Considero o mundo inteiro como a minha paróquia.
Eu creio que a santificação seja a vida de Deus na alma do homem, uma coparticipação da natureza divina (2 Pe 1.14), o sentimento que houve em Cristo (Fp 2.5), ou a renovação do nosso coração segundo a imagem daquele que nos criou (Cl 3.10)
Por que toda vida eu faço as mesmas coisas e cometo os mesmo erros se sei que estes erros vão me deixar mal?
Todo cristão deve estar pronto para morrer, ou para pregar.
Faça todo o bem que puder,
Por todos os meios que puder,
De todas as maneiras que você pode,
Em todos os lugares que você puder,
Em todas as vezes que você puder,
Para todas as pessoas que você puder,
Enquanto você pode sempre.
Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.
Cuidado para não ser tragado pelos livros! Um grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento.
Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.
Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder.
A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.
Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo.
Embora não possamos pensar do mesmo modo, não podemos amar de maneira igual? Não podemos ter um só coração, ainda que não tenhamos uma opinião só?
Qualquer que seja a causa natural, o pecado é a verdadeira causa de todos os terremotos.
Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.
Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente.
Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe explicarei a Trindade.
Ponha fogo no seu sermão ou ponha seu sermão no fogo.
Tua tarefa única na terra é esta: salvar almas.
Senhor, não permita que eu viva inutilmente.
O verdadeiro conhecimento de Deus está acima da razão, mas não contra a razão.
O que quer que um homem possa fazer pela sua salvação não é a causa, mas o efeito da graça. Deus é o gerador e causador de todo bem que está no homem ou é praticado por ele.
Todo conhecimento que você deseja ter, está em um único livro: a bíblia.
Busquem a felicidade em Cristo e só Nele. Cuidem-se de não se apegar ao pó. Essa terra não é o destino de vocês.
Levanto pela manhã e presto continência para o capitão de minha salvação e pergunto, quais são as ordens hoje?
A Graça ou amor de Deus é a fonte da nossa salvação, é LIVRE em TODOS, e LIVRE para TODOS!
No calvinismo o trabalho de Satanás torna-se desnecessário, pois Deus faz seu trabalho.
Antes que eu possa pregar o amor, a misericórdia e a graça; tenho que pregar o pecado, a lei e o juízo final.
Nós podemos levantar uma geração que saiba cantar, tocar, dançar e pregar muito bem; porém, senão soubermos levantar uma geração que saiba orar, seremos um povo sem a Presença de Deus.
O objetivo da sua oração não é informar Deus, como se Ele não soubesse o que você quer. A oração é para você se informar. É para pensar no sentido de seus desejos mais profundos. É para dar a você um senso de contínua dependência dEle. São para reforçar em sua mente que só Ele é capaz de suprir as suas necessidades. John Wesley, no livro O Sermão do Monte.
Nenhum homem pode crer em Cristo a menos que Deus lhe dê poder. Ele nos atrai primeiro por bons desejos, não por força, não por imposição da vontade em qualquer necessidade, mas pelos fortes e doces, contudo ainda resistíveis movimentos de Sua Graça celestial.
Foi uma verdadeira misericórdia Deus não ter ouvido a minha oração. John Wesley, carta a sua mãe em Março de 1727.
Quero que os Metodistas sejam exemplo permanente de sabedoria e modelo em todas as coisas, grandes e pequenas.
Estou disposto a ser um cristão bíblico completo. Há alguém disposto a seguir-me nesse caminho?
Senhor, aumenta a Sua obra na proporção da oposição que encontra.
O espírito que está no mundo está diretamente em oposição ao Espírito que está em Deus.
Deseja somente o amor! Não há nada mais elevado na terra e no céu.
Livra-me ó Deus do amor idolátrico a qualquer criatura. Livra-me de tal afeição cega.
Paixão e preconceito governam o mundo sob o nome de razão.
Não sou mais meu, mas Teu! Coloca-me onde Tu quiseres, no lugar que Tu quiseres, para trabalhar ou para sofrer, exaltar-me ou humilhar-me.
Senhor, não permita que vivamos para sermos inúteis.
A autêntica experiência de salvação é transformadora. Ou impacta a orientação total da vida ou não é autêntica.
De todos os mexericos, o religioso é o pior. Ele acrescenta hipocrisia e falta de caridade, e efetivamente faz o trabalho do diabo em nome do Senhor.
Conselho de John Wesley aos pregadores Metodistas: Quer goste ou não, leia e ora diariamente. É para a sua vida, não há caminho, caso contrário você será sempre, um frívolo, medíocre e superficial pregador.
Na pregação pública, não pronuncie uma só palavra contra opiniões. Não estamos lá para lutar contra ideias, mas contra o pecado.
Apresente continuamente seu corpo e sua alma em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, completamente e sem reservas, entregando tudo o que possui para a glória do Pai.
Clame com todas as suas forças para Aquele que perdoa os seus pecados, até que tenha o amor de Deus derramado em seu coração.
Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firmes e os joelhos vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus.
Eu sou um homem de um livro só: a bíblia.
Qual segredo para manter a igreja sólida? Ter um grande pregador não é suficiente. As inúmeras sociedades Metodistas têm confirmado que ainda que alguém pregue como um anjo, não conseguirá manter solidez se não realizar o difícil trabalho de visitação de casa em casa.
A graça não é irresistível, mas capacitadora, restaurando nossa capacidade de responder a Deus.
Quão poucos são os que ainda tentam agradar a Deus em tudo o que fazem.
Não tenho medo que o povo chamado Metodista um dia deixe de existir, tanto na Europa como na América; mas tenho medo que existam somente como uma seita morta, tendo a forma de religião, mas sem poder.
Eu me permito agora acrescentar umas poucas e claras palavras, primeiramente a você que subestima a razão. Nunca mais fale de maneira dura, incorreta e em tom de deboche, contra esse precioso dom de Deus. Reconheça a lâmpada do Senhor que tem sido fixada em nossas almas para excelentes propósitos. John Wesley Sermão Nª 70.
Nada além de Deus pode satisfazer a sua alma.
Todo mundo tem alguma medida dessa luz, algum raio tênue e cintilante, que mais cedo ou mais tarde, mais ou menos, ilumina todo homem que vem ao mundo. . .Assim que nenhum homem peca porque ele não tem graça, mas porque ele não usa a graça que ele tem.
Ninguém, nem o próprio João Calvino, afirmou a ideia do pecado original ou da justificação pela fé de maneira mais decisiva, mais clara e explícita que Armínio.
Em Primeiro Lugar, vamos olhar adiante em toda a obra de Deus, na salvação do homem; considerando-a, do começo, o primeiro ponto, até terminar na glória. O Primeiro passo é a presciência de Deus. Deus “previu” aqueles em todas as nações; aqueles que iriam crer, desde o começo do mundo até a consumação de todas as coisas. Mas, com o objetivo de lançar uma luz sobre esta questão obscura, dever-se-ia observar que, quando nós falamos da presciência de Deus, nós não falamos de acordo com a natureza das coisas, mas segundo a maneira de homens. Porque, se nós falarmos propriamente, não existe tal coisa como presciência, ou pós-ciência em Deus. Todo o tempo, ou preferivelmente, toda a eternidade (para os filhos dos homens), é o momento presente para Ele; Ele não conhece uma coisa em um ponto de vista, mas do eterno para o eterno. Como todo o tempo, com tudo que existe nele, é o momento presente para Ele, então, Ele vê, de imediato, o que quer que foi ou será até o fim dos tempos. John Wesley, Sermão Sobre a predestinação.
A Graça é a fonte, a fé a condição da salvação.
A dupla predestinação torna o trabalho do diabo desnecessário. Se verdadeira, Deus é pior que o diabo. John Wesley, Sermão Graça Livre.
Quem não se admita no coração outro desejo ou propósito cujo objeto supremo não seja Cristo.
Está é a blasfêmia claramente contida no decreto horrível da predestinação! E aqui eu fixo meu pé. Sobre isto eu discuto a opinião de quem a afirme. Você representa Deus como pior do que o diabo; mais falso, mais cruel, mais injusto. Mas você diz que irá prová-la pela escritura. Espere! O que você irá provar pela escritura? Que Deus é pior que o diabo? Não pode ser. O que quer que a escritura prove, ela nunca prova isto; qualquer que seja seu verdadeiro significado, este não pode sê-lo.
Que nenhum homem esbraveje contra o Arminianismo a menos que saiba o que isso significa.
Todas as bênçãos que Deus tem concedido ao homem são simplesmente por Sua Graça, generosidade e favor. Seu favor gratuito e que não merecemos, não tendo o homem nenhum direito a menor das Suas misericórdias.
A experiência do coração aquecido: “Eu senti que o meu coração ardia de uma forma estranha. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo para a salvação”. John Wesley, 24 de Maio de 1738.
O melhor de tudo é que Deus está conosco.
Chame-o pelo nome que quiser, eleição, preterição, predestinação [calvinista], ou reprovação, dá tudo no mesmo. O sentido de tudo é claramente isto, em virtude de um decreto, eterno, imutável, irresistível de Deus, uma parte da humanidade é infalivelmente salva, e o restante infalivelmente condenado; sendo impossível que alguns dos primeiros sejam condenados, ou que alguns dos últimos sejam salvos. Mas se for assim, então toda pregação é vã. É inútil para aqueles que são eleitos; pois eles, com pregação ou sem, irão infalivelmente ser salvos. Por isso, o fim da pregação – salvar – é vão em relação a eles; e é inútil para aqueles que não são eleitos, pois eles não podem possivelmente ser salvos: eles, com pregação ou não, serão infalivelmente condenados. O fim da pregação é, por essa razão, vão em relação a eles, da mesma forma; de modo que em qualquer caso nossa pregação é vã, como ouvi-la também é vão. John Wesley- Sermão “Graça Livre” – Tóp. 9,10 – Bristol 1740.
No coração de todo filho do homem há um fundo inexaurível de maldade e injustiça, enraizado de forma tão profunda e firme na alma que nada, a não ser a Graça toda poderosa, pode curar isso.
Se você não precisa de nenhum livro senão a bíblia, você está acima do Apóstolo Paulo. Ele queria outros livros também. “Traga os livros”, ele disse, “mas em especial os pergaminhos” (2ª Timóteo 4.13), aqueles escritos em pergaminhos. Mas não tenho gosto pela leitura. Adquira gosto pela leitura ou retorne a sua profissão.
A santificação deve ser o desejo de todo cristão se parecer com Jesus e ter uma vida santa, assim como o Mestre teve. Pela sua infinita graça, Deus concede vida santa a todos os pecadores, desde que eles se arrependam e confessem o nome de Jesus (Rm 10.9-10). Assim, Deus disponibilizou três meios para a santificação: o sangue de Jesus: “E, por isso, também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta” (Hb 13.12); o Espírito Santo (2ª Ts 2.13); e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26). O Senhor nos forneceu todos os recursos necessários para uma vida santa e separada do mundanismo (Rm 12.1-2).
É o simples, o verdadeiro e antigo cristianismo o que prego, renunciando e detestando todas as outras marcas de distinção. Porém, dos verdadeiros cristãos, qualquer que seja sua denominação, desejamos ardentemente em nada nos distinguir… por questão de opiniões e termos, não destruamos a obra de Deus. Amar e temer a Deus? Isso é o bastante! Te estendo a mão direita do companheirismo. Quanto a todas as opiniões que não danificam as raízes do cristianismo, nós pensamos e deixamos pensar.
Oh! Previna-se daqueles professores de mentiras, que impingiria isto sobre você, como Cristianismo! Não os leve em consideração, embora eles venham até você, com toda o engano da iniquidade; com toda lisura da linguagem; toda decência; sim, beleza e elegância de expressão; todas as declarações de boa vontade sincera para com você, e reverência para com as Santas Escrituras. Mantenha o plano da velha fé, “uma vez, entregue aos santos”, e entregue pelo Espírito de Deus aos nossos corações. Conheça a sua enfermidade! Conheça a sua cura! Você nasceu no pecado: Por conseguinte, você deve nascer de novo; nascer de Deus. Pela natureza, você é totalmente corrupto. Pela graça, você está totalmente renovado. Em Adão, todos morreram: No segundo Adão, em Cristo, todos fomos trazidos à vida. Você que estava morto nos pecados, Ele tem vivificado. Ele já deu a você o princípio da vida; até mesmo a fé Nele, que o amou e deu a Si mesmo por você! Agora, vai de fé em fé, até que toda a doença será curada; e toda aquela mente que esteve em Jesus Cristo, esteja também em você.
Vocês não têm a nada a fazer, senão ganhar almas. Portanto, gastem e sejam gastos nesta obra. John Wesley. Conferência em Bristol – 1745.
Nem a nossa fé nem a nossa salvação vêm de nós, isto é dom de Deus, um dom gratuito e imerecido.
Sem o Espírito de Deus não podemos fazer nada a não ser acrescentar pecado sobre pecado.
Antes de Deus fazer uma grande obra através de nós, Ele fará uma grande obra em nós!
A oração é fôlego da nossa vida espiritual.
Sermão Causas da Ineficiência do Cristianismo, de 1789.
A oração é oxigênio da alma.
Sermão “Causas da Ineficiência do Cristianismo”, de 1789.
Assim como uma pessoa não pode parar de respirar, também não pode parar de orar.
Sermão “Causas da Ineficiência do Cristianismo” de 1789.
O verdadeiro caminho para o céu é o caminho estreito. Assim há outra regra simples e certa: “Os que não ensinam a andar num caminho estreito, o qual é único, são falsos profetas.”
Oh! Quão livremente Deus ama o mundo! Quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu pelos ímpios. Quando estávamos mortos em nossos pecados, Deus nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós. E quão livremente com Ele, Ele dá todas as coisas! Verdadeiramente, a GRAÇA LIVRE é tudo em todos!
Nossos pecados foram a causa dos sofrimentos dele. Os sofrimentos dele foram os efeitos penais dos nossos pecados. “O castigo da nossa paz”, a punição necessária para consegui-la repousava “sobre ele” que se submeteu livremente a isso: “E com as chicotadas que ele sofreu” (mais uma vez, uma parte de seus sofrimentos em favor do todo) “fomos curados”; o perdão, a santificação e a salvação final foram comprados e concedidos a nós. Todo castigo é aplicado por alguma falta. A falta que repousa sobre Cristo não era dele, mas nossa; e era indispensável reconciliar o legislador ofendido com as criaturas culpadas de ofensa. Por isso, “o senhor pôs sobre si a iniquidade de todos nós”; isto é, a punição devida por nossa iniquidade.
Somente a Graça! Todas as bênçãos que Deus concedeu ao homem são de Sua mera graça, generosidade ou favor. Seu livre e imerecido favor, favor completamente não merecido, o homem não tendo reivindicação a menor de Suas misericórdias. Foi graça livre que formou o homem do pó da terra, e soprou nele uma alma vivente e estampou naquela alma a imagem de Deus.
Seja qual for a bondade que haja no homem, ou tenha sido praticada pelo homem, Deus é o autor e o praticante dela.
”Sem mim nada podeis fazer!” absoluta, positivamente nada! Nele todas as coisas vivem e se movem, bem como têm o seu ser; Ele não é somente a verdadeira primeira causa, contendo todo o arcabouço da criação, mas também o princípio interno, sustentador e ativo, na verdade, o único agente no universo. Os espíritos criados necessitam de que Ele lhes comunique uma fagulha da sua natureza ativa e de movimentos próprios. Mas de modo mais especial, “vós nada podeis fazer” de reto, de sábio, de bom, sem a agência direta e imediata da Primeira Causa.
Graça Divina: Ela é gratuita a todos aos quais ela é dada. Ela não depende de qualquer força ou mérito no homem, nem em nível algum, nem no todo, nem em parte. Ela não depende, em nenhum sentido, das boas obras ou justiça do receptor, nem de quaisquer coisas que ele (a) tenha feito ou quaisquer coisas que ele (a) seja. Ela não depende de esforços. Ela não depende de sua boca índole, desejos bons, propósitos bons e intenções boas, pois todos estes fluem da Graça Livre de Deus. John Wesley – “Free Grace”, IN, ED. Albert C. Outet. Nashville: ABINGDON, 1985. V.3, P.545.
Dedique a primeira hora da manhã para orar em lugar privado e ler ordenadamente as Escrituras.
O amor é a finalidade de cada mandamento divino.
Aquilo pela qual não podemos orar, também não deveríamos desejar.
Reserve uma parte de cada dia para cultos individuais. Você pode adquirir o gosto que não tem agora; o que é entediante a princípio pode com tempo, se transformar em prazer. Quer você goste disso ou não, leia e ore diariamente. Isso é para sua vida; não há outro meio, do contrário você será uma pessoa frívola a vida inteira […] e superficial. Seja justo com a sua própria alma; dê-lhe tempo e meios para crescer e não continue a se matar de fome.
Quer você goste disso ou não, leia e ore diariamente.
Senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo somente em Cristo para a salvação; e uma esperança me foi dada; de que em Cristo meus pecados foram perdoados e me salvou da lei e da morte.
Fé e razão precisam andar de mãos dadas, fé demais é fanatismo e razão demais é incredulidade.
Mais do que todos os inimigos eu temo o inimigo que há dentro de mim.
A fé genuína é a certeza em Deus de que seus pecados estão perdoados, através dos méritos de Cristo, e você está reconciliado para o favor de Deus.
Um homem, primeiro, tem que renunciar a si mesmo; para que seja edificado em Cristo; e, para que seja aceito, por meio dele, ele rejeita completamente toda a convicção da carne; e, tendo nada a pagar, não tendo confiado em suas próprias obras, ou retidão de alguma espécie, ele vem até Deus, como um pecador perdido, miserável; assolando a si mesmo, condenando a si mesmo, incompleto, impotente; como alguém cuja boca foi terminantemente calada, e que está completamente culpado diante de Deus. De tal senso de pecado, da convicção plena, como nenhuma palavra pode expressar, de que apenas de Cristo vem à salvação, e do sincero desejo dessa salvação, deve proceder à fé viva, a confiança Nele, que, através de sua morte, pagou nosso resgate, e cumpriu a lei, em sua própria vida.
Quem tu pensas que és para retificares as palavras de Deus? Para que acrescentes às palavras desse livro? Toma cuidado, eu imploro a ti, para que Deus não acrescente a ti todos os flagelos que estão escritos nele! Especialmente, quando o comentário que tu acrescentas é tal, que desdiz completamente o texto: De maneira que, por meio desse método ardiloso de engodo, as promessas preciosas estão terminantemente perdidas; por meio desse ardil e subterfúgio de homens, a palavra de Deus é feita sem efeito algum. Toma cuidado, tu que, assim, tiras das palavras deste livro; que, removendo o significado e espírito inteiro delas leves somente o que pode ser, realmente, denominado letra morta, para que Deus não remova tua parte do livro da vida!
Faça o bem ao faminto e sedento de todas as maneiras possíveis, a todos os homens; o regozijar-se em dar e se dar a eles, por todo filho do homem; não buscando recompensa no mundo, mas apenas na ressurreição do justo.
Faça com que toda a sua vida seja uma tarefa de amor.
Pode alguém ser justificado a não ser pela fé? Ninguém pode!
Eu vejo todo o mundo todo como minha paróquia; desse modo eu acho, que em qualquer parte dele que eu estiver, julgo correto, próprio e meu sagrado dever proclamar, para todos os quiserem ouvir, as boas novas da salvação.
Não há necessidade de se entrar em discussão quando alguém falar algo errado, nem ainda trair a verdade, há um caminho intermediário. Você pode simplesmente dizer: “Eu creio de outro modo; mas penso e deixo que pensem; não sou a favor de contendas sobre este ou outro assunto”.
Eu penso e deixo que pensem.
Não sou ninguém, não tenho nada e não posso nada. Pois quando estou vazio de mim mesmo, então sei com certeza que nem amigos, nem inimigos, nem qualquer criatura podem me impedir de ser tomado de toda a plenitude de Deus.
Mantenha-se à maior distância da tentação e evite cuidadosamente todas as oportunidades do mal.
Entristeço-me ao pensar como o santo nome pelo qual somos chamados seja blasfemado entre os pagãos porque veem cristãos descontentes, cristãos irascíveis, cristãos ressentidos, cristãos mundanos, sim, enquanto veem cristãos julgando uns aos outros, ridicularizando uns aos outros, falando mal uns dos outros, aumentando em vez de carregarem as cargas uns dos outros.
Quando Deus perdoa um pecador com o coração partido e pesaroso, Sua misericórdia O obriga a um outro ato – testemunhar ao seu espírito que Ele o perdoou.
A tentação que me assalta não é maior que a graça que me é concedida.
A partir de agora não falem de qualquer pessoa ausente, mas somente de Deus e de nossas almas.
Toda religião está concentrada em um ponto, nestas palavras: “andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós”. Tudo está contido no amor humilde, gentil e paciente.
Que eu possa ter uma compreensão cristã do que é realmente o Teu amor e traduzi-lo para o meu próximo.
Eu estava totalmente convencido do que já suspeitava (…) de que a grande razão pela qual os dons milagrosos foram tão logo retirados não foi apenas porque a fé e a santidade estavam quase perdidas, mas que homens ortodoxos, secos e formais começaram a ridicularizar quaisquer que foram os dons que eles próprios não tivessem, e condená-los a todos como loucura ou impostura.
Quando tiveres de realizar qualquer ação, considera como Deus a fez, ou como a faria; imita o Seu exemplo.
Os pecados de um homem sem Cristo são mais do que podemos contar, mais numerosos do que os cabelos da tua cabeça. Quem pode contar a areia da praia, ou as gotas da chuva ou os pecados de um homem sem Cristo?
Sermões: “O caminho do Reino”, II 2-3 (5,1,156-57).
Esses são os traidores tanto de Deus quanto do homem. Esses não são outros do que os primogênitos de satanás; os filhos mais velhos de Apollyon, o Destruidor. Esses estão muito acima da categoria dos degoladores comuns; já que eles são assassinos das almas dos homens. Eles estão continuamente povoando os reinos da noite; e quando eles seguirem as pobres almas que eles destruíram, o inferno se moverá nas profundezas para encontrá-los na sua vinda!
Sermão do Monte, Parte XII.
Em todos os momentos, ó Senhor, necessito dos méritos da Tua morte.
Cartas a “Srta. March” (IV, 208).
O Reino do Céu e o Reino de Deus são expressões sinônimas.
Notas: “Mateus 3:2”
A falta que mais prevalece entre os Metodistas é o serem eles muitos exteriorizados em religião. Nós nos esquecemos continuamente de que o Reino de Deus está dentro de nós, e de que o nosso princípio fundamental é que somos salvos pela fé, alcançando toda a santidade interior, não pelas obras nem por qualquer coisa externa.
Cartas “A John Valton”, (V, 289).
A santidade e a felicidade reunidas uma à outra, são às vezes chamadas nos escritos inspirados de “o Reino de Deus”, como o foi por nosso Senhor no texto, e às vezes de “o Reino do Céu”. Chama-se o Reino de Deus, porque é o fruto imediato do reinado de Deus na alma.
Sermões: “O Caminho do Reino”, 1, 12-13 (S, 1, 154-55).
A todos os que têm a religião de Jesus Cristo é impossível escondê-la. Nosso Senhor tornou isto claro através de uma dupla comparação: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte”, Vós, cristãos, “sois a luz do mundo” quanto aos vossos sentimentos e ações. A vossa santidade vos torna tão visíveis quanto o sol ao meio-dia. Como não podeis sair do mundo, assim não podeis ficar nele sem serdes vistos por toda a humanidade. Não podeis fugir dos homens; e enquanto estais no meio deles, é-vos impossível esconder a vossa humanidade e mansidão e as outras disposições a que aspirais, para serdes perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito.
Sermões: “Sobre o Sermão do Monte: IV”, 11,2, 4 (S,I, 388-89).
O amor não pode ser escondido assim como a luz, e menos ainda quando ele brilha nas ações, quando vós o exercitais nas obras de beneficência de toda espécie. Pensar em ocultar-se uma grande cidade; sim, assim como não se pode ocultar uma cidade construída sobre um monte, assim não se pode fazê-lo com aquele que é zeloso, santo e ativo no amor a Deus e ao próximo.
Sermões: “Sobre o Sermão do Monte: IV”, 11,2, 4 (S,I, 388-89).
Como é a Sua majestade assim é a Sua misericórdia.
“A predestinação calmamente considerada”, 84 (X, 256).
(Deus) não odeia a qualquer das coisas feitas por Ele.
Sermões: “Sobre a vida sem Deus”, 14-15 (J, VII, 353-54).
Alimento e vestuário eu tenho, e lugar onde descansar minha cabeça. Tenho o que e necessário para a vida e a piedade… Os reis da terra não me podem dar mais. Quanto ao ouro e a prata considero-os como refugo… Temo somente que qualquer resquício dessas coisas materiais se prenda a mim e ficasse impossibilitado de lança-lo fora antes que meu espírito volte para Deus… Ouvi, vos isto, todos vos que descobristes os tesouros que deverei deixar depois de minha morte: se eu deixar mais que dez libras, além de minhas dívidas e meus livros, e o que houver para ser pago por conta deles, vos e toda a humanidade sereis testemunhas contra mim que morri ladrão e salteador.
Aqueles que dizem ter certeza da obra do Espírito devem, também, mostrar os frutos do Espírito em suas vidas.
Economizo tudo o que posso e dou tudo o que posso, isto é, tudo o que tenho.
Não devemos
submeter-nos ao que a razão ou a experiência mostra que é prejudicial à saúde.
A negligência da oração é um grande obstáculo à santidade.
Deus não fala como homem, mas como Deus. Seus pensamentos são muito profundos, e daí o serem suas palavras de inexaurível virtude.
Deixai que o amor encha o vosso coração, e isso é o suficiente!
A regra geral da interpretação da Escritura é esta: o sentido literal de cada texto deve ser tomado se ele não contraria algum outro texto. Mas, nesse caso, o texto obscuro deve ser interpretado por outros que falem de modo mais claro.
A primeira prioridade da minha vida é ser santo, e o segundo objetivo da minha vida é ser um acadêmico.
A graça ou amor de Deus… Não depende de sua [homem] boa disposição, ou bons desejos, ou bons propósitos e intenções; pois todas estas coisas fluem da livre graça de Deus; elas são apenas as correntes, não a fonte. Elas são os frutos da livre graça, e não a raiz. Elas não são a causa, mas os efeitos dela.
Esta é a blasfêmia claramente contida no decreto horrível (O Decreptum Horribile) da predestinação! E aqui eu fixo meu pé. Sobre isto eu discuto a opinião de quem a afirme. Você representa Deus como pior do que o diabo; mais falso, mais cruel, mais injusto. Mas você diz que irá prová-la pela Escritura. Espere! O que você irá provar pela Escritura? Que Deus é pior do que o diabo? Não pode ser.
Se, então, você diz que Cristo chama aqueles que não podem vir; aqueles que Ele sabe ser incapazes de vir; aqueles que Ele pode capacitá-los a vir, mas não os capacitará; como é possível descrever maior insinceridade? Você representa Cristo como zombando de suas criaturas desamparadas, oferecendo o que Ele nunca pretende dar.
Esta doutrina manifesta e diretamente tende a subverter toda a Revelação Cristã, a mesma coisa ela faz, por evidente consequência, ao fazer a Revelação contradizer-se. Pois ela está fundamentada em tal interpretação de alguns textos (mais ou menos, isto não interessa) que categoricamente contradiz todos os outros textos, e de fato toda a extensão e tendência geral da Escritura.
Nenhuma escritura pode significar que Deus não seja amor, ou que sua misericórdia não seja sobre todas as suas obras; isto é, o que quer que ela prove, nenhuma escritura pode provar a predestinação.
Sim, o decreto já foi feito; e aconteceu antes da fundação do mundo. Mas que decreto? Certamente este: “Eu colocarei diante dos filhos dos homens a vida e a morte, a bênção e a maldição. E a alma que escolher a vida viverá, assim como a alma que escolher a morte morrerá.”
Ela é lâmpada para os pés do cristão, bem como luz para todos os seus caminhos. Ele a recebe como a sua única regra do que é justo e do que é errado, de tudo aquilo que é realmente bom ou mau. Ele nada tem como bom senão aquilo que nela se contém, quer diretamente ou por simples consequência; nada tem como mau senão o que ela proíbe, quer claramente ou por inferência inegável. Tudo que a Escritura não proíbe nem ordena quer diretamente ou por simples consequência, ele crê que seja de natureza indiferente, nem bom nem mau em si mesmo; esta é a regra total e única pela qual a sua consciência é dirigida em todas as coisas.
A razão, sabendo que a revelação divina é de fato divina, já está convencida de que ela excede a toda certeza humana.
Todos quanto desejam a Graça de Deus devem esperar por ela através dos meios que Deus tem provido.
Deus, há debaixo do sol algo que luta contigo meu coração partilhar? Arranca-o e reina Tu como Único Dono e Senhor dele!
Muitos acham que serão felizes com Deus no céu, mas ser feliz com Deus na terra nunca entrou em seus pensamentos.
Deus reina; tudo que se encontra na alma é santidade ao Senhor. Não há em seu coração qualquer motivo que não esteja de acordo com a vontade divina.
Fixe seus olhos na esperança abençoada do seu chamado, e faça todas as coisas do mundo servirem a ela.
As tribulações são evidências do amor paterno, e através delas somos preparados para uma felicidade maior.
John Wesley Brasil
O vício não perde seu caráter apenas por entrar na moda.
John Wesley Brasil
Você sabe o que religião? É a participação da natureza Divina, a vida de Deus na alma do homem: Cristo formado no coração, Cristo em você, a esperança de glória, felicidade e santidade; o céu começa na terra; um reino de Deus em você.
Melhor é a pobreza honesta do que todas as riquezas trazidas pelas lágrimas.
Não permita que sua fraqueza e insensatez, ou o que você ainda não tem forças para evitar, abalem sua fé, sua confiança em Deus, ou que isso tire sua paz e alegria no Senhor.
A salvação não é algo distante, é uma coisa presente, uma bênção da qual, pela livre misericórdia de Deus, você agora possui.
Deve-se notar cuidadosamente que a fé que não traz arrependimento, amor e todas as boas obras, não é aquela fé certa e viva, mas uma fé morta e diabólica.
Conheça a sua doença! Conheça a sua cura! Você nasceu em pecado, portanto, deve nascer de novo, nascer de Deus.
Quem renuncia a razão, renuncia a religião; a religião e a razão andam de mãos dadas; toda religião irracional é falsa.
Sobre os dons Espirituais John Wesley afirmou:
“Talvez o perigo seja, considerá-las muito pouco, condená-los completamente; imaginar que não havia nada de Deus neles, e eram um obstáculo à sua obra… isso não deveria nos fazer negar ou subestimar a verdadeira obra do Espírito. A sombra não é a depreciação da substância nem a falsificação do diamante real”.
“Eu não me recordo de nenhum texto da Escritura onde somos ensinados que os milagres devam ser confinados dentro dos limites da era apostólica… ou qualquer período de tempo, maior ou menor, até a restituição de todas as coisas”.
Comecei a orar com todas as minhas forças por aqueles que tiveram de uma maneira especial, rancorosamente me usado e perseguido.
Aquele que vai reinar com Cristo no céu deve ter Cristo reinando nele na terra.
Pode-se dizer que a oração é o folego da nossa vida espiritual.
Os termos da aceitação do homem caído são arrependimento e fé. Arrependei-vos e crede no Evangelho!
Precisamos andar com Deus e com a Sua palavra se quisermos ficar de pé. Pois, só a Escritura tem palavras de Vida Eterna.
Sofrimento e tristeza estão sempre ao nosso redor, mas Tu podes transformar essas coisas que afligem nossos corpos e provam nossas almas em bênçãos que nos farão santos e aceitáveis a Ti. John Wesley – Carta para Sra. Miss Bolton
Dá-me a visão da Cidade Eterna. Que eu possa manter meus olhos fixos nela até que, enfim, eu vá estar Contigo e com aqueles que eu tenho amado há muito tempo e perdi por um pouco. John Wesley – Carta para Sra. Miss Bolton
A graça ou amor de Deus, a fonte de nossa salvação, é livre em todos, e livre para todos. Não depende de qualquer poder ou mérito no homem; não, não em qualquer medida, nem no todo, nem em parte. Não depende de qualquer forma das boas obras ou da justiça do recebedor, nem de qualquer coisa que ele tenha feito, ou de qualquer coisa que ele é. Não depende de seus esforços. Não depende de sua boa disposição, ou bons desejos, ou bons propósitos e intenções; pois todas estas coisas fluem da livre graça de Deus; elas são apenas as correntes, não a fonte. Elas são os frutos da livre graça, e não a raiz. Elas não são a causa, mas os efeitos dela. Tudo de bom que esteja no homem, ou que seja feito pelo homem, Deus é o seu autor e doador. Dessa maneira é Sua graça livre em todos; isto é, de nenhum modo dependendo de qualquer poder ou mérito no homem, mas em Deus somente, que livremente nos entregou Seu próprio Filho, e com Ele livremente nos dá todas as coisas. John Wesley – Sermão Graça Livre
Se você perguntar, “Então por que todos os homens não são salvos”? Toda a lei e o testemunho respondem: Primeiro, não por causa de qualquer decreto de Deus; nem porque é seu prazer que eles devessem morrer; pois, “Vivo eu, diz o Senhor Deus,” “não tenho prazer na morte de ninguém.” (Ez 18.3, 32.) Qualquer que seja a causa de seu perecimento, não pode ser sua vontade, se os oráculos de Deus forem verdadeiros; pois eles declaram, “O Senhor não quer que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”; (2Pe 3.9;) “Ele quer que todos sejam salvos.” E eles, Segundo, declaram o que é a causa de todos os homens não serem salvos, a saber, que eles não serão salvos: Assim nosso Senhor expressamente disse: “Não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.40). “O poder do Senhor estava com ele para curá-los,” mas eles não serão curados. “Eles rejeitam o conselho,” o misericordioso conselho, “de Deus contra si mesmos,” como fizeram seus obstinados antepassados. E por isso eles são inexcusáveis; porque Deus salvá-los-ia, mas eles não serão salvos: Esta é a condenação: “Quantas vezes quis eu ajuntá-los, e não o quiseste!” (Mt 23.37.). John Wesley – Sermão Graça Livre
Dessa forma, manifestamente, esta doutrina (predestinação calvinista) tende a arruinar toda a Revelação Cristã, fazendo-a contradizer-se; dando tal interpretação de alguns textos que o alvo e tendência da Escritura; – uma prova abundante completamente contradiz todos os outros textos, e na verdade todo de que não é de Deus. John Wesley – Sermão Graça Livre
Se estivesse decretado infalivelmente desde a eternidade que certa parte da humanidade se salvaria e ninguém mais, e uma grande maioria nascesse para a morte eterna, sem mesmo a possibilidade de evitá-la, estaria isto de acordo com a justiça divina, ou a misericórdia? Será misericórdia prescrever a uma criatura a miséria eterna? Que Deus fosse o autor do pecado e da injustiça… é uma contradição das ideias mais claras que temos a respeito da natureza e da perfeição divinas. John Wesley – O Despertamento Religioso de John Wesley, Pastoral Benett, James Richard Joy.
Do mesmo modo é impossível impedirmos que a nossa religião seja vista, a menos que nós a atiremos fora; é vão o pensamento sobre ocultar-se a luz, a menos que a extingamos. Certamente uma religião secreta, que os outros não veem, não pode ser a religião de Jesus Cristo. Toda religião que possa manter-se oculta não é cristianismo. Se um cristão pudesse ocultar-se, ele não poderia ser comparado a uma cidade sobre o monte, à luz do mundo, ao sol que brilha no céu e é visto por todo o mundo embaixo. Portanto, nunca entre no coração daquele que foi renovado por Deus no espírito da sua mente o ocultar aquela luz, o conservar a sua religião para si mesmo, considerando-se especialmente que não somente é impossível esconder-se o verdadeiro cristianismo, como também é absolutamente contrário aos desígnios do seu grande autor. John Wesley – Sermões: “Sobre o sermão do monte: IV”, 11,2, 4 (S,I, 388-89).
O mundo pode não cumprir a Bíblia, mas a Bíblia se cumprirá no mundo.
O Espírito Santo faz as coisas na hora certa. Tenha sede e não ansiedade.
Na Ortodoxia e Escrituras Sagradas a EXPIAÇÃO é ILIMITADA e a REDENÇÃO LIMITADA! A EXPIAÇÃO precede a REDENÇÃO, visto que sem EXPIAÇÃO pelo sangue não há perdão do pecado (Redenção – Lv 4.35). Jesus não fez REDENÇÃO pelo Mundo, mas EXPIOU o pecado do MUNDO, para que TODOS os que crerem sejam REDIMIDIDOS, uma vez que “todos pecaram” (Rm 3.23), e Deus AMOU a todos os pecadores (Jo 3.16; Rm 11.32), desejando que todos sejam salvos (1º Tm 2.4). Mas a salvação só se realiza EFICAZ e EFETIVAMENTE na vida do pecador quando este crê no Redentor (Jo 5.24; Rm 5.19; Hb 5.8,9). Se a REDENÇÃO e não a EXPIAÇÃO fosse ILIMITADA em sua extensão, o universalismo seria bíblico, visto que o Senhor Jesus provou a morte por todos os homens (Jo 1.9; Tt 2.11; 1 Jo 2.1,2; 1º Tm 2.4-6; Hb 2.9; Rm 11.32).
As palavras são necessárias, as frases podem ter erros, mas os pensamentos são eternos.
Considero o mundo inteiro como a minha paróquia.
Eu creio que a santificação seja a vida de Deus na alma do homem, uma coparticipação da natureza divina (2 Pe 1.14), o sentimento que houve em Cristo (Fp 2.5), ou a renovação do nosso coração segundo a imagem daquele que nos criou (Cl 3.10)
Por que toda vida eu faço as mesmas coisas e cometo os mesmo erros se sei que estes erros vão me deixar mal?
Todo cristão deve estar pronto para morrer, ou para pregar.
Faça todo o bem que puder,
Por todos os meios que puder,
De todas as maneiras que você pode,
Em todos os lugares que você puder,
Em todas as vezes que você puder,
Para todas as pessoas que você puder,
Enquanto você pode sempre.
Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.
Cuidado para não ser tragado pelos livros! Um grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento.
Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.
Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder.
A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.
Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo.
Embora não possamos pensar do mesmo modo, não podemos amar de maneira igual? Não podemos ter um só coração, ainda que não tenhamos uma opinião só?
Qualquer que seja a causa natural, o pecado é a verdadeira causa de todos os terremotos.
Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.
Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente.
Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe explicarei a Trindade.
Ponha fogo no seu sermão ou ponha seu sermão no fogo.
Tua tarefa única na terra é esta: salvar almas.
Senhor, não permita que eu viva inutilmente.
O verdadeiro conhecimento de Deus está acima da razão, mas não contra a razão.
O que quer que um homem possa fazer pela sua salvação não é a causa, mas o efeito da graça. Deus é o gerador e causador de todo bem que está no homem ou é praticado por ele.
Todo conhecimento que você deseja ter, está em um único livro: a bíblia.
Busquem a felicidade em Cristo e só Nele. Cuidem-se de não se apegar ao pó. Essa terra não é o destino de vocês.
Levanto pela manhã e presto continência para o capitão de minha salvação e pergunto, quais são as ordens hoje?
A Graça ou amor de Deus é a fonte da nossa salvação, é LIVRE em TODOS, e LIVRE para TODOS!