Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.
A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.
A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.
A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.
É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio.
O mesmo acontece ao mérito e à inocência: perde-se, desde que deles nos sustentemos.
Belo, é tudo quanto agrada desinteressadamente.
O desejo é a autodeterminação do poder duma pessoa pela imaginação dum fato futuro, que seria o efeito desse poder.
O princípio da finalidade não é constituitivo, mas regulador.
A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor.
Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.
É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.
A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços.
Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.
O homem é o único animal que precisa de trabalhar.
Age de tal forma que a máxima do teu querer possa valer em todo o tempo também como princípio de uma legislação geral.
Quanto mais amor temos, tanto mais fácil fazemos a nossa passagem pelo mundo.
Lembra-te de esquecer.
O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.
A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência a debilidade do forte.
Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário.
Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.
A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação.
A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame.
Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.
Duas coisas povoam a mente com uma admiração e respeito sempre novos e crescentes: o céu estrelado por cima e a lei moral dentro de nós.
A inumanidade que se causa a um outro destrói a humanidade em mim.
Se vale a pena viver e se a morte faz parte da vida, então, morrer também vale a pena…
Lembre-se de esquecer…
A simples consciência, mas empiricamente determinada, da minha própria existência prova a existência dos objectos no espaço fora de mim.
Acredite em milagres, mas não dependa deles.
Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter.
Se uma coisa é boa por si só, ela não depende de qualquer resultado.
Cada coisa tem o seu valor; ser humano, porém tem dignidade.
O que é o Iluminismo? O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! – esse é o lema do Iluminismo.
Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.
Pensamentos sem conteúdos são vazios; intuições sem conceitos são cegas.
O sonho é uma arte poética involuntária.
Sapere aude; tenha coragem de fazer uso do seu próprio entendimento.
Ouse saber!
(Sapere aude)
É precisamente ao conhecer seus limites que a filosofia existe.
Entre todas as coisas magníficas da criação de Deus, duas deixam para trás as outras; uma está acima de nós – a imensidão dos céus estrelados; a outra dentro de nós – o espírito do homem.
É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia.
O céu estrelado por sobre mim e a lei moral dentro de mim.
Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público.
Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.
A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem.
No reino dos fins, tudo tem ou um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem preço, pode ser substituída por algo equivalente; por outro lado, a coisa que se acha acima de todo preço, e por isso não admite qualquer equivalência, compreende uma dignidade.
A liberdade é conseguida obedecendo à lei ou confrontando-a?
Há uma lógica curiosa e convincente, mesmo no mais perverso pensamento humano.
O belo é o que agrada universalmente ainda que não se possa justificar intelectualmente.
A razão, assim, se aproxima da natureza não como um aluno, que ouve tudo aquilo que o professor se decide a dizer, mas como um juiz que obriga a testemunha a responder questões que ele formulou.
O homem só pode ser homem mediante a educação.
Amizade é como café, uma vez frio nunca mais volta ao seu tamanho original, mesmo aquecido.
Ouse pensar por si mesmo.
Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar.
Os actos humanos são aqueles que são pensados, antes de realizar.
O homem pode conhecer só o fenômeno e não o númeno.
Você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas.
Os homens libertam-se pouco a pouco da brutalidade, quando de nenhum modo se procura intencionalmente nela os conservar.
O que merece respeito em mim, é que sou capaz de obedecer. E com vocês não será diferente.
Nas trevas, a imaginação trabalha mais ativamente do que em plena luz.
Aparência designa a presentação de um objecto admitido como diferente do que é na realidade.
A lógica não pode ir mais além; nenhuma pedra de toque lhe permite descobrir o erro que atinge não a forma, mas o conteúdo.
Que esta lei consigna à minha existência, e que, em vez de ser limitada às condições e aos limites desta vida, se alarga até ao infinito.
Esclarecimento é a saída do homem da menoridade pela qual é o próprio culpado. Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia. O homem é o próprio culpado por esta incapacidade, quando sua causa reside na falta, não de entendimento, mas de resolução e coragem de fazer uso dele sem a direção de outra pessoa. Sapere aude! Ousa fazer uso de teu próprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento.
Sapere aude (ousai saber)
Se prestarmos atenção ao que se passa em nós mesmos sempre que transgredimos qualquer dever, descobriremos que, na realidade, não queremos que a nossa máxima se torne lei universal, porque isso nos é impossível; ao contrário dela é que deve universalmente continuar a ser lei; nós tomamos apenas a liberdade de abrir nela uma exceção para nós.
Ousa pensar!
O que não podemos curar devemos suportar.
Virtude e dever são duas coisas diferentes.
O dever é uma coerção, a virtude uma liberdade.
Ambas necessárias, claro, solidárias uma com a outra evidentemente, mas antes complementares.
O sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca.
Se o homem faz de si mesmo um verme, ele não deve se queixar quando é pisado.
Eu não digo que os corpos parecem simplesmente seres externos ou que minha alma parece simplesmente dada na minha autoconsciência, quando afirmo que as qualidades do espaço e do tempo – segundo as quais, como condição da sua existência, coloco aqueles e esta – estão no meu modo de intuir e não nesses objetos. Seria um erro meu se transformasse em mera ilusão (Schein) aquilo que devo considerar como fenômeno.
Tudo o que não puder contar como fez, não faça!
A partir do dia em que o homem começa a falar em primeira pessoa, ele passa a pôr seu querido eu na frente de tudo, e o Egoísmo progride incessantemente, sub-reptícia ou abertamente.
