AutorEpicteto

Epicteto

As pessoas ficam perturbadas, não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.

Epicteto

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.

Epicteto

Nada de grande se cria de repente.

Epicteto

Não te alongues a contar as tuas façanhas, nem os perigos que terás passado; não podes querer que os outros tenham tanto prazer em escutar-te como tu em contá-los.

Epicteto

Não te digas filósofo nunca, nem fales em máximas na presença de ignorantes, mas age de acordo com essas máximas. Assim, num banquete, não ensines como é preciso comer, mas come de maneira conveniente.

Epicteto

Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará.

Epicteto

São as dificuldades que mostram os homens.

Epicteto

Se beberes água, não digas por tudo e por nada que bebes água.

Epicteto

Todo o grande poder é perigoso para um debutante.

Epicteto

Eu sou uma parte de tudo, tal como a hora é uma parte do dia.

Epicteto

Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas.

Epicteto

Desterra de ti desejos e receios e nada terás que te tiranize.

Epicteto

Qual é a primeira coisa que deve fazer quem começa a filosofar? Rejeitar a presunção de saber. De fato, não é possível começar a aprender aquilo que se presume saber.

Epicteto

Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.

Epicteto

A tua tarefa é a de representares corretamente a personagem que te foi confiada. Quanto a escolhê-la, depende de outro.

Epicteto

O nosso bem tal como o nosso mal não existem senão na nossa vontade.

Epicteto

Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for; quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.

Epicteto

A cada passo encontramos cãezinhos a brincar uns com os outros; parece que entre eles reina sincera amizade; mas se lhes atirardes um osso quando brincam, ei-los inimigos; pegam de rosnar, ameaçando, e daí a pouco dilaceram-se. Tal é, frequentemente, a amizade dos irmãos, de pais e de filhos.

Epicteto

Sucesso é encontrar aquilo que se tenciona ser e depois fazer o que é necessário para isso.

Epicteto

Na vida, não nos apresentamos a ninguém que possa confundir-nos e odiamos quem nos confunde.

Epicteto

Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda.

Epicteto

A felicidade não consiste em adquirir nem em gozar, mas sim em nada desejar, consiste em ser livre.

Epicteto

A alma reluta em ser privada da verdade.

Epicteto

Só a educação liberta.

Epicteto

O que me incomoda não é como as coisas são, mas como as pessoas pensam que as coisas são.

Epicteto

Se o problema possui solução não devemos nos preocupar com ele. E se não possui solução, de nada adianta nos preocuparmos.

Epicteto

Se você não pode falar bem de uma pessoa, é melhor não dizer nada.

Epicteto

O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila com as que tem.

Epicteto

Não tente fazer com que os fatos aconteçam como você quer, mas deseje que aconteçam como eles acontecem e você se sairá bem.

Epicteto

Na prosperidade é muito fácil encontrar amigos, na adversidade não há nada mais difícil.

Epicteto

O amor é cuidado em um peito ocioso, pejo no moço, vergonha na virgem, na mulher furor, no homem fogo e no velho riso.

Epicteto

As ovelhas não vão mostrar aos pastores o que comeram; pelo contrário, depois de bem digerido o pasto, dão-lhes lã e leite. Do mesmo modo não deves desperdiçar entre ignorantes, belas máximas; procura digerí-las e dá-las a conhecer por meio dos teus atos.

Epicteto

Quem acusa os outros pelos próprios infortúnios revela uma total falta de educação; quem acusa a si mesmo mostra que a sua educação já começou; mas quem não acusa nem a si mesmo nem aos outros revela que sua educação está completa.

Epicteto

Lembrai-vos que em toda festa tendes dois convivas a entreter – o corpo e a alma; e o que dais ao corpo, na realidade o perdeis. Mas o que dais à alma, permanece para sempre.

Epicteto

Se quiser melhorar, dê-se por feliz de ser considerado imbecil.

Epicteto

Teria Hércules sido o que foi sem as feras e malfeitores de que ele libertou a Terra?
Sem esses inimigos, de que teriam servido seus braços musculosos, sua força e seu valor, sua paciência invencível e todas as suas outras qualidades?

Epicteto

Quando alguém te contar o que de mal outro diz de ti, não te preocupes em refutar o que se diz, mas responde simplesmente: Quem disse isso de mim com certeza ignora os meus outros vícios, porque, de outra maneira, não se contentaria em dizer tais puerilidades.

Epicteto

Primeiro diga a si mesmo o que gostaria de ser e depois o que tem que fazer.

Epicteto

A primeira tarefa do filósofo é derramar a vaidade, pois é impossível ao homem aprender quando julga saber tudo.

Epicteto

Apenas os educados são livres.

Epicteto

Qualquer pessoa capaz de te irritar se torna teu mestre; ela consegue te irritar somente quando você se permite ser perturbado por ela.

Epicteto

Quando você decidiu que uma coisa tem que ser feita, e a está fazendo, nunca evite de ser visto fazendo-a, mesmo que uma multidão possa provavelmente julgá-la inapropriada. Pois se você não está agindo corretamente, evite o ato em si; se estiver agindo corretamente, no entanto, porque temer a censura errada?

Epicteto

O progresso moral não é um privilégio natural das elites nem é adquirido por acaso ou por sorte, mas através do trabalho de si mesmo – diariamente.

Epicteto

Primeiro aprenda o significado do que você diz, e então fale.

Epicteto

Dificuldades são coisas que mostram o que os homens são.

Epicteto

É um homem sensato aquele que não lamenta pelo que não tem, mas se alegra pelo que tem.

