O melhor modo de vingar-se de um inimigo é não se assemelhar a ele.
Antes o reprovamento por um gênio do que um louvor de um idiota.
Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se a escavares sempre.
A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair.
Quanto não ganha em tranquilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios atos.
Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.
Ama a modesta profissão que aprendeste e contenta-te com ela.
A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.
Rejeita a sede dos livros, para que não morras com queixumes, mas serenamente.
Não desprezes a morte; dá-lhe boa acolhida, como a uma das coisas que a Natureza quer.
Pratica cada um dos teus atos como se fosse o último da tua vida.
Aplica-te a todo o instante com toda a atenção, para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada ação da tua vida como se fosse a última.
Muitas vezes erra não apenas quem faz, mas também quem deixa de fazer alguma coisa.
Os homens são feitos um para o outro: instrui-os, ou então, suporta-os.
A maior parte das coisas que dizemos e fazemos não é necessária; quem as eliminar da própria vida será mais tranquilo e sereno.
Quem peca, contra si peca; quem comete injustiça, a si agrava, porque a si mesmo perverte.
A experiência é um troféu composto por todas as armas que nos feriram.
Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: “Levanto-me para retomar a minha obra de homem”.
Não se é menos culpado não fazendo o que se deve fazer do que fazendo o que não se deve fazer.
Puxar em comum, mas não pensar em comum.
Se tens dificuldade em cumprir um intento, não penses logo que seja impossível para o homem; pensa quanto é possível e natural para ele, e que também pode ser alcançado por ti.
Mais penosas são as consequências da ira do que as suas causas.
Mudar de opinião e seguir quem te corrige é também o comportamento do homem livre.
O valor de um homem é apenas tão elevado como o valor das suas ambições.
A morte é o descanso das repercussões sensórias, do titerear dos impulsos, das divagações do intelecto e dos serviços à carne.
Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta.
Se uma causa exterior te perturba, a tua aflição não vem dessa causa, mas, sim, do teu juízo a respeito dela. Em teu poder está a possibilidade de diluir essa aflição. Se teu desgosto decorre de uma disposição interior, quem te impede de corrigir teu estado de espírito.
Seu dever é ficar de pé – não ser mantido de pé.
Quando você se ofender com as faltas de alguém, vire-se e estude os seus próprios defeitos. Cuidando deles, você esquecerá a sua raiva e aprenderá a viver sensatamente.
De folhas o vento junca a Terra
Assim dos mortais a raça…
Folhas mortas : Teus filhos. Folhas mortas : Essas aclamações, esses louvores que se pretendem sinceros ou, em sentido oposto, essas secretas restriçoes e zombarias. Folhas mortas : Aqueles que te celebram a glória póstuma. As folhas todas nascem na estão primaveril, depois o vento as abate e a floresta as substitui por outras. São efêmeras todas as coisas, mas tu, entretanto, as evitas ou buscas como se fossem eternas. Um pouco mais, e terás os olhos fechados. E ao que te prantear, logo outro pranteará.
A felicidade do homem depende de si mesmo.
Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora.
Não julgues as coisas ausentes como presentes; mas entre as coisas presentes pondera as de mais preço e imagina com quanto ardor as buscarias se não as tivesses à mão.
Execute cada ato da sua vida como se ele fosse o último.
A felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos.
Muito mais respeito temos por aquilo que os nossos vizinhos possam pensar de nós do que por aquilo que pensamos a nosso próprio respeito.
Bem mais graves são os efeitos produzidos em nós pela ira e pela dor, com os quais reagimos às coisas, do que aqueles produzidos pelas coisas em si, pelos quais nos encolerizamos e sofremos.
(…) Com efeito, não é o passado ou o futuro que perdemos; como poderia alguém arrebatar-nos o que não temos?
Não te deixes distrair com os incidentes que te chegam de fora!
Não te Deixes Ludibriar pela Opinião
Considera que não são as acções dos outros que nos perturbam, pois que pertencem ao domínio das suas vontades, mas a opinião que sobre ela formamos. Suprime-a, pois: trata de anular o juízo que te deixa indignado e a tua cólera se desvanecerá.
O Retiro da Alma.
Mas tudo isto revela uma grande simplicidade de espírito, porque podemos, sempre que assim o quisermos, encontrar retiro em nós mesmos. Em parte alguma se encontra lugar mais tranquilo, mais isento de arruídos, que na alma.
Tudo é Fugaz
(…) apenas há aí uma coisa estável; e abre-se-nos aos pés o abismo infinito do passado e do futuro onde tudo se some.
O Controle do Suportável
Tudo o que acontece, acontece de sorte que naturalmente o podes suportar ou naturalmente o não podes suportar; não protestes, mas, enquanto te for possível, suporta-o. Se ao invés é coisa que naturalmente és capaz de suportar, não reguingues, senão mais depressa dás com tudo em terra. Lembra-te, todavia, que és naturalmente capaz de suportar tudo o que de ti depende tornar suportável e tolerável; basta que consideres que é o teu interesse ou o teu dever a impor-te esse trabalho.
(…) que tudo quanto contemplas mudará dentro de um instante e não mais existirá. Pensa em quantas mudanças já assististe. O cosmos é mutação; a vida, opinião.
Se suprimires a tua opinião sobre aquilo que te parece causar sofrimento, alcançarás perfeita segurança. Tu, quem? A razão. Mas eu não sou apenas razão. Seja. Então, que a razão não se perturbe a si mesma. Mas se outra parte de ti sofrer, que ela opine sobre si própria.
Serenidade da Alma
Não examinar o que se passa na alma dos outros dificilmente fará o infortúnio de alguém; mas os que não seguem com atenção os movimentos das suas próprias almas são fatalmente desditosos.
(…) Ser semelhante ao promontório contra o qual vêm quebrar as vagas e que permanece firme enquanto, à sua volta, espumeja o furor das ondas.
– Que desgraça ter-me acontecido isto!
Não, não é assim que se deve falar, mas desta maneira:
– Que felicidade, apesar do que me aconteceu, eu não me mortificar, não me deixar abater pelo presente nem me assustar pelo futuro!
Na verdade, coisa idêntica poderia suceder a toda a gente, mas bem poucos a suportariam sem se mortificarem. Por que razão considerar este acontecimento infortunado e aquele outro feliz?
Em resumo, chamas de infortúnio para o ser humano aquilo que não é um obstáculo à sua natureza? E consideras um obstáculo à natureza do ser humano aquilo que não vai contra a vontade da sua natureza? Que queres, então? Conheces bem essa vontade; aquilo que te sucede impede-te, por acaso, de ser justo, magnânimo, sóbrio, reflectido, prudente, sincero, modesto, livre, e de possuir as outras virtudes cuja posse assegura à natureza do ser humano a felicidade que lhe é própria? Não te esqueças, doravante, contra tudo aquilo que te possa trazer aflição, de recorrer a este princípio: «Acontecer-me isso não é uma desgraça; suportá-lo corajosamente é uma felicidade.»
Se estás aflito por alguma coisa externa, não é ela que te perturba, mas o juízo que dela fazes. E está em teu poder dissipar esse juízo. Mas se a dor provém da tua disposição interior, quem te impede de a corrigir? E se sofres particularmente por não estares a fazer algo que te parece certo, por que não ages, em vez de te lamentares? Um obstáculo insuperável te impede? Não te aflijas, então, pois a causa de não o estares a fazer não depende de ti.
O PROPÓSITO HONESTO NA VIDA
A verdadeira grandeza de um homem reside na consciência de um propósito honesto na vida, alicerçado numa estimativa justa de sua pessoa e de tudo o mais; num frequente autoexame, numa firme obediência às regras por ele tidas como certas, sem perturbar-se com o que os outros possam vir a pensar ou dizer, ou com fazerem elas, ou não, aquilo que ele pensa, diz e faz.
Se estás aflito por alguma coisa externa, não é ela que te perturba, mas o juízo que dela fazes. E está em teu poder dissipar esse juízo. Mas se a dor provém da tua disposição interior, quem te impede de a corrigir? E se sofres particularmente por não estares a fazer algo que te parece certo, por que não ages, em vez de te lamentares? Um obstáculo insuperável te o impede? Não te aflijas, então, pois a causa de não o estares a fazer não depende de ti. Não vale a pena viver se não o puderes fazer? Parte, então, desta vida satisfeito, como partirias se tivesses logrado êxito no que pretendias fazer, mas sem cólera contra o que se te opôs.
“Produz para ti próprio uma definição ou descrição da coisa que te é apresentada, de modo a veres de maneira distintiva que tipo de coisa é na sua substância, na sua nudez, na sua completa totalidade, e diz a ti próprio é seu nome apropriado, e os nomes das coisas de que foi composta, e nas quais irá resultar. Pois nada é mais produtivo para a elevação da alma, como ser-se capaz de examinar metódica e verdadeiramente cada objeto que te é apresentado na tua vida, e sempre observar as coisas de modo a ver ao mesmo tempo que universo é este, e que tipo de uso tudo nele realiza, e que valor todas as coisas têm em relação com o todo.”
Marco Aurélio
O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.
“Muito mais dolorosas são as consequências da raiva do que suas causas.”
Se está indisposto ao levantar pela manhã, diga a ti mesmo: “eu acordei para fazer o trabalho de um homem
Sócrates costumava dizer que as opiniões do vulgo eram contos de bruxas e espantalhos de crianças.
Não perca mais tempo discutindo sobre o que um bom homem deve ser. Seja um.
A melhor vingança é não ser como seu inimigo.
Tudo o que acontece é tão normal e já esperado como a rosa na primavera ou o fruto no verão; isto é verdade para a doença, para a morte, para a calúnia, para a intriga e para todas as outras coisas que deliciam ou incomodam os tolos.
Ainda que tuas forças pareçam insuficientes para a tarefa que tens diante de ti, não assumas que está fora do alcance dos poderes humanos. Se algo está dentro da capacidade do homem, crê: também está dentro de tuas possibilidades.
Marco Aurélio, imperador, in “Meditações”
“Ao despontar a aurora, faça estas considerações prévias:
Depararei com um inconveniente, com um ingrato, com um insolente, com um mentiroso, com um invejoso, com um solitário. Tudo isso lhes acontece por ignorância do que é bom e do que é mal. Mas eu, que observei que a natureza do bem é o belo, que a natureza do mal é o vergonhoso, que a natureza do pecador é parente da minha própria natureza, porque participa não do mesmo sangue ou da mesma semente, mas da inteligência e de uma parcela da divindade, não posso sofrer dano de nenhum deles, pois nenhum me cobrirá de vergonha; nem posso zangar-me com meu parente nem odiá-lo […]. Agirmos, pois, como adversários uns dos outros é contrário à natureza. E o fato de manifestar indignação e repulsa é atuar como adversários”. (Marco Aurélio, imperador)
O homem ambicioso tem seus fundamentos nas ações dos outros. O homem voluptuoso, nas suas sensações e o homem sensato, em sua próprias ações.
Aquilo que não traz utilidade ao enxame, tampouco é útil à abelha.
Vivemos somente por um instante para depois cairmos no completo esquecimento e no vazio infinito do tempo.
A morte liberta nossa alma, pois o corpo é sua prisão.
Seja como o promontório, contra o qual as ondas quebram e voltam a quebrar na tempestade; ele se mantém firme até que as águas tumultuosas se rendem à sua volta e vão descansar.
Jamais diga ‘que infeliz sou pelo que me aconteceu!’, ao contrário, declare ‘que feliz sou eu por ter me mantido inabalado frente às adversidades do presente e sem medo do que há de vir no futuro.
Nunca deixe o futuro perturbá-lo. Você vai encontrá-lo, se estiver com as mesmas armas da razão que hoje te armam contra o presente.
Humilha-te, humilha-te, alma minha! E já não terás ocasião para honrar-te. Breve é a vida para cada um!, Tu, praticamente, a consumiste sem respeitar a alma que te pertence, e, entretanto, torna dependente a tua felicidade á alma dos outros.
Começa a manhã dizendo a ti mesmo: hoje eu me encontrarei com um homem intrometido, um ingrato, um arrogante, um enganador, um invejoso, um antissocial. Todas estas coisas acontecem a eles por causa de sua ignorância do que é bom e do que é mal. Mas eu que compreendo a natureza do bem (que é desejável) e do mal (que é verdadeiramente odioso e vergonhoso), que sei, além disso, que este transgressor é meu parente – não pelo mesmo sangue e semente, mas por participação da mesma razão e da mesma partícula divina – eu não posso nem ser prejudicado por qualquer deles, pois ninguém pode me fazer incorrer no que é reprovável, nem posso me irar contra eles, cuja natureza é tão próxima da minha. Porque nascemos para a cooperação, como os pés, como as mãos, como as pálpebras, como as fileiras dos dentes superiores e inferiores. Agir um contra o outro, então, é contrário à natureza; e odiá-los ou rejeitá-los é agir um contra o outro.
Viverás a mais bela das vidas se fores indiferente às coisas indiferentes.
Possuis a razão? “Possuo.” Então por que não a utilizas? Afinal, se ela cumpre sua função, o que mais queres?
Esforça-te no trabalho! Não como um infeliz nem como alguém que quer ser alvo de compaixão ou admiração, mas como uma pessoa que quer unicamente mover-se ou deter-se como a razão social considera justo.
É preciso deixar o erro alheio atrás de si com aquele que o cometeu.
Se não é algo no elenco de teus deveres não o faz; se não é verdadeiro, não o diz
Sempre que te vejas obrigado pelas circunstancias a sentir-te confuso, retorne a ti mesmo rapidamente e não te desvies fora de teu ritmo mais do que o necessário. Pois serás mais dono da harmonia graças a teu contínuo retomá-la.