A Ignorância é inculpável nas coisas cujo conhecimento ultrapassa o horizonte comum, mas é culpável nas coisas cujo saber é necessário e atingível.
Existem almas, que são por sua própria natureza tão generosas que encontram um prazer interior em espalhar a felicidade ao redor de si e se regozijam na satisfação sentida pelos demais quando percebem que esta foi o resultado de suas próprias ações.
Age somente segundo uma máxima tal que possas querer ao mesmo tempo que se torne uma lei universal.
Para ser, fazer.
Se não ama, faça como se amasse.
Tudo tem um ou um preço ou uma dignidade. Pode-se substituir o que tem um preço por seu equivalente; em contrapartida, o que não tem preço – portanto, o que não tem equivalente – é o que possui uma dignidade.
Experiência é percepção compreendida.
Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas… somente a partir de sua união pode surgir a cognição.
Não há virtude tão forte que esteja a salvo da tentação.
A razão humana é atormentada por questões que não pode rejeitar, mas também não pode resolver
Duas coisas enchem o ânimo de admiração e respeito, sempre novos e crescentes, quanto com mais freqüência e aplicação se ocupa delas a reflexão: o céu estrelado sobre nós e a lei moral dentro de mim.
“A educação é o desenvolvimento no homem de toda a perfeição de que sua natureza é capaz.”
As qualidades sublimes infundem respeito; as belas amor.
“Não se pode aprender filosofia, tão só se pode aprender a filosofar.”
“A liberdade é aquela faculdade que aumenta a utilidade de todas as demais faculdades.”
“Voltaire disse que o céu nos tinha dado duas coisas para equilibrar as numerosas desgraças da vida: a esperança e o sonho. Podia ter acrescentado o riso.”
“O direito é a coação universal que protege a liberdade de todos.”
“O Estado cumpre o seu objetivo quando assegura a liberdade de todos.”
“A religião é o reconhecimento de todos os nossos deveres como preceitos divinos.”
“Como o caminho terreno está semeado de espinhos, Deus deu ao homem três dons: o sorriso, o sonho e a esperança.”
“É absolutamente necessário persuadir-se da existência de Deus; mas não é necessário demonstrar que Deus existe.”
“Mesmo que tenhas tempo para viajar, dons para os estudos e a esperança de fazer descobertas, casa-te do mesmo modo. Tu não te arrependerás, ainda que isso te impeça de conheceres todo o globo terrestre, de te exprimires em muitas línguas e de compreenderes o espaço celeste; pois o casamento é e continuará a ser a viagem da descoberta mais importante que o homem pode empreender; qualquer outro conhecimento da vida, comparado ao de um homem casado, é superficial, pois ele e só ele penetrou verdadeiramente na existência.”
A morte, ninguém pode experimentá-la em si mesma (pois experimentar é da alçada da vida), só é possível percebê-la nos outros.
“A moral conduz, pois, inevitavelmente à religião; por esta estende-se, fora do homem, à ideia de um legislador moral poderoso, em cuja vontade é fim último (da criação do mundo) aquilo que, ao mesmo tempo, pode e deve ser o fim último do homem”
Negar a liberdade é tão impossível para a mais abstrusa filosofia quanto para a mais simples razão humana.
Duas coisas me inspiram profundo respeito: o céu no alto e o universo moral interior.
A preguiça de inúmeras pessoas faz com que elas prefiram seguir as pegadas dos outros a mobilizar as forças de seu próprio entendimento, semelhantes pessoas só se podem tornar cópias de outras e se todos fossem dessa espécie o mundo permaneceria sempre em um único e mesmo lugar.
Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca às leis morais a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.
O homem é um fim em si mesmo e, por isso, não pode ser tratado como objeto nem ser usado como meio de obtenção de qualquer objetivo, como a servidão.
A preguiça e a covardia explicam por que tantos homens (…) permanecem sob tutela ao longo da vida e por que é tão fácil para alguns homens estabelecerem-se como guardiões de todo o resto.
Sempre considere todo homem como um fim em si mesmo, e nunca o use meramente como um meio para seus fins.
A experiência é um conhecimento empírico, isto é, é um conhecimento que determina um objeto por percepções.
A faculdade de um ser de agir segundo as suas representações chama-se vida.
O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação.
Da madeira torta da humanidade, nenhuma coisa reta foi feita.
Garantir cada qual a sua própria felicidade é um dever (pelo menos indireto), pois na ausência de contentamento com sua própria situação, aquele que é molestado por muitos cuidados sem ter satisfeitas as suas necessidades poderia facilmente ser uma vítima da tentação de infringir seus deveres.
Age só segundo máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.
Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.
A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.
A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.
A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.
É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio.
O mesmo acontece ao mérito e à inocência: perde-se, desde que deles nos sustentemos.
Belo, é tudo quanto agrada desinteressadamente.
O desejo é a autodeterminação do poder duma pessoa pela imaginação dum fato futuro, que seria o efeito desse poder.
O princípio da finalidade não é constituitivo, mas regulador.
A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor.
Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.
É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.
A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços.
Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.
O homem é o único animal que precisa de trabalhar.
Age de tal forma que a máxima do teu querer possa valer em todo o tempo também como princípio de uma legislação geral.
Quanto mais amor temos, tanto mais fácil fazemos a nossa passagem pelo mundo.
Lembra-te de esquecer.
O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.
A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência a debilidade do forte.
Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário.
Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.
A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação.
A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame.