuídos do pensamento budista de retribuição das quatro obrigações.
Não desperdiçar as coisas, agir com simplicidade e frugalidade – são algumas das manifestações do Bem. O homem de fé sente-se grato a Deus. A atitude de agradecimento, o esforço para submeter-se à vontade de Deus – estão entre as principais manifestações do Bem.
Vejamos agora a psicologia do homem mau. Quem pratica maus atos não acredita absolutamente na existência de Deus. Essas pessoas pensam que podem praticar qualquer maldade para se beneficiarem, desde que consigam fazê-lo às escondida. Têm pensamentos niilistas, iludem os outros como se tratasse da coisa mais comum, prejudicam o próximo sem pensar nas perturbações que causam aos homens e à sociedade. Em casos extremos chegam até a perpetrar assassínios. A guerra é um assassínio grupal. Os heróis da antiguidade provocavam grandes guerras para alimentar o seu desejo ilimitado de poder e procediam de acordo com o lema segundo o qual ” a razão está com quem detém o poder”.
Mas há um velho ditado que diz: ” Enquanto os ventos lhes são favoráveis, o homem vence até o céu; quando o céu decide, entretanto, o homem é subjugado”. O homem mau pode prosperar durante algum tempo, mas o seu fim será sempre um destino trágico. Isto é claramente demonstrado pela História. O motivo de sua ruína, naturalmente, foi o mal que praticou.
Essas pessoas, porém, crêem que obter vantagens à custas dos outros é até uma prova de esperteza e por isso praticam o maior número possível de atos malignos, para poderem levar uma vida faustosa. Elas também pensam que não existe vida no mundo espiritual e que o ser humano, após a morte, fica reduzido a zero. É através desses pensamentos que surge o Mal.
No entanto, ainda que esses indivíduos tenham sorte, o seu sucesso é apenas temporário. Se as observarmos com uma visão ampla, vemos que um dia acabam sendo infalivelmente destruídas.
Quem erra praticando o mal, vive sempre intranqüilo, no terror de ser descoberto e preso a qualquer momento. E torturado pelo peso da consciência, terá de se arrepender fatalmente.
Muitas vezes, uma pessoa que cometeu um delito acaba por denunciar-se a si própria. E não raro, ao ver-se presa e condenada, fica até contente, sentindo-se aliviada. Isto acontece porque a alma, dada por Deus, foi repreendida por Deus. Porque a alma se comunica com a divindade através do fio espiritual. Portanto, quando um homem pratica o mal, mesmo que iluda perfeitamente os olhos dos outros, não consegue iludir-se a si mesmo. Através do fio espiritual que liga o homem à divindade, Deus conhece detalhadamente todos os atos do ser humano. Todas as coisas que o homem pratica ficam registradas no Livro de Yama ( O Senhor de Hades, o Rei do Inferno).
MAKOTO
É um vocábulo japonês que engloba acepções de sinceridade, fidelidade, honestidade, constância, devoção, franqueza, pureza e autenticidade.
Considero extremamente necessária a prática dessas virtudes.
Quem possui MAKOTO respeita e cumpre, acima de tudo os seus compromissos. O desempenho correto da obrigações assumidas, embora não seja considerada como uma atitude relevante para a maioria das pessoas, é de suma importância para o homem de fé. O não cumprimento de um dever acaba sendo uma espécie de delito porque é uma maneira de enganar os outros.
Geralmente, o que mais costuma ser menosprezado num compromisso é o horário. Quando alguém deixa de ser pontual, está, de fato, causando aborrecimento e irritação àqueles que ficam esperando.
Há um provérbio antigo que chama a atenção para esse sentimentos: “É bom ser esperado; desagradável é esperar “. Daí a importância de se ficar atento a expectativa do próximo. Quem não se preocupa com esses pequenos detalhes, não tem Makoto. Ainda que possua muitas outras qualidades pouco valor terá, senão tiver sensibilidade e respeito em relação aos horários assumidos.
Portanto, quem tem fé em Deus não pode menosprezar o rigoroso cumprimento das obrigações. Se não puder, acima de tudo, pôr em prática esse preceito, está reprovado na fé.
Guardem, pois, essa verdade bem no fundo do coração para que nunca seja esquecida.
A MISSÃO DA ARTE
Todas as coisas criadas por Deus visam ao bem da humanidade. Exercem, por isso, uma missão celestial. Naturalmente, a arte não constitui exceção. Daí que o artista deveria tomar consciência de seu papel e desempenhá-lo com perfeição, contribuindo, dessa forma, para o estabelecimento de uma sociedade justa.
Não é, porém, o que acontece, Fico atônito ao observar a atitude dos artistas em geral. Há, é certo, muitos entre eles que são bons; a maioria, contudo, se esquece de sua verdadeira missão, ou não a leva em conta. Considerando-se criaturas especiais, julgam que a vivência de sua sensibilidade seja expressão de individualismo, ou de gênio. Assim pensando, agem como bem entendem, sem o menor discernimento. A sociedade, por sua vez, os trata como seres especiais e tolera neles quase tudo, o que os torna cada vez mais vaidosos. Esse comportamento social os impedem de terem as mais elevadas qualidades espirituais, o que deveria ser uma característica normal da personalidade do verdadeiro artista.
Observem que, desde os primórdios, o homem vem modificando a sua maneira de viver e, passo a passo, está chegando a um mundo mais civilizado. Nesse sentido, o progresso representa a eliminação da bestialidade dos tempos bárbaros, marca obsessiva do comportamento humano. Essa brutalidade sem limites é, inclusive, uma das causas que mantém a humanidade exposta a ameaças incessantes de guerras.
Nesse contexto, o artista tem uma importante missão a cumprir. A sua arte deve ser incentivo à eliminação da bestialidade humana, bem como um recurso pelo qual todos possam conquistar sentimentos mais nobres. Assim então, a literatura, o teatro, o canto, a dança, a pintura deverão ser o caminho pelo qual os valores espirituais do artista, expressos através de sua sensibilidade, tocarão a alma do povo, estabelecendo-se entre ambos, um elo de sentimentos e emoções altamente elevados.
Cabe, pois, ao artista o papel de orientador do verdadeiros comportamento a ser seguido pelos demais membros da sociedade. Daí se conclui que, se a sua vida espiritual não for muito aprimorada, também os sentimentos do povo não poderão tornar-se melhores. É neste ponto que reside a dignidade da arte, ou a sua vulgaridade.
Por outro lado, não é exagero afirmar que são os artistas os responsáveis pelo agravamento do males sociais, tendo em vista a falta de autenticidade expressa através das obras por eles criadas. Reafirmando meu ponto de vista, recomendo a vocês todos que analisem e percebam quão grande é a falta de expressividade da voz e da música da maioria dos nossos cantores. Quantas cenas eróticas presentes em textos literários, no teatro e no cinema! Tamanha monstruosidade nas pinturas e esculturas!… Portanto em nada do que disse, exagerei.
Peço, em especial, aos artistas para meditarem profundamente em tudo o que eu lhes acabei de falar.
A mescla da ambição desmedida e do apego destrói o corpo e a alma.
Tudo que há no Universo acha-se em perfeita harmonia. Só há desarmonia para quem vê as coisas superficialmente – é um erro de ponto de vista.
Para sermos realmente felizes, depende de fazermos feliz, em 1º lugar o nosso próximo.
Mesmo que o rosto ou a cor sejam diferentes, para Deus, todos somos uma Única Família.
“A verdadeira fé ensina ser missão de cada um servir a todos os homens”.
“O segredo da felicidade e fazer feliz primeiramente o seu semelhante, pois a felicidade que disto provêm e a verdadeira felicidade.”
” Se a nossa felicidade dependesse dos outros a vida realmente não teria sentido”
“A arte deve ser elevada, de tal maneira que aquele que se deleita com ela, melhora seu sentimento”.
“A consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos”
“O Paraíso é o mundo do Belo.
Neste sentido, desde que sejam condizentes e não fujam às condições de cada indivíduo, as vestes, a alimentação e a moradia devem ser as mais belas possíveis, pois estarão de acordo com a Vontade Divina.”
“O autodomínio é difícil e doloroso, mas será facilitado se o encararmos como um treinamento que nos aprimora espiritualmente”
“Sempre carregue consigo
o saco da paciência e
costure-o toda vez que romper.”
“A semente do mal tem origem no egoísmo, que leva as pessoas a quererem tudo para si, não se importando com o sofrimento e o prejuízo que possam causar ao próximo.”
“Quando nos tornamos instrumentos efetivos do Plano Cósmico, não precisamos nos preocupar com a nossa própria condição.”
“Felizes os que reconhecem o erro em tempo, ao tomarem conhecimento da realidade.”
É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Isto acontece porque o coração agradecido comunica-se com Deus, e o queixoso relaciona-se com Satanás. Assim, quem vive agradecendo, torna-se feliz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade. A frase “Alegrem-se que virão coisas alegres”, expressa uma grande verdade.
Todo mundo deseja a boa sorte, mas, para ser afortunado, o homem precisa semear o bem.
“Quem não consegue se dominar, apesar de compreender que deve abandonar as práticas viciosas, é um ser destituído de força, isto é, de verdadeira coragem, o que há de mais precioso no homem.”
“Para sabermos se uma pessoa age com sinceridade ou não, temos um meio muito simples: ver se ela respeita seus compromissos.”
“Haverá verdadeira paz sempre que soubermos agradecer.”
“Somente quando o homem atinge um nível onde não sente mais o desejo de fazer o mal, onde não são as leis e regulamentos que o impedem,quando realmente encontrou a alegria de fazer o bem, é que ele desperta para a sua verdadeira natureza”.
“Mesmo que a pessoa consiga ocultar-se dos olhos dos outros, não poderá ocultar-se dos seus próprios olhos.”
Quem ama a vida e ajuda o próximo, será amado e protegido por Deus onde quer que esteja.
Orgulho, mania de grandeza, pedantismo e vaidade produzem efeitos negativos. Deus desaprova a presunção.”
…
“Não sofra antecipadamente pelo que ainda não passou.”
As pessoas que vivem corretamente são alegres. Nelas não existe frestas para o mal penetrar.
“Quando pensamos e agimos de acordo com as imutáveis Leis Naturais, que regem toda a criação e todas as ações, os resultados são benéficos.”
“Nenhum tesouro, por mais valioso que seja, supera o tesouro da honestidade.”
“A nobreza do homem está em sentir gratidão pelas graças recebidas e gravá-las no seu coração.”
“Gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria.”
“Ainda que estejamos certos, não devemos desnecessariamente insistir em argumentos a nosso favor.”
“Se considerarmos as dificuldades sem possibilidade de solução, como se elas nos pusessem contra a parede, podemos chegar ao desespero, mas se as encararmos calmamente e em atitude de prece, entenderemos as suas causas e poderemos encontrar as suas respectivas soluções”.
–
´A verdade é o caminho, o bem a ação e o belo é o sentimento. Desejo ardentemente que todos os cultivem.´
–
Quem está com Deus, não deve lamentar o passado e nem se preocupar com o futuro.´
´Existem mundos maravilhosos e fascinantes, mas existe um mundo infinitamente mais misterioso e atraente: o Céu que está dentro de nós.´
´Cada qual deve estabelecer dentro de si um estado de espírito celestial e feliz.´