Cuidado! Não te convertas em um César, não te manches sequer, porque costuma ocorrer. Mantenha-te, portanto, simples, bom, puro, respeitável, sem arrogância, amigo do justo, piedoso, benévolo, afável, firme no cumprimento do dever. Lute por conservar-te tal qual a filosofia quis fazer-te. Respeite os deuses, ajude a salvar os homens. Breve é a vida. O único fruto da vida terrena é uma piedosa disposição e atos úteis à comunidade. Em tudo, proceda como discípulo de Antonino; sua constância em agir conforme a razão, sua equanimidade em tudo, a serenidade de seu rosto, a ausência nele de vanglória, seu afã no que se refere à compreensão das coisas. E lembra-te de como não haveria omitido absolutamente nada sem uma profunda análise prévia e sem uma compreensão com clareza; e como suportava sem replicar os que lhe censuravam injustamente; e como não tinha presa por nada; e como não aceitava as calúnias; e como era escrupuloso indagador dos costumes e dos feitos; mas não era insolente, nem lhe atemorizava a agitação, nem era desconfiado, nem charlatão. E como tinha bastante com pouco, para sua casa, por exemplo, para seu leito, para sua vestimenta, para sua alimentação, para seu serviço; e como era diligente e amistoso; e capaz de permanecer na mesma tarefa até o entardecer, graças à sua dieta frugal, sem ter necessidade de evacuar os resíduos fora da hora de costume; e sua firmeza e uniformidade na amizade; e sua capacidade de suportar aos que se opunham sinceramente a suas opiniões e de alegrar-se, se alguém lhe mostrava algo melhor; e como era respeitoso com os deuses sem superstição, para que assim te surpreendas, como a ele, a última hora com boa consciência.
Em qualquer coisa das alheias a tua livre vontade, que consideres boa ou má para ti, é inevitável que, segundo a evolução de tal dano ou da perda de semelhante bem, censures os deuses e odeies os homens como responsáveis de tua queda ou privação, ou como suspeitos de sê-lo. Também nós cometemos muitas injustiças devido às diferenças em relação a essas coisas. Mas no caso de que julguemos bom e mau unicamente o que depende de nós, nenhum motivo nos resta para culpar os deuses nem para manter uma atitude hostil frente aos homens.
Sempre que queiras alegrar-te, pense nos méritos dos que vivem contigo, por exemplo, a energia no trabalho de um, a discrição de outro, a liberalidade de um terceiro e qualquer outra qualidade de outro. Porque nada produz tanta satisfação como os exemplos das virtudes, ao manifestarem-se no caráter dos que vivem conosco e ao serem agrupadas na medida do possível. Por essa razão devem ser tidas sempre à mão.
Qual era, pois, tua pretensão? Alcançar tal impulso em certa maneira. E o consegues. Aquelas coisas às quais nos movemos, chegam a concretizar-se.
Nada novo; tudo é habitual e efêmero.
Quantos homens que foram muito celebrados caíram já no esquecimento! E quantos homens que os celebraram já há tempos partiram?
Próximo está seu esquecimento de tudo, próximo também o esquecimento de tudo em relação a ti.
Cada vez que alguém cometa uma falta contra ti, medite sobre que conceito do mal ou do bem tinha ao cometer dita falta. Porque, uma vez que tenhas examinado isso, terás compaixão dele e nem te surpreenderás, nem te irritarás com ele. Já que compreenderás tu também o mesmo conceito do bem que ele, ou outro similar. Em consequência, é preciso que lhe perdoemos. Mas ainda se não chegues a compartilhar com seu conceito do bem e do mal, serás mais facilmente benévolo com seu extravio.
Recolha-te em ti mesmo. O guia interior racional pode, por natureza, bastar-se a sim mesmo praticando a justiça e, segundo essa prática, conservando a calma.
Sobre a dor: o que é insuportável mata, o que se prolonga é tolerável.
Sobre a fama: examine quais são seus pensamentos, quais coisas evitam e quais perseguem. E que, assim como as dunas ao amontoar-se uma sobre outras ocultam as primeiras, assim também na vida os acontecimentos anteriores são rapidamente encobertos pelos posteriores.
“Se os deuses me esqueceram e esqueceram meus dois filhos, também isso tem sua razão”.
A obrigação que lhe incumbe é examinar de que modo, durante o tempo que viverá, poderá viver melhor.
Considerando que é possível tu deixares esta vida a qualquer momento, administra cada ato, palavra e pensamento em consonância com isso.
Causam danos a ti? Aquele que o faz causa dano a si mesmo.
Nada acontece a alguém que não possa ser naturalmente suportado.
A melhor forma de se defender das pessoas hostis é não se tornar semelhante a elas.
Em breve, tu terás esquecido tudo; em breve tudo terá te esquecido.
Se sofres por causa de algo exterior, não é ele que te incomoda, mas sim a apreciação que fazes dele.
Convém que penses que em pouco tempo não estarás em lugar nenhum, nem entre essas coisas que agora vês, nem entre esses seres vivos atualmente existentes.
Com efeito, entre todas as formas de orgulho, a que se esconde sob a ausência de orgulho é a mais intolerável.
Não dê às coisas pequenas mais tempo do que elas merecem.
É verdade que alguém pode impedir nossas ações, mas ninguém pode impedir nossas intenções ou atitudes porque essas têm o poder de ser condicionais e adaptáveis. Porque a mente se adapta e converte qualquer obstáculo para sua ação em uma forma de alcançá-la. Aquilo que impede a ação incentiva a ação.
Escolha não ser prejudicado – e você não se sentirá prejudicado.
Não se sinta prejudicado – e você não será.
Tudo o que você precisa é isto: certeza de julgamento no momento presente; ação para o bem comum no momento presente; e uma atitude de gratidão no momento presente para tudo o que aparecer no seu caminho
Porque muito do que dizemos e fazemos não é essencial. Pergunte-se a cada momento: “Isso é necessário?”
Eu tenho o necessário em minha alma para manter afastado qualquer mal, desejo ou qualquer distúrbio.
Não sejam tuas opiniões aquela que o insolente adota ou quer que tu adotes, mas verifica se, em si mesmas, se conformam com a verdade.
Se é forasteiro no mundo quem não reconhece o que nele existe, não menos forasteiro quem não reconhece o que nele sucede. É um desterrado quem foge à razão social; cego, quem baixa a pálpebras sobre os olhos da inteligência; mendigo, quem precisa de outrem e não tem em si mesmo o que é útil à vida. Um apostema do mundo, quem se retira e aparta da razão da natureza comum por não se conformar com os acontecimentos; porque a natureza que os traz é a mesma que te trouxe.
É membro amputado da cidade quem corta sua própria alma daquela dos racionais, que é uma só.
Limpe sua mente e se recomponha e, quando despertar e perceber que tudo não passou de um sonho ruim que lhe perturbou, acorde e veja tudo o que existe lá fora que é como esse sonho.
você tem poder sobre a sua mente, mesmo quando não tem sobre os fatos externos. Compreenda essa lição, e você encontrará toda força de que precisa.
Outro me fez mal? Deixe que ele cuide disso. Ele tem suas próprias tendências e seus próprios compromissos. O que eu tenho agora é o que a natureza comum desejou e o que eu me esforço para realizar é o que a minha natureza quer.
Hoje, eu escapei do peso das circunstâncias, ou melhor dizendo, eu o joguei fora, porque o peso não vinha do exterior, mas era fruto das minhas próprias suposições.
”Drama, combate, terror, insensibilidade e subserviência — todos os dias essas coisas exterminam os seus princípios, sempre que sua mente se entretem sem crítica ou os deixa entrar.”
Porque a inteligência derruba e afasta tudo o que é obstáculo para sua atividade encaminhada ao objetivo proposto, e converte-se em ação o que retinha essa ação, e em caminho o que era obstáculo nesse caminho.
Não se trata mais, em absoluto, da discussão em torno do que deve ser o homem bom, mas sim de ser o homem bom.
Se algo está sob teu controle, por que tu o fazes? Mas se o controle está na mão de outro, a quem acusas? Os átomos ou os deuses? Ambas as alternativas são insensatas.
Torna manifestos em ti a simplicidade, o sentimento de honra e a indiferença em relação àquilo que se encontra a meio caminho entre a virtude e o vício.
Quando, porém, o fogo é forte, depressa incorpora a si mesmo o que é sobre ele depositado, o que o consome e se eleva a partir disso.
Produz sua matéria com base naquilo que lhe faz oposição, assim como o fogo quando se apodera do que nele é lançado.
A alma é tingida com a cor de seus pensamentos.
Aquele que não transmite luz, cria sua própria escuridão.
O objetivo da vida não é estar do lado da maioria, mas escapar de se encontrar na fileira dos loucos.
Se alguém pode refutar-me e provar de modo conclusivo que penso ou procedo incorretamente, de bom grado mudarei minha forma de agir. Pois persigo a verdade, que nunca prejudicou ninguém; o contrário, se prejudica o que persiste em seu próprio engano ou ignorância.
Comece a manhã dizendo a si mesmo: Hoje vou encontrar: um ingrato, um ignorante, um raivoso.
Não olhes a tua volta, impressionado, para as maneiras de ser negativas e funestas, mas, em lugar disso, caminha rapidamente e com retidão pela linha rumo à meta, sem se dispersar.
Se você está angustiado por qualquer coisa externa, a dor não se deve à coisa em si, mas à sua estimativa dela; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento.
Seja como o promontório, contra o qual as ondas quebram e voltam a quebrar na tempestade; ele se mantém firme até que as águas tumultuosas se rendem à sua volta e vão descansar.
Previna a si mesmo ao amanhecer: vou encontrar um intrometido, um mal-agradecido, um insolente, um astucioso, um invejoso, um avaro.
Não é a morte que um homem deve temer, mas nunca ter começado a viver.
Apenas que você faça a coisa certa. O resto não importa.
Quanto mais o homem se aproxima de uma mente calma, mais próximo ele está da força.
Muito pouco é necessário para uma vida feliz; está tudo dentro de você, em seu modo de pensar.
Ocupe-se com o propósito da vida, deixe de lado as esperanças vazias, seja ativo em seu próprio resgate, se você se importa, e faça enquanto pode.
Apressa-te, portanto, na direção de uma meta, abandonando vãs esperanças, e auxilia a ti mesmo, se é que te encontras ainda em condição de cuidares de ti mesmo.
Se for suportável, então aguente. Pare de reclamar.
Se és atingido por um acontecimento que és capaz de suportar naturalmente, não fiques contrariado com isso; mas na medida de tua capacidade natural, suporta-o.
Não fales mais como um homem bom deve ser, mas sê um homem bom.
Se alguém for capaz de convencer-me e mostrar-me que eu não penso nem ajo corretamente, mudarei de bom grado, pois busco a verdade, pela qual nenhum homem jamais foi ferido. Mas aquele que permanece no seu erro e na sua ignorância é ferido.
As coisas que são externas à minha mente não têm nenhuma relação com a minha mente.
Não faças como se tu fosses viver dez mil anos. A morte paira sobre ti. Enquanto vives, enquanto está em teu poder, sê bom.
Meu país, enquanto Antonino, é Roma; mas enquanto homem, é o mundo.
Quando um homem beija seu filho, dizia Epicteto, deve sussurrar para si mesmo: ‘tu morrerás amanhã talvez’. Mas, estas são palavras de mau presságio.
— Nenhuma palavra é uma palavra de mau presságio que expresse qualquer obra da natureza.
É realmente espantoso o fato de a ignorância e a vontade de agradar serem mais poderosas do que a sabedoria!
Se alguém é capaz de me convencer e me evidenciar que o que penso ou faço não é correto, será com contentamento que me corrigirei; afinal, procuro a verdade, a qual jamais causou danos a alguém. Aquele, porém, que persevera no engano e na ignorância causa danos a si mesmo.
Escolha não ser atingido e você não se sentirá atingido. Não se sinta atingido e você não terá sido.
A arte de viver assemelha-se mais à arte da luta do que à arte da dança, se considerarmos a necessidade de estar alerta, não dar passos em falso e cair e, simultaneamente, evitar ser atingido aparando os golpes imprevistos.
O ser humano que souber tirar o mais corretamente proveito dos obstáculos é o que se tornará o maior alvo dos louvores.
Aniquilando a suposição aniquilarás o “fui injustiçado”. Aniquilando o “fui injustiçado” aniquilarás a injustiça.
Aquilo que não torna pior a própria pessoa também não torna pior sua vida, tampouco a prejudica, quer em suas relações externas, quer internamente.
Eu trilho as estradas da natureza até à hora em que me deitarei para
descansar, devolvendo o meu último sopro ao ar de que o aspirei diariamente, e
mergulhando na terra donde o meu pai tirou a semente, a minha mãe, o sangue,
e a minha ama, o leite do meu ser — terra que durante tantos anos me forneceu
diariamente comida e bebida, e, embora tão atrozmente maltratada, ainda
permite que eu pise a sua superfície.
“Pense em todos os seus anos de procrastinação; em como os deuses reiteradamente lhe deram novos períodos de graça, dos quais você não tirou vantagem. É hora de entender a natureza do universo ao qual você pertence e do Poder controlador do qual você descende; e entender que seu tempo é limitado. Então use-o para se esclarecer; senão ele se esvai e nunca mais estará sob seu poder novamente”
— Marco Aurélio, Meditações, Livro II
O que não transmite luz cria sua própria escuridão.
Observa com olho crítico seus princípios norteadores e os indivíduos sensatos, tanto aquilo de que se esquivam como aquilo que buscam.
A opinião de dez mil homens não tem valor se nenhum deles sabe algo sobre o assunto.
Dificilmente se vê como algo que resulta em infelicidade não examinar o que se passa na alma alheia; contudo, aquele que não acompanha de perto os movimentos de sua alma é necessariamente infeliz.
Mesmo que vivesses 3 mil anos e tantas vezes quanto 10 mil anos, lembra, todavia, que ninguém perde uma vida distinta da vida presente, tampouco vive uma vida diferente desta que presentemente perde. Assim, a vida mais longa e a mais curta se tornam algo idêntico. Com efeito, o presente é igual para todos e, portanto, o que se perde também é igual; e aquilo que se perde, consequentemente, revela-se como sendo de curtíssima duração, como se fosse instantâneo. De fato, não se perde o que passou nem o futuro, pois como tirar de uma pessoa aquilo que ela não possui? Necessitas lembrar, portanto, estas duas coisas: uma é que tudo o que é egresso da eternidade é de espécie idêntica e tem caráter cíclico, não fazendo diferença nem importando, assim, se alguém permanece em contemplação das coisas apenas por um século ou dois ou por um tempo infinito; a outra coisa é que, quando morrem, a perda é igual para pessoas que viveram o máximo de tempo e para aquelas que viveram o mínimo. Com efeito, o presente é tudo de que se pode ser privado: afinal, tudo o que se tem é o presente, e a perda daquilo que não se possui não é possível.
A morte é o fim das impressões sensoriais dos impulsos oriundos das paixões, dos questionamentos racionais e da escravidão da carne.
Para viver uma boa vida: temos potencial para isso. Se pudermos aprender a ser indiferentes ao que não faz diferença.
Em uma conversa, devemos dar atenção ao que é dito, assim como refletir sobre o efeito de cada ato.
Não aja como se você tivesse dez mil anos para jogar fora. A morte está ao seu lado. Seja bom para alguma coisa enquanto você vive e está em seu poder.
O dever de um homem é permanecer em pé, não ser mantido em pé pelos outros.
Limita-te a amar o que acontece a ti mesmo e a trama de teu destino. Afinal, o que seria a ti mais conveniente?
Não te deixes dominar pela impetuosidade, transmitindo, sim, justiça em todas as tuas ações e impulsos, e em todas as tuas ideias conserva o entendimento.
Seja tolerante com os outros e rigoroso consigo mesmo.
Se teu temor não é aquele de algum dia cessar de viver, mas aquele de nunca principiar uma vida em harmonia com a natureza, tu serás uma pessoa digna do mundo que te gerou.
Ninguém te impedirá de viver segundo as diretrizes da razão de tua natureza; nada te acontecerá que se oponha à razão da natureza comum.
Dê a si mesmo tempo para aprender algo novo e bom, e pare de se deixar levar pelo turbilhão.
Em uma palavra, lembra-te que não transcorrerá muito tempo para que tu e ela estejam mortos; logo depois, nada deixareis atrás de vós, nem sequer vosso nome.
Viver a melhor das vidas constitui um poder que a alma possui em si própria, isso sob a condição de ser indiferente com as coisas indiferentes.
O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde é também igual.
A primeira regra é manter um estado de espírito imperturbável.
A vida do homem é apenas um momento, e depois de um certo tempo todos nós estarmos mortos.
Passe então por este pequeno espaço de tempo em conformidade com a natureza e termine sua jornada contente, assim como uma azeitona cai quando está madura, abençoando a natureza que a produziu e agradecendo a árvore na qual ela cresceu.
Sempre que você estiver prestes a encontrar um defeito em alguém, pergunte-se o seguinte: Qual é o meu defeito que mais se assemelha ao que estou prestes a criticar?
Ou vives naquele lugar e com ele já estás acostumado, ou te encaminhas para fora dele, sendo isso o que quiseste, ou morres e assim tua tarefa está encerrada. Além disso, nada existe. Portanto, encoraja-te.
Ao deter-te diante de cada coisa que se apresenta sob teu olhar, pensa que já se encontra em processo de dissolução, que está em transformação e como que em processo de putrefação ou dispersão, ou, alternativamente, que cada coisa nasce e se desenvolve para perecer.
Caminha e corre sempre pelo caminho curto, e o caminho curto é aquele conforme a natureza, de modo que tudo o que digas e faças seja maximamente sensato.
O tempo assemelha-se a um rio e a uma corrente violenta constituídos pelo vir a ser das coisas. Com efeito, tão logo cada coisa é vista, já é incorporada e sucedida por outra que obedecerá ao mesmo processo.
Siga o seu caminho, então, com um rosto sorridente, sob o sorriso daquele que o convida a partir.
A ninguém acontece nada que não possa, por sua sua natureza, suportar.
A felicidade daqueles que querem ser populares depende dos outros; a felicidade daqueles que buscam o prazer flutua com humores fora de seu controle; mas a felicidade dos sábios surge de seus próprios atos livres.
Uma pedra é lançada ao ar. Não perde nada ao descer, não ganha nada ao subir.
Para o amante da glória, a atividade alheia é seu próprio bem; para o amante do prazer, suas sensações e inclinações; mas para o possuidor do entendimento, o bem são suas ações.
Acostuma-te a ouvir com atenção o que outra pessoa fala e, na medida do possível, procura ter acesso à alma daquele que fala.
A verdadeira boa sorte é o que você faz para si mesmo. Boa sorte: bom caráter, boas intenções e boas ações.
Nada pode acontecer a nenhum ser humano que não seja humanamente acidental.
Dê a si mesmo um presente: o momento presente.
Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance.
Apenas uma coisa é merecedora de elevado apreço: viver com a verdade e a justiça e, ao mesmo tempo, agir com benevolência diante de mentirosos e injustos.
Se não for certo não faça, se não for verdade não diga.
O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde é também igual.
A vida do homem é apenas um momento, e depois de um certo tempo todos nós estarmos mortos.
Passe então por este pequeno espaço de tempo em conformidade com a natureza e termine sua jornada contente, assim como uma azeitona cai quando está madura, abençoando a natureza que a produziu e agradecendo a árvore na qual ela cresceu.
Ou vives naquele lugar e com ele já estás acostumado, ou te encaminhas para fora dele, sendo isso o que quiseste, ou morres e assim tua tarefa está encerrada. Além disso, nada existe. Portanto, encoraja-te.
Caminha e corre sempre pelo caminho curto, e o caminho curto é aquele conforme a natureza, de modo que tudo o que digas e faças seja maximamente sensato.
O tempo assemelha-se a um rio e a uma corrente violenta constituídos pelo vir a ser das coisas. Com efeito, tão logo cada coisa é vista, já é incorporada e sucedida por outra que obedecerá ao mesmo processo.
Uma pedra é lançada ao ar. Não perde nada ao descer, não ganha nada ao subir.
Para o amante da glória, a atividade alheia é seu próprio bem; para o amante do prazer, suas sensações e inclinações; mas para o possuidor do entendimento, o bem são suas ações.
”Drama, combate, terror, insensibilidade e subserviência — todos os dias essas coisas exterminam os seus princípios, sempre que sua mente se entretem sem crítica ou os deixa entrar.”
A verdadeira boa sorte é o que você faz para si mesmo. Boa sorte: bom caráter, boas intenções e boas ações.
Nada pode acontecer a nenhum ser humano que não seja humanamente acidental.
Em qualquer coisa das alheias a tua livre vontade, que consideres boa ou má para ti, é inevitável que, segundo a evolução de tal dano ou da perda de semelhante bem, censures os deuses e odeies os homens como responsáveis de tua queda ou privação, ou como suspeitos de sê-lo. Também nós cometemos muitas injustiças devido às diferenças em relação a essas coisas. Mas no caso de que julguemos bom e mau unicamente o que depende de nós, nenhum motivo nos resta para culpar os deuses nem para manter uma atitude hostil frente aos homens.
Quantos homens que foram muito celebrados caíram já no esquecimento! E quantos homens que os celebraram já há tempos partiram?
“Se os deuses me esqueceram e esqueceram meus dois filhos, também isso tem sua razão”.
Dê a si mesmo um presente: o momento presente.
Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance.
Observa com olho crítico seus princípios norteadores e os indivíduos sensatos, tanto aquilo de que se esquivam como aquilo que buscam.
Apenas uma coisa é merecedora de elevado apreço: viver com a verdade e a justiça e, ao mesmo tempo, agir com benevolência diante de mentirosos e injustos.
O ser humano, rouba, mente, pratica traição, mata, quase não se preocupa com o próximo, tem preconceitos de quase tudo na vida e ainda diz que a cobra é o simbolo do pecado…
Cada ser humano, tem sua vida e seu destino. Nunca diga: fulano é minha vida, meu filho é minha vida. Apenas faça cumprir sua obrigação com a família, amigos e conquistas de vida.
Honestidade não é virtude do homem público, mas sim obrigação.
Com os erros da vida pode até se escrever um livro, mas o que importa é que esse livro seja usado como manual para que os mesmos erros não mais sejam comentidos.
Ser pai de verdade é ter responsabilidade e amor pela vida que ajudou a gerar.
Não permito que nenhuma filosofia retire minha alegria de agradecer a Deus quem sou!
A verdade liberta, o trabalho dignifica, a palavra abre portas e a relevância coletiva cria um mundo melhor!
O bem e o mal que podem nos atingir é aquele que permitimos dentro do nosso coração!
A sabedoria reside na simplicidade do viver !
O silêncio da noite fala mais do que o tumulto do dia . Basta saber ouvir…
“É a vida e assim mesmo tem dias q pensamos que amamos e tem dias que amamos sem pensar…”
”Eles me perguntaram como eu sabia se meu verdadeiro amor era verdadeiro.” Essa foi a pergunta que me fizeram naquela tarde de verão enquanto eu observava as nuvens passarem lentamente pelo céu. A verdade é que não sabia como responder. Como explicar o sentimento que eu carregava dentro de mim desde que o conheci? Como explicar a sensação de paz e felicidade que me invadia quando estávamos juntos?
Eu poderia ter dito que sabia que era verdadeiro porque sentia meu coração bater mais forte quando ele se aproximava, ou porque as borboletas no meu estômago nunca desapareciam, mesmo depois de tanto tempo juntos. Poderia ter dito que sabia porque ele me fazia rir como ninguém mais conseguia, ou porque sentia que podia ser eu mesma ao seu lado, sem medo de ser julgada.
Mas, naquele momento, a única resposta que consegui dar foi um simples “eu sinto”. Porque, afinal, o amor não é algo que pode ser explicado com palavras. Ele é um sentimento tão intenso e complexo que só pode ser sentido, vivido e compartilhado. E, para mim, era isso que fazia meu amor ser verdadeiro: ele era algo que eu sentia com todo o meu ser, algo que me fazia ser uma pessoa melhor e que me fazia acreditar que tudo era possível.
EU SOU A ÁGUA
Eu sou água, fluindo livremente,
Nas veias da terra, em cada corrente.
Transbordo de emoções, um oceano a navegar,
Nas profundezas da alma, eu vou mergulhar.
Sou o pranto silencioso da chuva no telhado,
O frescor das cachoeiras em seu brado.
Sou a calmaria de um lago paciente,
Refletindo a beleza do céu, quiescente.
Eu sou a maré que acaricia a praia,
Lavando as tristezas, trazendo alegria.
Nas ondas revoltas, sou força e vigor,
Desbravando o mundo, sem medo, sem pudor.
Sou a gota que alimenta a semente,
Dando vida e esperança, incandescente.
Sou a nascente que brota na montanha,
Canção da natureza, melodia tamanha.
Eu sou água, a essência da vida,
Fluindo eternamente, sem medida.
Em cada gota, um universo a se revelar,
Em cada poesia, minha alma a ecoar.
Desinteresse
Bom dia!!!
Dormiu Bem?
Fiz um poema
Olha…
Não gostou?
Estou com saudade!!
Seu telefone está desligado…
Queria tanto falar com você!!
Pelo menos uma boa tarde.
Boa tarde!!!!
Já almoçou?
Precisa se alimentar bem,
Fico preocupado com sua saúde.
Seu telefone continua desligado.
Onde você está?
Já são três da tarde, a manhã já se foi.
O seu bom dia se perdeu,
Eu te amo!!!
Vou ligar para seu pai e saber de você.
Alô, oi senhor sou eu,
Posso falar com seu filho?
Oi, está vivo?
Estava esperando seu contato.
Seu telefone está desligado.
Ah ainda vai por para carregar…
Tudo bem, depois nos falamos.
Em cada novo amanhecer, o universo nos presenteia com a chance de recomeçar. Aproveite cada dia como uma nova oportunidade para se reinventar e trilhar um caminho de sucesso.
Se está ao seu alcance, faça! Se não estiver, busque alternativas. Afinal, a vida só é fácil para quem não tem objetivos !
A vida é uma jornada cheia de desafios, mas nunca subestime o poder da sua força interior. Quando você acredita em si e no seu potencial, tudo é possível. Não deixe que o medo ou a incerteza o impeçam de alcançar seus objetivos. Em vez disso, concentre-se em fortalecer sua mente e corpo para enfrentar qualquer obstáculo que surgir em seu caminho.
“A inteligência nos dá a capacidade de compreender o mundo, mas é a sabedoria que nos ensina a enxergar além das aparências e a tomar decisões conscientes e equilibradas”.
Vida é um presente em nossas mãos
Um tesouro de inestimável valor
Um caminho incerto cheio de emoções
Que podemos construir com amor
Muitas vezes existirão
Pedras em nosso caminho
O que nos remete a lembrança
Que as rosas, mesmo as mais lindas
Escondem em seus caules espinhos
A vida é um caminho
Que às vezes não podemos entender
Ela é cheia de altos e baixos
Mas também de alegria e prazer
Cada dia que passa é uma vitória
Uma oportunidade de crescer
E assim seguir com mais sabedoria
A grande arte de viver
Aquele que guarda o conhecimento a sete chaves, mata dentro de si o instinto de aprender e morrem com o medo de ensinar.
Desistir de um objetivo sem ao menos tentar conquista-lo é para os fracos e não para os Forest’s.
O caminho é longo e árduo, mas estamos focados e nossa vontade é maior. Então… Que se danem os dias ruins e os pessimistas pois devemos lembrar e nos apegar apenas nas coisas boas.
A única maneira de obtermos excelência e qualidade em nossos produtos e serviços é mantendo o foco e amando o que fazemos .
” Mesmo com os tons de cinza manchando o azul, o céu é sempre um encanto…
Amar, Amar…
Nada se dá a ti pobre coração, se de morada foste um dia e agora na vermelhidão de seu amor se encontra por amar, amar e não ter a quem amar se apega nestas palavras que um dia virá a oferecer, no declarar de um só gesto um só olhar, esse coração eis de dar a ti, que por minha irei chamar.
Era uma vez uma corrida de sapinhos. O objetivo era atingir o alto de uma grande torre.
Havia no local uma multidão assistindo. E a competição começou.
Infelizmente uma onda de negativismo pairou sobre a multidão: “Que pena… esses sapinhos não vão conseguir, não vão conseguir!”
E os sapinhos começaram a desistir. No entanto, havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo.
A multidão continuava gritando: “Que pena! Vocês não vão conseguir!”
E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um… menos aquele sapinho que continuava tranqüilo, embora cada vez mais ofegante.
Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. E a curiosidade tomou conta de todos, que queriam saber o que tinha acontecido… E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram: o sapinho era surdo!
Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seu coração! Não deixe ninguém falar que seus sonhos não serão realidade. Você pode!!! As vezes melhor negócio é ser fazer de surdo.
A vida é uma faculdade de matérias ruins e boas. Cabe a você escolher oque vai aprender.
O ser humano, nasce com uma personalidade e a tendencia é nunca mudar, apenas melhorar.A religião é importante em nossas vidas.
Na vida pública não se deve pensar na próxima eleição, mas sim na próxima geração.
É uma falácia dizer em Estado Democrático de Direito quando a balança da Justiça tem dois pesos e duas medidas.
Levar tombos na vida acontece. Levantar dos tombos que tomamos é o que importa.
Quando se tem a humildade de reconhecer um erro, certamente está se praticando o maior acerto.
A tua felicidade não é maior do que a tristeza que ela pode causar em alguém.
Por isso, seja feliz, desde que não cause a tristeza em outrem para alcançar sua felicidade.
Quando meu corpo não estiver presente, sinta que minha alma estará a seu lado.
Uma vez eu ouvir dizer que existe um par perfeito nesse mundo para cada um, basta procurar pois o par perfeito pode está perto ou longe; mais estará lá esperando por você …
Contentar o descontente com a própria vida não é uma tarefa fácil, aliás, é impossível.
Muitas vezes se valoriza mais a conexão virtual com quem está longe do que a atenção e carinho de quem está por perto.
Aprendi, não adianta pedir a Deus para diminuir a carga, peço discernimento e força para suportar o que ELE tem para minha vida!
Gosto de gente que celebra o dom da vida através do sorriso sincero e caráter verdadeiro. A estes todo o meu respeito !
Com o tempo a gente aprende que mais vale ser gentil que perder tempo discutindo com imbecil !
A internet virou o registro da fraqueza verbal e mental de muita gente. Como se fala e se escreve bobagem nesta ferramenta !
No futuro seremos o mero passado do que vivemos no presente
O Pedido.
Perco-me, perco-me,
Acho-me, volto a me perder
Sigo adiante com as costelas quebradas,
Mas de cabeça erguida e peito aprumado,
Disposto a dar a outra face à tapa…
Nego-me, sonego-me, escondo os arranhões do tempo,
O calabouço que me enfiaram cujas grades serrei com os dentes.
A masmorra onde o capataz era o amor que sentia.
Sai vivo, marcado, porém vivo.
Então eu te peço, por clemência,
Não me devolva à bastilha,
Não quebre minhas pernas,
Não remende minhas costelas,
Porque o que tenho para dar não são migalhas;
Não sou homem de migalhas.
Sou inteiriço e não em pedaços,
Sou verossímil, real e não um personagem,
Sou amor em prosa e verso,
Tecido de linho para cobrir seu corpo.
No Brasil é assim que termina o carnaval,saem às fantasias, permanecem as máscaras.
Tristeza e alegria, são estados de espírito Inevitáveis.De ambos extraímos força e vida!
O pior covarde é o que culpa outros por suas decepções. Falta-lhe, além da coragem, o caráter!
Dia bom é o que termina com a certeza que se fez tudo que estava ao seu alcance!
Herança para um filho,não se faz só de bens materiais,mas do legado que foi sua vida!
A melhor resposta a opositores de idéias, é mostrar trabalho e despertar seu respeito!
Conselho que daria aos meus filhos? Ouçam conselhos, principalmente dos mais velhos!
Deus não mudou. Foi a arrogância humana que atingiu níveis de autossuficiência.
“Ostentar valores” para alguns é esbanjar em festas e luxo, para outros é nome limpo e vida digna!
Escolha e defenda sua Fé,Valores e Sonhos. Eles serão o GPS da sua vida !
A verdade é que na era tecnológica,se voce quiser aprender coisas novas, mire nos ensinamentos antigos.
Teus dons te diferenciam,mas é a forma como voce faz uso deles que diz quem você é !
Chamam de insônia,eu digo que é vontade de aproveitar mais o dia,noite a dentro!
Não guardo pneu usado, nem rancor do passado. Ambos não servem para mais nada !
Sempre que ajudamos alguém, recebemos na verdade a oportunidade para melhorar quem somos!
Internet é igual a policia de filme:Tudo o que você disser poderá e sera usado contra você!
Sofrer por antecipação é aceitar a dor de algo que pode nem vir a existir….
A cegueira ideológica ofende,afasta e isola pessoas. Espero que encontrem a Cura.
Quero distância de gente que carrega o mal em suas palavras.Prefiro os verdadeiros!
Amor de mãe é único e sagrado. Receba-o, Respeite e Retribua ! Parabéns Mães!
Cresça,aprenda,evolua,mas nunca abandone a essência que fez de vc o que É!
Com o tempo se aprende que algumas verdades eram apenas mentiras bem contadas .
A língua é capaz de traír o cérebro e o coração através das palavras .Se você não souber o momento certo de parar de falar,não comece, pois poderá se complicar.
O sorriso é a assinatura da alma !
Gente do bem não morre,apenas troca de função,torna-se Anjo e está sempre por perto!
Nem tudo se resume ao virtual. A vida de verdade precisa da realidade nas relações.
Inaugurada matemática de transição..Vale para clubes,entidades,prefeituras. Valor de quem entrega é diferente de quem recebe…
É um dia normal,mas estabelece o corte entre o que passou e a Esperança do que virá!
Vale mais ser protagonista dos meus caminhos, do que um mero espectador da vida alheia.
Carreira não admite carona.Ou voce faz o seu caminho,ou fica perdido pela estrada.
O homem pode criar muitas tecnologias,mas nenhuma capaz de substituir a força da FÉ!
Reclamar é a doença do milênio.Tem gente que só vê problema. Cuidado, Isso contagia.
Tem coisa boa que a gente nunca esquece. Outras,a gente somente escolhe não lembrar.
Somos a matemática viva.Uns somam.Outros dividem.Alguns subtraem.Poucos multiplicam!
O melhor, mais justo e exigente Juízo é a nossa própria consciência.
No atual momento em que vivemos não há espaço para desacertos e omissões. É hora de planejar e executar o serviço com perfeição.
Quero lutar por segurança, mas também quero defender o cidadão dos abusos.
Temos que pensar para a frente sem que nos esqueçamos do passado.
Do passado iremos extrair coisas boas que podemos aproveitar e as ruins que devemos desprezar.
Educação não é despesa. É investimento.
Na vida todos temos que viver (8)
A vida mudou e o jogo e novo agora e um novo começo pra nóis dois, mudou tudo e voc não me ama mais masi faz parte bola pra frente e sequer em paz, mal voc sabeq quem eu semrpe amey foi voc mais voc acreditou nelas , não tinha oq fazer; aki eu deixo a minha rima e um pedaço do meu coração só não esquece q voc semrpe será o amor q eu nunca vou deixar de lembrar (8)
Os homens existem uns para os outros,logo, ou os ajuda-mos a melhorar para não serem fracos, ou então tens que os suportar.
O melhor modo de nos vingarmos de alguem, é eles pensarem que não nos vingaremos, depois aí atacaremos.
O que não é bom para o enxame não é bom para a abelha.
Hoje saí de todas as dificuldades, ou melhor expulsei todas as dificuldades, porque elas não estavam no exterior, mas sim no interior(acho eu, não tenho a certeza).
Apagar o que vem da imaginação é reprimir os impulsos.
Eliminar os apetites é, com certeza, atear-se por sí mesmo à razão.
Chegei a pensar que morte ja era a ultima saida, então voce apareceu e tudo na minha vida mudou…………….
Hoje eu parei para pensar em você coisa q eu faço sempre nos finais de tarde e vi que agora em minha vida algo mudou vi que sem você não será mais o mesmo vi q a cada passo ou palavra que eu dou, e para me melhorar cada dia mais para um dia você ver que eu sou um garoto que vale apena se um dia você vier a ler isso saberá que e para você pois desde quando eu te conheci meus pensamentos são inspirados em ti minha vida e inspirada em ti e se algum dia eu tiver q jogar tudo pro auto será por ti …
o mais importante para vc se dar bem com alquem e ser vocÊ mesmo pois quando acreditamos no nosso eu vencemos barreiras e fazemos milagres
Por você sinto amor,
por você eu sou vazio;
Ao te ver sinto calor,
e ao mesmo tempo sinto frio
Por você sou alegria,
e ao mesmo tempo sou tristeza;
Por você contemplaria,
a mais trágica das belezas
Pois você é minha doença,
e ao mesmo tempo minha cura;
me aquieto com sua presença,
e ao mesmo tempo vou a loucura
E mesmo me contradizendo,
meu coração pertence à você;
Enquanto estiver batendo;
amor, vou lhe oferecer
Pois amor não é razão,
amor é sentimento;
Quando aceitar meu coração,
acabará o meu tormento.
Estudo é conhecimento e conhecimento é poder para o estudo.
Nome do Poema : Resumo
Autor : Marco Montovani
Vou resumir o que está acontecendo.
Começamos como amigos e terminamos no casamento.
Já são quase 7 anos vivendo juntos, até parece muito tempo.
Começamos como amigos e terminamos no casamento.
Tivemos lutas, sorrimos e choramos, mas isso hoje é o de menos.
Começamos como amigos, terminamos no casamento.
Era somente um resumo, mas ainda não acabou, pois ainda estamos vivendo.
Começamos como amigos e terminamos no casamento.
Até.: Marco Montovani
Para sua inspiradora amiga e esposa Evelyn Montovani.
Resumo, continua….
Só eu e Deus sabemos o tamanho do amor que tenho por você, agora se quiser adivinhar fique a vontade, pode falar! do jeito que vinher da sua boca você vai acerta, porque o que mais vale não é o tamanho e sim a verdade.
amanha te AMAREI sem pressa meu grande e unico Amor
A partida
Você me pediu para te deixar,
só não me disse como. Você já sabia que iria partir nessa viagem.
Foi embora sem dizer adeus, me deixou sem planos ou sonhos.
Para onde você foi, eu não sei. Mas nosso amor resistiu até mesmo a isso. Apenas sei que você foi contra a sua vontade. E que nessa viagem, não nos cabe decidir o dia, a data e a hora.
”Viver não é um erro. É uma aventura que deve ser abraçada com paixão, curiosidade e coragem.”
Voar além das nuvens
A vida é cheia de galhos quebrados e incertezas, mas assim como o pássaro confia em suas asas, devemos confiar em nossa própria capacidade de superação. Os desafios podem surgir a qualquer momento, balançando nossas estruturas e abalando nossa confiança. No entanto, é nesses momentos de adversidade que descobrimos a verdadeira força que reside dentro de nós.
Assim como o pássaro destemido que pousa em um galho sem temer sua quebra, devemos abraçar o desconhecido e acreditar em nossas habilidades. Em vez de permitir que o medo nos impeça de tentar, devemos confiar em nossas asas internas e dar o salto rumo ao desconhecido.
Não podemos controlar todas as circunstâncias ao nosso redor, mas podemos controlar nossa atitude e nossa resposta a elas. Se um galho se quebrar, não nos deixemos desmoronar junto com ele. Em vez disso, transformemos a queda em um novo impulso para voar mais alto. Se uma oportunidade se desvanecer, busquemos outras possibilidades e trilhemos caminhos alternativos. Se um plano não der certo, aprendamos com as lições e ajustemos a rota.
A confiança em nossas asas é a chave para alcançar o que desejamos. Quando nos permitimos acreditar em nossa própria capacidade de superação e adaptação, descobrimos que somos capazes de enfrentar qualquer desafio que a vida nos apresentar. Não precisamos temer o desconhecido, mas sim abraçá-lo com coragem e determinação.
Portanto, lembre-se sempre de confiar em suas asas internas. Você é mais forte do que imagina e possui um potencial ilimitado. Acredite em si mesmo, siga em frente e voe além das nuvens.
Na jornada da vida, aprendemos uma valiosa lição: nunca devemos nos apegar em demasia às pessoas ao nosso redor. Por mais doloroso que possa parecer, um dia elas podem acordar com novos planos nos quais não fazemos parte.
Cultivar o desapego não é fácil, mas traz uma poderosa liberdade emocional. É uma oportunidade de empoderamento pessoal, de sermos fiéis a nós mesmos e de valorizar nossa própria jornada.
Não tenha medo de sonhar grande! Ousadia, determinação e confiança serão seus melhores aliados nessa jornada.
Deixe que as palavras dividam
seu coração em versos.
Versos que desvendam as frações escondidas da alma
Versos são tesouros, palavras em ebulição,
Que desvendam as frações escondidas da emoção.
No âmago da alma, brotam como uma canção,
Expressando o indizível com toda sua devoção.
Alegria radiante, como o sol a brilhar no céu,
Versos bailam e sorriem, trazendo um doce mel.
Transbordam de contentamento, num suspiro sincero,
Elevam o coração, fazendo-o voar como um pássaro livre e leve.
Tristeza profunda, que invade com seu manto escuro,
Versos entristecidos, ecoam no silêncio mais puro.
Palavras são lágrimas, que escorrem na página,
Expressando a dor que sufoca, como uma gaiola sem passagem.
Paixão ardente, como fogo que consome o ser,
Versos apaixonados, transbordam de prazer.
Inflamam os sentidos, incendeiam a mente,
Unem corpos e almas, em um abraço eloquente.
Desespero lancinante, que dilacera a alma em pedaços,
Versos desesperados, sussurram segredos e embaraços.
Expressões desesperançadas, buscam uma luz tênue,
Para aliviar a angústia, em um mundo tão sórdido e incerto.
E assim, meus versos, como fios de uma tapeçaria,
Desvendam as emoções em sua mais pura poesia.
Que eles toquem tua alma, deixando sua marca profunda,
Não deixe que as dificuldades o façam desistir de si mesmo; sua resiliência pode conquistar o impossível.
As dificuldades são oportunidades disfarçadas, prontas para serem desvendadas. Mantenha-se persistente e transforme desafios em degraus para o sucesso.
Acredite em si mesmo e em seu potencial ilimitado. Você é capaz de alcançar grandes feitos quando confia em suas habilidades e segue em frente, mesmo quando tudo parece impossível.
As grandes conquistas são resultado de pequenos passos dados com determinação. Não subestime o poder de cada pequena ação em direção aos seus sonhos.
A felicidade não é encontrada em circunstâncias perfeitas, mas sim na sua capacidade de encontrar alegria nas imperfeições da vida. Aprecie cada momento e sorria.
A verdadeira magia está na jornada, não apenas no destino. Aproveite cada etapa, aprenda com os desafios e descubra a beleza oculta nos altos e baixos da vida.
Lembre-se de que as falhas não definem quem você é, mas sim a sua resiliência em se levantar e tentar novamente. Cada tropeço é uma oportunidade de crescimento
O mundo pode ser um lugar caótico, mas você tem o poder de criar sua própria paz interior. Cultive a gratidão, a compaixão e o amor em seu coração.
A luz que você procura está dentro de você. Deixe-a brilhar intensamente e ilumine o mundo ao seu redor. Seja a inspiração que você busca.
O TEMPO
Na vastidão do tempo, o coração geme,
Entre suspiros perdidos, um adeus se esconde.
Palavras não podem descrever a dor,
Deixar para trás o que foi amado com ardor.
É difícil dizer adeus, o laço se desfaz,
Enquanto a alma chora e o vazio se faz.
As lágrimas rolam pelos olhos cansados,
Ecos de lembranças enchem os pensamentos nebulizados.
O sol, com seus raios dourados,
Traz a promessa de um novo amanhecer.
Mas a escuridão persiste, no peito a doer,
Pois o sol nunca irá nascer onde a tristeza se esconde.
Oh, melancolia que assola a alma aflita,
Cicatrizes invisíveis que a despedida suscita.
Como palavras podem expressar essa agonia,
Quando a saudade dilacera o coração todo dia?
Versos breves, mas cheios de emoção,
Palavras que ecoam com profunda comoção.
Tentam capturar a tristeza e a beleza do adeus,
Mas apenas tocam a superfície do que se perdeu.
Meu Poema
Num mundo só nosso, talvez tenhamos nos desencontrado;
Como um quebra-cabeças, esperando nos conhecer,
esperando nos encaixar.
Em versos belos e significativos, busco transmitir
As emoções que tocam a alma, um universo por descobrir.
Nas asas da poesia, voemos juntos na fantasia,
Explorando horizontes, com os corações em sintonia.
Caminhando por trilhas de ritmo e rima,
Desvendando segredos, mergulhando na estima.
Nas entrelinhas dos versos, ecoam sentimentos profundos,
Revelando o amor, a esperança e os desafios do mundo.
Nas palavras entrelaçadas, a vida ganha sentido,
Despertando sonhos, tocando o íntimo com fervor e atrevido.
Poeta de palavras belas e poderosas,
Expresso o indizível em metáforas grandiosas.
Desvendando a essência humana a cada estrofe,
Eternizando momentos, capturando a alma e o cofre.
No eco dos meus versos, encontre a tua voz,
Desperte a consciência e a deixe voar veloz.
Em cada estrofe, um convite ao despertar,
Acolha as emoções, deixe-as fluir e se entrelaçar.
Com palavras habilmente tecidas, cheias de encanto e arte,
Permita que a poesia toque tua alma e parte
Que ilumina os cantos mais sombrios da existência,
Transformando tristezas em luz, despertando a consciência.
E assim, em cada verso, sejamos um só ser,
Dançando na poesia, voando além do que se pode ver.
Perdidos em nosso mundo, mas encontrados no olhar,
Na sinfonia das palavras, juntos a vibrar.
Na luz do nascer do sol, um novo dia surge,
Oportunidades sussurram, como melodias que se insurgem.
Aproveite-as com fervor, com paixão e intensidade,
Pois o tempo, uma vez passado, não permite clemência.
Através dos vales da tristeza ou picos do prazer,
O tempo tece sua história, no dia e na noite a percorrer.
Ele esculpe memórias, gravando-as profundamente,
Na tapeçaria dos momentos, que tua alma mantém presente.
Portanto, aprecie cada amanhecer, o abraço de cada pôr do sol,
Abrace a jornada, encontre teu próprio ritmo de corrida.
Pois o tempo não é apenas uma medida, é a essência da vida,
Viva plenamente cada instante, na eternidade compartida.
Abra o seu coração para a beleza do mundo. Permita-se sentir as pequenas alegrias da vida e sorria para cada novo amanhecer.
Mulheres incríveis, este é o seu momento de brilhar! Acreditem no seu potencial, sigam seus sonhos e nunca deixem que alguém diminua a sua luz.
Aos homens que valorizam as mulheres em suas vidas: vocês são verdadeiros aliados na busca pela igualdade.
Não permita que ninguém defina o seu valor, porque você é única e incrível! Acredite em você, pois você é capaz de realizar coisas extraordinárias. Seja forte, confie em seu potencial e mostre ao mundo a poderosa mulher que você é.
Ao explorarmos os recônditos da mente humana, mergulhamos em um oceano de indagações e revelações. Em nossa incansável jornada em busca de sabedoria, descobrimos as sementes do pensamento singular, que brotam em ideias genuínas, iluminando o caminho rumo à compreensão plena.
Adquira um profundo conhecimento das diversas teorias e domine todas as técnicas pertinentes, porém, ao estabelecer uma conexão com a alma humana, apresente-se como uma alma empática e autêntica, capaz de tocar profundamente os corações.
Às vezes, as lágrimas são o derramar da alma, uma expressão genuína de emoções profundas. Permita-se sentir, pois é assim que curamos e encontramos renovação.
Não há limite para o amor que você pode dar e receber. Cultive conexões verdadeiras, espalhe bondade e seja uma luz que ilumina o mundo de alguém.
As histórias de sucesso são construídas sobre falhas, erros e obstáculos superados. Tenha compaixão por si mesmo, aprenda com suas experiências e permita-se crescer.
Em meio às tempestades da vida, lembre-se de que o sol ainda brilha acima das nuvens. Haverá dias melhores à sua espera.
Nunca subestime a importância de um abraço amoroso, de palavras gentis e de uma presença que acalma. Essas pequenas coisas podem mudar vidas.
Você é uma obra de arte em constante evolução. Suas cicatrizes contam histórias de superação e resiliência. Nunca esqueça o quão valioso você é.
Há momentos em que o caminho parece escuro e solitário, mas mesmo nas sombras, lembre-se de que você não está sozinho. O amor e o apoio estão sempre ao seu redor.
Na vastidão da existência, cada movimento é uma dança perfeita do seu próprio ser. Cada momento, uma partitura única escrita pelos acordes dos seus pensamentos.
Esteja consciente do fluxo que transita em sua mente. Pois em suas águas se encontram os reflexos do seu destino. O universo ecoa com suas escolhas e intenções, trazendo consigo as respostas que você busca.
Abra-se para a maravilha da sincronicidade, onde o tecido da realidade se entrelaça com sua essência. Em cada experiência, uma oportunidade de evolução. Confie na sabedoria do seu ser interior e seja o arquiteto compassivo de seu próprio destino.
Quando tudo vira debate do politicamente correto,a vida fica teoricamente chata!
Quando tudo vira debate do politicamente correto,a vida fica teoricamente chata!
Nos dias de hoje se você dorme mais de 8 horas por dia tem algo errado. Ou está de folga, ou não se deu conta do tempo perdido.
Confio em pessoas que através do trabalho e caráter mostram quem são. Quero distância de arrogantes e comentaristas da vida alheia.
Problemas? Temos que encarar,agir,seguir em frente. Mas cuidado, não confunda busca com fuga.
Problemas? Temos que encarar,agir,seguir em frente. Mas cuidado, não confunda busca com fuga.
Das duas uma, ou o povo brasileiro está doente demais ou hipocondríaco. É um absurdo o número de novas farmácias.
A diferença entre saudade e perda só descobrimos realmente quando morre alguém que amamos .
Negligência
Um dia tu tivestes uma jóia nas mãos.
Após adormecer, depois de uma noite frívola,
Destes por perceber que a gema não existia mais,
E que, naquele momento, não te importavas,
Acreditando que no escrínio encontraria uma semelhante.
No recipiente de madeira do armário, carcomido pelo tempo,
Encontrastes apenas lembranças de uma vida jovem magoada,
Cheia de ânsias, que te faz atirar olhares, braços e pernas,
Carne, alma, boca de onde saem poemas, para todos os lados.
E no vento tudo se esparge e nada se junta
Nada foi o que restou da gema desaparecida.
Talvez tu te lembres de um fino raio de sol que a permeou
E morreu na Iris dos teus olhos.
Poema dos desnamorados
Guardam fora o que deveria estar dentro,
E de dentro perdem a visão do que está fora,
Mal enxergam o que está dentro.
Cegos em sua mais perfeita visão.
Tudo é turvo, embaralhado,
Desconexo, desordenado,
Sem conhecimento dos sentidos.
Quando tentam sentir se perdem, atrapalham-se, magoam-se;
E no que se ferem a auto busca acabam por ferir,
Afligir, fritando a alma de quem está ao lado,
De quem se importa e ama, nada mais do que se ama
Tudo além do que se ama, mais além, muito mais…
Ao frigir da alma, o amor infecciona e purula.
Entra em coma com infecção generalizada,
Morre logo em seguida, sem velório, na vala.
Nada restou da beleza original.
Mas eu acredito em reencarnação:
Reencarnação dos cegos de si mesmos,
Como a das vítimas de infecção.
Todos sempre têm outras chances.
Deus é tão incrível que nos permite uma sensação indescritível de felicidade em cada vitória de nossos filhos.
Desculpas?
As vezes me canso de pedir desculpas,
Se é que as desculpas adiantam de fato.
Mas eu insisto nelas, mesmo tendo razão.
Embora as vezes eu não tenha razão alguma,
Porque a perco no meu desespero de não te ter.
Porque me falta na mínima suspeita de ameaça,
Na perda de território em seu coração.
Sou desesperado,
Sou exagerado,
Sou estúpido,
Sou ciumento,
Enfim, sou imperfeito.
Mas sou o homem que te ama,
Que te respeita,
Que te deseja,
Que se doa,
Que zela pelo seu prazer,
Que zela por sua vida,
Que reconhece erros,
E que, além de pedir desculpas, sabe desculpar.
Eu, estrela
Sou éter, a quinta essência alquímica curativa de mim mesmo.
Uma vez remediado me contraio e explodo como a morte de uma estrela; e surge em mim uma super nova, emanando energia azul, com luminosidade de bilhões de sóis e de grande campo gravitacional. Nada deixo escapar. Torno-me perspicaz e notório, um verdadeiro imã e suas polaridades. O que é bom permanece em minha órbita, o que é ruim desintegra em um buraco negro.
De quinquilharia a mágoas , quem acumula de tudo acaba guardando o que não precisa !
Qualquer dependência química é destrutiva. Nela residem os medos e fraquezas do dependente e a dor de uma família inteira.
Resistência
Tudo muda muito rápido. O amor vinga com essas mudanças, mesmo que ele deixe de ser evidente para se tornar oculto. Sim, tornei-me um ser ocultado, sentindo as escondidas, proibido tornar publico um amor em seu maior esplendor, dedicado a quem pus em um andor e de joelhos prometi a eternidade. Não me julgo, não quero ser julgado. Não quero ser crucificado por amar com tanta intensidade. Tenho isto como um combustível para viver. É morrendo de amor que encontro vida.
As crianças respeitam as diferenças ou apreendem com muita facilidade a respeitar, eis que são puras por natureza.
Os adultos coerentes e responsáveis educam com a igualdade. Entretanto, existem outros que as corrompem com o preconceito.
É melhor uma única e agradável companhia do que a solidão em meio à multidão…
Dias difíceis são como provas de escola: necessários para avaliar se estamos prontos para outro estágio de aprendizado.
INCOERÊNCIAS
Quando pensamentos retrogados caminham
Quando nos chãos caóticos escorregam as desordem
Em cada canto de desencanto um letra chora, afora
Procurei, aonde caminhava, nessa estrada escura uma luz;
Incoerências para indindicar ações divergentes, vós sereis…
Acaso precedes com ética uma linha tênue que perpassas
Em cada via de vida laboriosa, o labor quando urge pesa…
Há pessoas que se autoproclamam “coerêntes”, contudo, futeis;
Nas futelezas das vidas ouçam muitas falacias caminhando…
Aquela pessoa retrogada, acha-se na sã razão de si mesma?
Não! aqui não reside ética? nem transparece a verdade eo respeito!
06/09/2019
AUSENTES
Aquele sonhar que muitos procurara em caminhos…
Quando em vossos desvaneios perdera suas eloquencias
Aquele luzir querendo apontar um alento, vós ausentaara
Utopia? usurpada nos corações da pobre gentes, esquecidos;
Caido nas vias de cada vilelas, suas… olha! ali! ao lado, a ética
Esquecida por vós, ausentes citadinos, qüão cidades às trevas…
Pessoas como automatos sem vidas, sem pexpectivas, sem nada;
Ausentes vós esquivaram-se daquilo que vos que conheceram
Não serei como aqueles, em cima do muro da história cassoam-vos…
Na reta lida descrita no reto caminho, busco na ética uma luz presente
Um parecer de presença normativa, onde a vida possa fluir no horizonte;
Poesia de: Marco Aurélio Lima
09/09/2019
”O vento pode ser um forte oponente, mas aqueles que aprendem a navegar nele podem alcançar destinos incríveis.”
”O amor ao próximo é a chama que acende a luz da esperança e aquece os corações em tempos de escuridão.”
”O vento é um sussurro do universo, que nos convida a deixar ir tudo aquilo que não nos serve mais.”
”Amar ao próximo é a melhor forma de amar a si mesmo, pois é no cuidado com o outro que encontramos a verdadeira felicidade.”
“O motivo das guerras não está nas diferenças entre as pessoas, mas na incapacidade de enxergar a humanidade que há em cada uma delas”.
”As guerras são uma manifestação da incapacidade humana de resolver conflitos de forma pacífica, uma evidência da ignorância que nos afasta da compreensão de que, no final, todos estamos conectados e somos um só.”
”A indiferença é o veneno que corrói a empatia e a solidariedade, transformando-nos em espectadores apáticos diante da dor alheia.”
”A indiferença é a ausência mais triste de humanidade, pois é quando esquecemos que somos parte de uma mesma história e que o sofrimento alheio também é responsabilidade nossa.”
“A espiritualidade é a busca pelo sentido que transcende a matéria, é a conexão com a verdade mais profunda de nós mesmos e com o mistério que nos envolve.”
”A profundidade emocional é o mergulho corajoso em nossas próprias águas interiores, onde encontramos as raízes da nossa existência e a coragem para enfrentar as tempestades da vida.”
”É nas profundezas das emoções que encontramos as respostas mais sinceras sobre nós mesmos, pois é lá que as verdades mais profundas do coração se revelam.”
”A profundidade emocional é o lugar onde habitam nossas maiores dores, mas também nossas maiores alegrias e aprendizados. É preciso coragem para mergulhar nessa dimensão de nós mesmos e encontrar a verdade que nos liberta.”
”Pensar positivamente é compreender que a nossa realidade é reflexo dos nossos pensamentos e escolhas, e que a felicidade é uma consequência da nossa capacidade de enxergar o mundo com gratidão e otimismo.”
“O poder de pensar positivamente está em transformar o caos em oportunidades, encontrar beleza nas imperfeições e escolher o amor em vez do medo.”
“O pensamento positivo é a chave para abrir as portas da realização, da felicidade e da transformação pessoal. É um poderoso instrumento de mudança que nos leva a conquistar o impossível.”
“Somos os arquitetos de nossas vidas, cada escolha é uma pedra na construção de nosso destino.”
”Somos livres para escolher, mas não para escapar das consequências das nossas escolhas. Cada decisão molda o nosso futuro e nos faz responsáveis pela nossa própria história.”
” O destino pode nos mostrar o caminho, mas são nossas escolhas que determinam a jornada que vamos percorrer”.
”O destino não é algo que simplesmente acontece, mas sim algo que construímos a cada escolha que fazemos, a cada passo que damos em direção aos nossos sonhos.”
” A motivação é a centelha que acende o fogo da realização, transformando sonhos em metas e ações em conquistas”.
”Foco na motivação é ter a chave que abre a porta para a realização dos nossos sonhos. É ela que nos impulsiona a agir e nos faz acreditar que podemos chegar onde quisermos.”
“A reflexão é a pausa que fazemos no caminho da vida para olhar para dentro de nós mesmos e encontrar respostas que não encontramos em nenhum outro lugar.”
”Falhar é inevitável, mas aprender com os erros é uma escolha sábia. É preciso coragem para encarar as adversidades como oportunidades de crescimento e transformação.”
”Falhar não é o fim, mas uma oportunidade de aprender e evoluir. Os erros são nossos mestres, e é preciso sabedoria para reconhecê-los e coragem para mudar.”
”Inteligência é ter conhecimento, mas a sabedoria é saber aplicá-lo na vida com humildade e empatia, buscando sempre o equilíbrio entre mente e coração”.
”É importante lembrar que pequenos gestos de gentileza e compaixão podem ter um impacto poderoso na vida das pessoas. Palavras positivas e motivacionais podem fazer toda a diferença, especialmente para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Nunca subestime o poder de uma palavra de encorajamento ou um gesto amável – eles podem mudar o dia de alguém”.
”Quando nos comunicamos de forma aberta e honesta, somos capazes de construir relações mais fortes e profundas, baseadas na confiança e na compreensão mútua”.
”Aqueles que confiam cegamente no destino estão fadados a serem conduzidos pelos caprichos do acaso, enquanto aqueles que acreditam em si mesmos são os arquitetos de seu próprio destino.”
”O destino é um caminho incerto, moldado pelas circunstâncias e pelas escolhas que fazemos ao longo da vida. Desconfie dele, mas nunca desacredite da força que reside em si mesmo para transformar o rumo das coisas e alcançar os seus objetivos.”
O verdadeiro significado de viver é encontrar propósito e felicidade em cada momento, aprendendo, amando e crescendo a cada dia.
”O verdadeiro significado da vida não está em apenas existir, mas em encontrar propósito e significado em cada momento da jornada.”
“Nunca desista de lutar, pois as maiores vitórias são alcançadas por aqueles que continuam a lutar, mesmo quando tudo parece perdido.”
”A gratidão é a chave para abrir o coração à abundância e ao amor, praticá-la diariamente transforma vidas.”
”Ser grato é a chave para encontrar felicidade e paz interior, valorize sempre as pequenas coisas da vida.”
”Assim como uma flor solitária pode embelezar um jardim inteiro, um pequeno ato de bondade pode transformar o mundo ao nosso redor.”
“Não subestime o poder de apenas uma flor. Ela pode alegrar um dia, inspirar um poema, despertar uma memória ou simbolizar um amor.”
”A tristeza é como uma nuvem escura que encobre o sol da nossa vida, mas se soubermos esperar, ela eventualmente se dissipará e dará lugar a um céu claro e radiante.”
”A felicidade não é um destino a ser alcançado, mas sim uma jornada que devemos percorrer com gratidão e leveza.”
”As rosas são como a vida, belas e espinhosas ao mesmo tempo, cabe a nós apreciar sua beleza sem deixar que seus espinhos nos impeçam de tocá-las.”
”Com Jesus ao meu lado, nunca ando só. Seus passos me guiam e sua luz me ilumina a cada passo da jornada.”
Eu dispenso cobrança de coerência. Digo que não tenho compromisso sequer com meus próprios erros”.
Hoje tenho outra compreensão. Vão me colocar uma camisa de força?”
(em resposta a Barroso que lhe cobrou coerência nos julgamentos)
Resiliente- Poesia
Na vontade persisto na minha personalidade
Enraizado no chão da FÉ, alimento na seiva da Esperança
Como um bambu, coloquei a minha fé no mesmo, fortaleço-me;
Oponente, cheio de si, é o carvalho, confiando em sua grandeza…
sobreveio a ” tormenta” levando embora, o orgulho e, a vaidade do mesmo
Tirado do seu “meio” do seu conforto, lançado no nada, caido;
Em um regaço, naquele frescor, um ” faquir” vegetal, outros, zombavam…
Outro momento veio a ” tempestade”, sacudindo-o, quase arrancando…
Porem, a tempestade passara, e lá estava ele, em pé, ileso, sereno,bambu;
Tú, oh! que se acham na sua oponência dos seu carvalhos, vê! caidos
Caem, as vaidades, orgulhos, arrogância, no chão do esquecimento
Faço-o uma oração à humildade dos bambus, que mo concedas vossa Fé;
Resistir, lutar, mas, não curvar´se, perseverar!
Assim, no seu silêncio reza-se todos os bambus, simplicidade esta a Força!
O Corona vírus chegou trazendo muitas duvidas e uma unica certeza, a de que não existem mais certezas.
Admirar a pessoa amada é oxigenar o relacionamento e alimentar os demais sentimentos!
Muitas vezes somos experimentados com coisas ruins em nossas vidas e só depois entendemos que estávamos em caminho oposto de algo que poderia nos fazer felizes.
No julgamento final, os homens deverão comparecer ao tribunal de Cristo para prestar contas dos seus feitos nesse mundo, e digno é aquele que consegue se apresentar diante do Mestre com legado imortalizado.
Depois do Inverno
Ao longo de uma temporada, ar frio, cinzento
Quando tudo parece querer caminhar lento…
Um ar tendencioso, sobre caindo na cidade, parados
Estacionados em suas comodações casuais, pelo ocaso;
Depois do inverno imbernante, paulatinamente a vida desperta
Aquele clima gélido, aos poucos começa a se desfazer, vindo uma brisa
É a primavera da alegria das cores, na pulsante vida de cada seres vivos;
Assim, acontece em cada um, dias de inverno, perpassando a primavera
Contudo, aquele verão como um luzir vibrante acenando-vos ao abraço
Como um lembrete, acena-vos que nem tudo pode ser um inverno de cada dia!
Poesia de: Marco Aurelio Lima
30/09/2019
EMPODERAMENTO NEGRO
Então, vamos dialogar o logos, poetico contextual em voga
No que interferia, se alguma presença que venha interferir
Aquela presença marcante, difere, marca, no contexto atual.
EMPODERAR , criar, e dar condições sociais, culturais, a um grupo
Seja esse “grupo” afro, migrantes, de comunidade ou não, que seja
Quero dialogar sem um pouco de lógica, na serenidade das pessoas
Quero interar no empoderamento afro, se minha raiz descende o mesmo;
No diferente, legal assumir o que é, e não omitir a vossas historias
Sou indiferente, no que excluie as diferenças, somar, multiplicar, idéias…
A natureza não difere suas cores, ela integra, e interage! isso é empoderar;
Prosa de: Marco Aurélio Lima
05/10/2019
EMPODERAR-SE
Empodera-se naquilo que venha diminuir
Nas varias formas de banimentos ocultos…
Naquilo em que a surdina grita, ostensivamente
Contudo, vossos clamores há de seres maiores;
Maiores tende ser no espirito Afro de cada povo
Empoderamento afro, no ser, no falar, em se comunicar;
Acaso, quero ter o que o outro pedes para ser igual?
branco, pardo, claro, opaco, fosco, oco, insoços;
Mas, no mais, escuro, convicto, naquilo certo, a com tempo;
Empoder, arte de ter ” poder” no ser de cada sre de cada comunidade
Uniidade em comum, comungando a dialétitica da socialização urbana;
Posia de: MARCO AURELIO LIMA
08/10/2019
A sensibilida temporal, subjetiva, impede-nos de mensurar objetivamente o tempo. Posto que para uns é exíguo, dada a sua condição transitória de felicidade, porém, Para outros, extenso e lasso, dado a sua condição sôfrega e temporal. Portanto, o tempo difere na subjetividade e se estende ou se contrai de acordo com o pêndulo dicotomico da vida, alegria e tristeza!
Um passarinho posou no galho da arvore
Naquela mesma, um gato estava de olho no ninho
quando, o gato, andou, no galho, quebrou-se , o gato caiu.
O passarinho, no, seu ninho, começou a rir, do tombo, do gato.
Mas, o gato se deu bem, ele de pé caiu, riu do passarinho e gatinhou..”(,,,)”
Se desistimos em razão do caminho difícil, jamais conquistaremos algo. A vida será apenas uma sequência de erros.
As boas atitudes que você pratica na terra é bem vista por Deus. Portanto, descanse, pois ele tende a reservar para si, um bom lugar no céu!
Feliz daquele que pela manhã ao abrir a janela do quarto, consegue perceber – após olhar para o infinito – que o lugar mais bonito do mundo é o seu próprio interior.
Se apresentar de forma negativa para si mesmo é no mínimo desconsiderar o seu próprio valor.
Permita-se trabalhar como um gigante, mas não és fortes o suficiente para quando chegar o final do dia, o seu corpo não sentir carência de colo… Talvez quem sabe uma massagem nos pés ou mesmo um abraço apertado, um olhar carinhoso, um beijo gostoso. Então, aproveite a vida a dois para troca de carinho, pois a falta de carícias oxida o corpo e enruga a alma.
Uma casinha na beira do vale, umas vaquinhas de leite, uns pés de café para ajudar na renda, uma mulher para amar e dois filhos para sacramentar o casamento. É tudo, tudo que quis para ser feliz!
Quando o sol se for e a noite chegar estarei no meu rancho na beira mar, pronto para te amar!
Se por acaso deparar com alguém tentando intoxicar a vida do seu semelhante, lembre-se daquele certame, que dita o pensamento popular, que entre um julgamento e outro há sempre dois pesos e duas medidas.
Aquele que não foca em seus objetivos, enxerga tudo a sua frente como um grande obstáculo.
Focar a meu ver é selecionar cuidadosamente apenas uma das centenas de boas idéias que existem.
Quando os modernos e caros sistemas de comunicação falharem, quando tudo parecer perdido e as esperanças parecerem não mais existir. Não se desespere apenas lembre-se que sempre haverá um radioamador pronto para entrar em ação com seus equipamento já por muitos considerados obsoletos.´´
A união e o esforço de um pequeno ou grande grupo de pessoas, empenhadas em busca de um mesmo objetivo de forma ágil e sincronizada é o fomento responsável pelo surgimento, crescimento e sucesso de grandes empresas.
O estudo é essencial para realização do necessário.
A pratica é o necessário para a realização com perfeição do possível.
Aquele que estuda e pratica certamente realizara o impossível.
Sucesso é a soma de esforços repetidos o tempo todo.
Onde jamais haverá lugar para o negativismo e o desânimo dos fracos e incompetentes.
Ser radioamador é ter o orgulho de ser útil,a vaidade de se dar,o caráter da elevação do anonimato,o prazer de servir sempre,o privilégio de cooperar e a sensatez de perdoar.
São os eternos aprendizes da vida que semeiam a inteligência de forma voluntária e discreta. Aos poucos os vemos se transformarem em grandes mestres e humildes sábios com uma sede de aprender infinita.
Prefiro ser salvo pelas criticas ao invés de ser derrubado pelos falsos elogios.
A sinceridade de um crítico vale mais que os elogios de um falso.
São em momentos de dificuldade que podemos observar com que não podemos contar.
Por isso orgulho-me dos muitos e verdadeiros amigos que fiz.
Aquele que arma se da força dos leões e da prudência das serpentes torna se imbatível e não esmorece aos obstáculos.
Nesse mundo só os fortes sobrevivem. A vida é dura, pra quem é mole acredite !!
Quem não ouve com atenção acaba desperdiçando grandes oportunidades de prospecção.
Reclamar de atribuições é o mesmo que declarar incapacidade de aprender e falta de vontade de crescer.
A participação de todos os integrantes do grupo de trabalho em suas respectivas funções é vital para que possamos atingir o sucesso coletivo.
Marketing é um processo. Tem um começo, um meio, mas nunca um final.
Você melhora, aperfeiçoa e até interrompe temporariamente,
mas nunca para o processo completamente.
Uma verdadeira aliança.
Os problemas da vitória são mais agradáveis do que os da derrota, mas não são menos difíceis, já nos percursos mais longos e difíceis estão as vitórias mais gratificantes.
A vitória é certa, dependemos apenas de nossa vontade, garra e determinação para conquista lá.
As cobranças e as exigências por metas e melhores resultados fazem os fortes crescerem, os fracos chorarem e os incompetentes fugirem.
Idealize um modelo de competência
e faça sua autoavaliação
para saber o que lhe está faltando para chegar lá.
Ocupe seu tempo crescendo,
desenvolvendo suas habilidades e seu talento.
Só assim não terá tempo de criticar os outros e lhe sobrará tempo para sua autocapacitação não só profissional, mas também pessoal.
Não acumule fracassos e sim experiências, aprenda com as dificuldades e se fortaleça.
Tire proveito dos seus problemas
e não se deixe abater por eles.
Tenha fé, foco e energia, acredite em você mesmo!
Não busque desculpas, busque resultados.
Você pode tudo que quiser.
Não seja apenas mais um na folha de pagamento, seja realmente profissional, faça sua ausência ser sentida, faça parte dos que contribuem para o faturamento, faca sua presença ser indispensável.
Fika dika, seja apenas você mesmo pois jamais poderá ser eu e eu jamais poderei ser você.
Sou grato a DEUS e ao exercito Brasileiro por terem me forjado um infante e ter sido preparado para defender minha pátria por toda minha vida.
Mesmo que na reserva hoje, ainda sou um SOLDADO e se for necessário sacrificarei minha própria vida em prol de minha pátria amada BRASIL.
INFANTARIA, BRASIL ACIMA DE TUDO.
Há quem colecione o pessimismo, mágoas, derrotas e inveja. Eu coleciono idéias e otimismo porque não me deixam magoado,me mantém focado e me levam a vitória.
” Tem amor que é saudade e saudade que só a esperança faz acalmar…
” Que todas as dores que todos nós passamos ou que ainda iremos passar, sem qualquer exceção, sejam “por enquanto”; e que elas nos façam enxergar e sentir que as alegrias e a verdadeira felicidade estão nas coisas mais simples da vida, junto daqueles que amamos.
Nenhuma dor é para sempre!
” Que as nossas “seguranças” não nos tirem a coragem de seguir em frente, para nunca pararmos no meio do caminho, e que Deus seja sempre o nosso porto seguro em qualquer lugar.
” Nenhuma fortuna compra aquilo que realmente tem valor. O que de valioso existe, só enxergamos e sentimos com o coração…
” Aprendi com um Anjo a enxergar cada detalhe desse mundo de Deus, e cada detalhe que enxergo tem sido puro encanto.
Se Você pudesse trocar com outras pessoas todas as suas dores e tristezas, as suas alegrias e momentos importantes da vida, Você trocaria sem medo?
Com minha eterna gratidão a Deus, a tudo e a todos, jamais faria isso.
As minhas dores e tristezas são e serão pequenas se compará-las com aquelas de muitas pessoas que conheço e daquelas que jamais conhecerei. Eu poderia até carregar as delas comigo, se eu pudesse.
As alegrias e os momentos mais importantes que alguém pode ter, eu tive junto das melhores pessoas e para mim as mais importantes que existem, e mesmo que por pouco tempo, fizeram minha vida valer a pena.
E Você trocaria???
Só quem tem uma cicatriz profunda na alma, aceita e encara com mais facilidade as dores e as tristezas que a vida nos impõe frequentemente, necessárias à nossa evolução.
E não é porque ficamos mais fortes. As dores e tristezas é que acabam se tornando insignificantes e nos fazem enxergar o mundo e os nossos semelhantes com os olhos do coração, nos devolvendo a paz e as alegrias que merecemos e tanto precisamos.
E dessa forma, amando e perdoando, com amor e gratidão a tudo e a todos, com lágrimas e sorrisos, vamos construindo a nossa história… com amor e saudade…
Saudade deveria ser escrita “saldade”, para condizer com o gosto do sal que têm as lágrimas que vertem dos olhos daqueles que a sentem.
” A saudade nunca vem sozinha, ela vem sempre acompanhada de um sorriso lindo, do teu cheiro e do gosto dos teus beijos…
” Você pode até não perceber, sentir ou ficar perdido entre tanta gente, mas saiba que você se destaca pelo bem e pela pessoa que é e isso é o que faz a maior diferença…
Conheci poetas…
Que não precisam escrever todos os dias. Basta um autorretrato para que todos possam, através do brilho dos seus olhos, ler a mais bela e brilhante das poesias.
Eu conheci…
E me encantei
Que as nossas palavras de carinho, amor e sustentação não ditas, jamais façam falta àqueles que deveriam tê-las ouvido.
A vida só tem graça se o rosa existir.
Cuidem-se, Mulheres….sempre.
Acreditar na eternidade da vida me acalma,
e nessa calmaria que dá cor aos meus dias, vem a certeza de que o amor torna os reencontros inevitáveis.
” DEUS sempre nos dá motivos para agradecer a tudo e a todos, mas existem dias que devemos dobrar os joelhos, erguer as mãos e olhar aos céus para lhe dizer com o coração cheio de alegria: MUITO OBRIGADO!
” Nossos antepassados, nossas raízes.
Seus ensinamentos nos dão as rédeas para conduzir a vida e escrever, com alegrias e dores, a nossa história.
” Basta um abraço para cada um ficar com um pouquinho do outro.
Quem tem dinheiro não é quem ganha muito mas sim quem gasta pouco
Diga-me o tamanho dos teus desejos e te direi o tamanho do teu sofrimento
Pior pessoa é aquela que não apresenta defeitos. Essa é a pior de todas … a mais falsa de todas… quantas mascaras põe esta pessoa à frente de si mesma ??!
Nosso dever é caminhar e não ser empurrado
Queremos ter pessoas com exclusividade sem sermos exclusivos delas ! Que flagrante antagonismo ! Que egoísmo e estupidez pensar e querer alguém assim !!!!!!!!
Quando outros dizem que ´a sociedade não presta´ estão dizendo que tu não presta. Duas podem ser as reações: faça algo para melhorar o mundo ou vista a carapuça e juntem-se aos outros e, bradando aos ventos, insanamente, repita: ´a sociedade não presta´ (como que dissesse ´vocês também não prestam´).
Ao menos, com os inimigos, a traição jamais aparecerá.
A ansiedade é o ápice involuntário dum querer ou dum desejo imenso de estar em paz com algo, alguém ou alguma situação. Às vezes, creio, ser este querer tão intenso que me resume a ansiedade, em nada mais, nada menos que uma vontade de viver um estado pleno de nostalgia !!!
Se tiveres uma pedra no seu sapato é simples: tira-a e jogue-a fora !
O amor, em si mesmo, não é complexo mas não existe maior complexibilidade do que exercitá-lo … pô-lo em prática
A única obrigação do homem é fazer valer a vida e só se faz isso vivendo, ou seja, sendo um ser amável, prudente, honesto, perspicaz e saudável … o que fizer fora disto faz com que morra a cada gesto, faz com que não viva, não fazendo valer a vida e, portanto, não cumprindo com a única obrigação que possui …. fazer a vida !
Jamais procurei as qualidades das pessoas; ative-me sempre nas imperfeições, nos desvios de carácter, enfim: nos defeitos. Ao identificar os defeitos vejo se são suficientemente maiores que as qualidades … se forem afasto-me da pessoa.
Só smo verdadeiramente ela é convidando ela para morar contigo.
Só se conhece verdadeiramente uma pessoa morando debaixo do mesmo teto com ela. Entretanto, há pessoas que ainda nos surpreende pois tem algumas que vivem em várias casas
A quem dera se tudo que fizéssemos pensássemos e que tudo que pensássemos fizéssemos !
Nunca olhe para trás mas se mesmo assim quiseres olhar faça-o olhando pelo retrovisor mantendo a visão da frente; jamais vire-se para olhar diretamente para trás pois isso pode fazer com que perca o rumo da sua trajetória.
Só existiu uma pessoa boa e esta disse que não era boa … Jesus Cristo disse que bom só o Pai.
Amigo: só nós podemos ser amigo de nós mesmos.
Antes termos inimigos do que amigos
a maior tarefa nos dada à fazer por Deus é renunciar a si mesmo e isso ninguém quer fazer e quando o faz faz por Deus.
a única coisa que sei é que SEMPRE tentarei, mesmo em vão, saber de tudo !
O primeiro passo da humanidade foi ter esperança num mundo melhor e a maior virtude foi a de ser capaz de confiar que ele seria melhor; foi ter fé !
em meio ao mar de perversidade, egoísmo e todo o tipo de imundícia humana somente um conseguiu flutuar sobre as águas: Jesus Cristo.
A imperfeição em si mesma não existe; existe ela, tão somente,para provocar o desejo de se ter alguma perfeição.
Causa-nos tanto medo a morte que, focado incessantemente nela, nos apressamos em viver e, contraditoriamente, acabamos por morrer sem viver a vida
Queremos ser antes de sermos; não procuramos crescer as raízes, formarmos uma conduta querida, enraizando-a definitivamente como deveria ser. Queremos antes mostrar a copa da árvore e o tanto que ela crescerá sem formarmos antes a raiz apropriada a altitude, ao volume ou dimensão a que nos propomos mostrar. Ao invés, de forma precoce, preferimos nos mostrar o que, ainda, não somos. Ora, a regra deveria sermos antes de mostrarmos o que viremos a ser; não o contrário mostrarmos o que pretendermos ser, a trajetória que definimos seguir até chegar lá, bem como, os esforços que estamos fazendo nesta caminhada para chegar lá. Isso é querer um troféu pelo esforço; este nada mais é do que uma obrigação tua consigo mesmo, como seu propósito … então por que a necessidade de aplausos ou troféus ? Porque queremos mostrar o que podemos ser. Porque queremos nos autoafirmar como vitoriosos ou, ao menos, capazes de sermos singulares em algo ou n realização de alguma tarefa. Queremos no fundo reconhecimento como que numa forma dum grito para a humanidade: eu existoooooooooo ! Na grande realidade, pouco fazemos por nós e muito pelos outros. se o fizéssemos para nós, todos os atos, seríamos o premiador ao mesmo tempo que o premiado. Essa cena de premiação, sim, seria o que deveria se buscar.
Às vezes sinto-me pressionado pelo mundo inteiro !! Isso ocorre nas ocasiões em que digo aos ventos “que sociedade perversa”, “que sociedade estúpida”, “que sociedade ridícula”, “que sociedade horrível”, “que sociedade degradante” ou “que sociedade patética” ! Às vezes sinto-me pressionado pelo mundo inteiro pois vejo que TODAS as outras pessoas dizem isso da sociedade, dizem isso de mim em outras bocas me incluem como ser perverso, estúpido, ridículo, horrível, degradante ou patético. Dizem isso de mim todos os anos, todos os meses, todos os dias, todas as horas, todos os segundos em algum lugar deste mundo. Pela boca de alguém que acabei de acusar … agora sou acusado.
Ora, um pé adiante também de nada adianta se não tirarmos o outro pé que atrás ficou ! Como seguir em frente com os pés atrás. Cada passo para frente necessita da vontade de sair do lugar, da posição em que se está e, para isso, é preciso mexer-se do lugar em que se não quer mais ficar!
O ser humano quer-se fazer o bem mas não me se permite o bem pois me costumou com o mal que sempre existiu. Sim. O ser humano, acomodado e medroso que é, prefere o que existe ao que poderia existir se se permitisse plenamente viver novas experiências. O bem, às vezes, pois, passa-se por um mal fácil de evitar. Toma-se pílulas e mais pílulas sendo melhor, assim, a companhia perpétua dos males a que se acostumou reclamar existir. Alguns, à título de exemplo preferem más companhias do que a boa solidão a que se mesmo poderia fazer como companhia.
Mais problema existe quando além de criticarmos as pessoas a nosso redor vemos que, ao estarmos sozinhos, somos piores do que aquelas a quem criticamos.
“Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” …. ssseeeeeeeeee fosse fosse dito hoje isso muitos que descem as escadarias das igrejas, os santões, iriam querer cobrir aquela mulher de pedras; hipocrisia é pouco na vida destes.
Quem mostra que é humilde, definitivamente, nada tem de humildade.
Existem pessoas que aguardam a morte para viver. Noutra via para que a morte para alguns se … já mortos se encontram.
O possível nos é obrigação fazer. O GRANDE PROBLEMA É QUE QUEREMOS QUE DEUS FAÇA O QUE É POSSÍVEL ! Ora, a Deus cabe o impossível em nossas vidas fazer e não o que nos é possível fazer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pedimos a Deus o que podemos fazer e, por isso, não recebemos. Pior: quando não recebemos de Deus, ressalta-se, aquilo que temos condição de fazer ou obter AINDA arranjamos tempo para maldizermos de Deus … “estão vendo … Deus não existe ! Deus não me ajuda ! Deus não faz nada por mimmm!” Pode ? !!!
Aos críticos de cátedra peço que antes de ler algo que escrevi que poderiam ter sido vocês os que escreveram se tivessem sido eu !
Só existe um que é pior do que aquele que não escreve nada: é aquele que critica tudo o que os outros escreveram
O nosso corpo é a prova hábil e inquestionável de que, naturalmente, tudo perece com o tempo, com o uso ou mesmo com o seu desuso. Por quê, então, exigimos coisas ou pessoas em nossa vida, ao nosso redor ou de-redor, de forma permanente, de forma perene se tudo nos indica que nada é para sempre ?!!
A experiência me afiança que a maior ilusão é crer não estar participando ou vivendo alguma ilusão.
Faze-me bater palma; dá-me calma … alma minha.
Pobre coitado és: rico coração.
No mundo, todos querem trair mas ninguém quer ser traído. Poxa, a regra sempre foi: não faça o que não querem que façam contigo ? Façam, pois, somente o que querem que façam contigo. Enorme contribuição seria para a evolução da humanidade, por consequência, se vós parassem de trair ou, pior, se os traídos deixassem de revidar as traições com outras traições como se uma justificasse a outra ! !
Se todo prazer acaba por que procuramos por eles e sofremos por eles sempre acabarem ?
Se sabemos, como nos dizem os mais velhos, como atestam a psicologia ao dizer que evoluem-se os pensamentos e os posicionamentos de acordo com a idade da pessoa, por quê insistimos, me vão, em aferrarmos nossas idéias em tolas discussões atuais se elas, inevitavelmente, irão mudar até que nos chegue uma nova idade ?
Na soleira da escada aprendemos uma injustiça natural que frequentemente ocorre na vida. Para `subir´ na vida, chegar até o ápice da escada só há um caminho: subir degrau por degrau; não há atalhos: o esforço é inevitável. Para `descer´ aprendemos que basta tropeçarmos para retornarmos ao início duma vez só.
Drummond disse … `No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra`.
Digo: se tens uma pedra no meio do caminho: tire-a.
Enquanto escrevo queimo os sentimentos no papel e ao subir da fumaça se percebe, às vezes sim, às vezes não, o descer duma lágrima.
Quando a alma é grande nem tudo vale a pena !
Depois que confiar em si mesmo, só depois que for digno dessa confiança, exija que os outros confie em você !
Deus que queres de mim ?
Dum pouco do ontem, do hoje e de amanhã sou-me feito agora.
No segundo livro atribuído a Moisés temos 10 mandamentos à seguir. Depois, com Ulpiano, no Direito Romano se estabeleceu 3 mandamentos viver honestamente (honeste vivere), não ofender ninguém (neminem laedere), dar a cada um o que lhe pertence (suum cuique tribuere). Jesus, revendo a Lei, reduziu os mandamentos à 2: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento e Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37-39). Pergunto: por quê há tantos Códigos, Leis, Jurisprudências, Súmulas e Doutrinas ? Qual a eficácia normativa deste rol na melhoria de vida ou na evolução do ser humano ? Aumentaram-se a quantidade diminuíram-se a eficiência ! No Brasil a Lei deveria ser 1: NÃO LESAR NINGUÉM !
Pode a humanidade extirpar as guerras, as diferenças religiosas, a crueldade, a cobiça e, consequentemente, a desonestidade, a fome, os desastres ambientais, as psicoses atuais e o entorpecimento das almas ? Pode o sofrimento da humanidade acabar ou será o destino do homem, da humanidade, ser simplesmente: desumano ?
Como o fogo os sentimentos precisam ser alimentados … mantidos … uns com mais intensidade outros com menos … uns para brilhar … outros para aquecer, simplesmente, a alma.
As maiorias julgam as minorias mas não as minorias que condenam as maiorias !
Observações seguidas de análises criteriosas nos são necessárias diariamente, ainda que sob pequeninas coisas ou fatos.
Destas observações retirei uma da seguinte cena: um mendigo pedindo uma esmola. Conclui que só se pede o que não tem.
Grande coisa poderiam dizer … por que escrever-se-ia conclusão tão óbvia ? Simples … para aplicá-la ao amor ! SE alguém pede amor a outrem é porque não o tem para dar !!
Logo, QUEM PEDE AMOR NÃO O TEM PARA DAR A OUTREM e, ao invés, QUEM DÁ AMOR NÃO PRECISA NADA RECEBER EM TROCA POIS JÁ O TEM.
Essa fora a conclusão máxima que já pude obter duma análise simples do mendigo pedindo esmola.
Seja minha a Tua vontade assim no coração quanto na mente.
Antes de pedir qualquer perdão a Deus veja se, realmente, você mesmo já se perdoou!
Já presenciei tantas famílias, no exercício da minha advocacia criminal, dizendo: “desisto dele”. Ora, nem Deus que deveria ser o primeiro a desistir de nós desistiu ? !! Veio ele atrás não dos santos mas justamente atrás das ovelhas perdidas !!! Uma mãe e um pai, pois, não podem abandonar um filho JAMAIS.
Quero ser tudo aquilo que penso ter certeza que sou.
Não existe maior inimigo que o seu melhor amigo !
Sou a prova viva da eficiência do pensamento de meu pai: “diga-me o tamanho dos teus desejos e te direi o tamanho do teu sofrimento”
Até a natureza confirma que devemos ouvir mais do que falar: temos 1 boca e 2 orelhas.
Agora, neste momento, está se formando o passado, bem como, nascendo o futuro.
O ser humano pensa em progredir, evoluir, conquistar e ganhar sempre mais. Entretanto, não pensa no fundamental: manter o que já possui.
Agradeça à Deus e não reclame: poderia ser muito pior !
A conditio sine qua non para SER feliz é QUERER SER feliz. Tem pessoas que são tristes, reclamam por estarem tristes mas nada fazem para serem felizes !
Nem a educação familiar, nem a educação escolar, juntas, conseguem influir no brasileiro mais do que as novelas no Brasil ! Isso é um pesadelo; um pesadelo bem real !
O “não” é um “sim” a rejeição de algo, alguma coisa, alguma ação ou omissão, a algum pensamento ou forma de agir ou a alguém.
Logo, o “não” é uma espécie de “sim”.
TODAS as desilusões são necessárias até que TODAS as ilusões acabem !
Se tem desilusões tem motivos para: alegrar-se !
A ida maciça dos eleitores às urnas seria a forma mais legítima de protesto para este ano.
A tristeza está, ou é, o meio do caminho andado rumo as grandes alegrias
Tudo o que eu quero é paz … quem tem paz tem tudo; tem saúde, tem mantimentos para se manter, tem trabalho, tem família … tem tranquilidade, paciência, felicidade e, inevitavelmente, contentamento, seja em carne, seja em espírito. Tudo o que eu quero, portanto, é PAZ !!!
Brilha o sol; brilha a oportunidade de viver brilhando.
uns precisam de 10 dez passos para conseguir algo na vida … eu consegui tudo na e da vida com 1 só passo: aceitar Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador.
A m e. A M e. A M E !
Faça tudo como se fosse a primeira vez da sua vida e não como se fosse a última vez da sua vida … para não correr o risco de fazê-la, simplesmente, por uma obrigação !
Por quê fala-se tanto da morte se nunca viremos a conhecê-la ? Ora, quando ela chega a vida já se foi !
Esqueça-te de lembrar !
dentre as virtudes para se compor o que denomina-se de um grande homem posso dizer que se essas se forem um dia existe uma qualidade que sustenta, sozinha, toda esta imagem de grande homem … essa qualidade se chama: humildade. Afianço que só com ela se faz um grande homem não se adiantando ter todas as outras virtudes estando ausente a humildade.
O que mais deve ser difícil para um hipócrita é ter de ouvir o eco duma proposição que a duas milhares de anos perdura sob toda a face do mundo com a mesma intensidade, ou em outras palavras, em alto e bom som: “quem não tiver pecados que atire a primeira pedra” !!!!!!!!!!!!!!!
Sou o que sou;Gostou não? Me processa!
Nós: pronome pessoal do caso reto, na primeira pessoa do plural, pouco utilizada por NÓS ! Ora, em 99 % das remessas que lançamos mão de usar os pronomes utilizamos a via singular do EU … EU isso, EU aquilo !
… teorias por melhores que sejam, quase sempre são inaplicáveis e, por esta razão, até mesmo, em nome da razão, devem ser, simplesmente, colocadas sob a prateleira do ESQUECIMENTO.
Existem pessoas que se acham no conhecimento e no saber de tanto se lançarem pelos fossos dentre as milhares de páginas que leem mas será que, apesar de tanto o saber, estas saberiam o que é preciso saber: SABER VIVER ? Até quando O SABER implica em se SABER VIVER BEM, EM SABER SER FELIZ com o que se tem, com o que se pode fazer realmente, aceitando-se, compreendendo-se, minimizando os efeitos do que se não pode alterar neste mundo.
Se o seu obstáculo é uma montanha, não tente remover a montanha, não tente brigar com a montanha ou gritar com a montanha … simplesmente passe sobre ela ou contorne-a mas … nunca perca tempo em querer fazer algo que jamais conseguirá fazer.
tem pessoas que são tão folgadas
, mas tão folgadas,
que creem que o espaço delas inclui não só o espaço delas, mas o teu espaço, o meu espaço e quem sabe até algumas galáxias ou mesmo todo o Espaço acima das suas cabeças.
Deus só é Deus porque faz o IMPOSSÍVEL senão
não seria Deus !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quem não crê é como um cego … não vai ver NUNCA !
O que você sabe faz você saber como ser feliz ?
P a c i ê n c i a
rima com Paz !
Se a humildade é uma excelência em si mesma creio ser incompatível que certas Excelências do Poder Judiciário não a tenham !
… não se trata de uma regra mas só escreve
, vamos dizer, algo que seja de bom proveito,
… aquele que LÊ !
não interessa o que o mundo lhe imponha SEJA sempre você mesmo, contribua, ao menos com a honestidade de ser quem é … assim sendo você, de início, dará um grande passo para a sua felicidade. Seja sempre você mesmo … SEJA feliz !
…. ahhh se todos fôssemos João de Barro:
só construíssemos !
O delito de 17 de janeiro, 171, deveria ser punido com 17 janeiros na prisão.
Compreender uma mulher ? Só ser for para concluir que elas são incompreensíveis !
Lembro como se fosse ontem os peixes nos céus a aves no mar
Em tempos de crise, precisamos preservar e proteger nossas instituições, valores e princípios.
O conhecimento é uma obra de arte inacabada.
“A essência do saber é aprender e ensinar”
Em meio as dificuldades procure sempre encontrar a oportunidade, é neste momento que se constrói a base do caráter e forja-se a competência.
Pare de dizer que alguém que você ama é sua vida. Cada um tem vida própria. Somente você vive sua natureza. Nasce e falece.Porque, parente e principalmente filho tem seu destinos.
Ainda sinto o teu cheiro, lembro dos poucos momentos em que eu te abracei e os teus lábios toquei.
Sinto falta do teu calor e lembro de tds os momentos que vivemos ainda que foi pouco mais por que eu não queria que passasse tão rápido mas por ser a lei da minha da sua vida passou.
Senti que td mudou e nos meus olhos você notou que o que era apenas momento durou!
Ainda lembro do teu olhar de quem quer amar, mas tem medo de sofrer.
Mas com apenas uma voz que sai de um lugar ardente em te querer e apenas um sentido (você)
E querendo viver para você e com você.
Esse alguém escreveu esse poema curto mas que foi apenas pensando no teu jeito lembrando do teu sorriso e sentindo falta do teu abraço e querendo mas e mais estar perto de ti e fazer de tudo o meu coração seu e de toda seu meu…
Te amo muito
”A boa música também acalenta a alma. As notas musicais, quando bem combinadas, produzem indescritível sensação de bem-estar. A música, assim como as artes em geral, é um alimento para o espírito. Sem arte e beleza, o espírito endurece.”
”É sempre nos detalhes que precisamos pôr atenção. As pessoas acreditam que é necessário muito dinheiro para chegar à sofisticação. Não. Muito pelo contrário. A sofisticação está nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas. São elas que fazem a diferença.”
Depois do fim vem o começo. O contrário de ir não é voltar.
Quando estou no Vale é no Cipó que eu me equilibro.
O contrário de fim não é começo, quem já foi sempre está voltando.
No outono tudo se mistura, o por do sol azul, amarelo, vermelho, carmesim, moldura do mundo, janela do céu.
Ninguém é uma pessoa sem nome que ainda não foi concebido.
O Leite Materno não é um produto, o Leite Materno é a própria mãe.
Um homen que quando adolescente, foi lavador de carros, ajudante dê pedreiro, marcenaria, madeireira, depósito para materiais para construção, chamado dê Marco Aurélio , cantor e compositor musical que nos alegra com o Blues, o Funk e o Soul music. Eternas glórias que me faz feliz …
O melhor modo de vingar-se de um inimigo é não se assemelhar a ele.
Antes o reprovamento por um gênio do que um louvor de um idiota.
Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se a escavares sempre.
A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair.
Quanto não ganha em tranquilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios atos.
Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.
Ama a modesta profissão que aprendeste e contenta-te com ela.
A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.
Rejeita a sede dos livros, para que não morras com queixumes, mas serenamente.
Não desprezes a morte; dá-lhe boa acolhida, como a uma das coisas que a Natureza quer.
Pratica cada um dos teus atos como se fosse o último da tua vida.
Aplica-te a todo o instante com toda a atenção, para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada ação da tua vida como se fosse a última.
Muitas vezes erra não apenas quem faz, mas também quem deixa de fazer alguma coisa.
Os homens são feitos um para o outro: instrui-os, ou então, suporta-os.
A maior parte das coisas que dizemos e fazemos não é necessária; quem as eliminar da própria vida será mais tranquilo e sereno.
Quem peca, contra si peca; quem comete injustiça, a si agrava, porque a si mesmo perverte.
A experiência é um troféu composto por todas as armas que nos feriram.
Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: “Levanto-me para retomar a minha obra de homem”.
Não se é menos culpado não fazendo o que se deve fazer do que fazendo o que não se deve fazer.
Puxar em comum, mas não pensar em comum.
Se tens dificuldade em cumprir um intento, não penses logo que seja impossível para o homem; pensa quanto é possível e natural para ele, e que também pode ser alcançado por ti.
Mais penosas são as consequências da ira do que as suas causas.
Mudar de opinião e seguir quem te corrige é também o comportamento do homem livre.
O valor de um homem é apenas tão elevado como o valor das suas ambições.
A morte é o descanso das repercussões sensórias, do titerear dos impulsos, das divagações do intelecto e dos serviços à carne.