Epicteto

De todas as coisas que existem, algumas estão ao nosso alcance, e outras não.
Estão ao nosso alcance: o pensamento, os impulsos, o querer e o não querer – em uma palavra,
tudo aquilo cujo resultado são nossas próprias ações.
Mas existem coisas que surgem sem que possamos interferir. Neste caso, é preciso saber olhar – com sabedoria – o que se passa.
O que perturba o espírito do homem não são os fatos, mas o julgamento que fazem a respeito dos mesmos.
Não peça que tudo na sua vida siga o caminho de sua vontade.
Reze para que as coisas aconteçam como elas precisam acontecer e verá que tudo é muito melhor do que você estava esperando.

Epicteto

O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas. A morte, por exemplo, nada tem de terrível, senão tê-lo-ia parecido assim a Sócrates. Mas a opinião que reina em relação á morte, eis o que a faz parecer terrível a nossos olhos. Por conseguinte, quando estivermos embaraçados, perturbados ou penalizados, não o atribuamos a outrem, mas a nós próprios, isto é, às nossas próprias opiniões.

Epicteto

Quem te Injuria não te Injuria
Reconsidera o seguinte: quem te injuria não te injuria; quem te agride não te agride; quem te ultraja não te ultraja. Então quem te ultraja, agride e injuria? O juízo, o julgamento, a sentença de quem assim procede contigo – e também a tua opinião sobre o acto de que foste vítima. Assim, pois, quando alguém provocar a tua ira, sabe que essa tua opinião é que irado te torna. Sendo assim as coisas, não te precipites e doma as tuas ideias. Porque segura é uma coisa: se ganhares tempo e pausa a fim de ponderares o acontecido – então, facilmente, serás senhor de ti mesmo.

Epicteto

És impaciente e difícil de contentar. Se estás só, queixas-te da solidão; se na companhia dos outros, tu os chamas de conspiradores e de ladrões, e achas defeitos nos teus próprios pais, filhos, irmãos e vizinhos. No entanto, quando estás sozinho, deves falar em tranquilidade e liberdade e te considerares igual aos deuses. E quando estás em companhia numerosa, não a deves chamar de turba aborrecida ou ruidosa, mas de assembleia e tribunal, dessarte aceitando tudo com contentamento.

Epicteto

…não discutas como devem as pessoas comer, mas come como é devido. Pois corres o risco de vomitar o que digeriste mal. E quando alguém te disser que não sabes nada e tu não te apoquentares com isso, podes estar certo que estás finalmente no bom caminho.

Epicteto

Mas se crês teu o que unicamente é teu, e por estranho o que efectivamente estranho te é, então niguém te poderá constranger, nem tão pouco causar embaraços; não atacarás ninguém, a ninguém acusarás, nada farás contra a tua vontade; prejudicar-te, ninguém te prejudicará; e não terás um só inimigo – e prova disso é sobre ti a ausência de qualquer dano.

Epicteto

Traz sempre diante dos olhos a morte, desterros e tudo que se tem por trabalho, e mais que tudo a morte. E com isto nem terás nenhum pensamento baixo, nem desejarás nada com muita força.

Epicteto

Perca PragmáticaEm relação a qualquer coisa nunca digas: «Perdi-a»; diz, ao contrário: «Devolvi-a». Morreu-te o filho? Devolveste-o. Morreu-te a mulher?
Devolveste-a. O teu campo foi roubado? Foi também devolvido. Mas quem o roubou é um miserável? Que te importa por quem o retirou aquele que to dera?
Enquanto te deixam tais bens, toma conta deles como de um bem que pertence a outrem, como fazem os viajantes numa hospedaria.

Epicteto

Porque se um julga a verdade por mentira, não é por isso ofendida a verdade, senão o que a não conheceu.

Epicteto

…e se alguns te consideram alguém, desafia-te a ti próprio e desconfia de ti.

Epicteto

Tomarias ser livre e senhor de ti mesmo: para o que há um só caminho, que é o desprezo de todas as coisas que não estão na nossa mão.

Epicteto

Antes de teres apurado a razão que levou alguém a proceder daqueles modos, como podes tu saber, em boa verdade, se alguém procedeu bem ou mal? E só deste jeito, ó caro, não correrás o risco de te pronunciar sobre situações falsas tendo-as como situações verdadeiras.

Epicteto

Algo de semelhante ocorre com as moléstias da mente. Sempre ficam traços e empolas e, a menos que sejam efectivamente eliminadas, golpes subsequentes no mesmo local produzirão, não mais meras empolas, mas feridas. Se não queres ser propenso à ira, não lhe cultives o hábito; não lhe dês nada que possa contribuir para agravá-la. A princípio, fica quieto e conta os dias em que não estás irado: «Eu costumava irritar-me todos os dias; depois, dia sem dia não; mais tarde, a intervalos de dois dias e, logo em seguida, de três!» Se conseguires passar trinta dias sem te irares, faz um sacrifício aos Deuses, em sinal de agradecimento.

Epicteto

Tudo quanto possuis te parece pequeno; tudo quanto possuo me parece grande. O teu desejo é insaciável, o meu não. Olha a criança enfiando a mão num jarro de gargalo estreito tentando retirar as nozes e os figos ali contidos: se enche a mão, não a pode tirar, e põe-se então a chorar.
– Deixa algumas nozes e poderás tirar as restantes!
Tu também: deixa o teu desejo ir-se embora, não ambiciones muitas coisas, que algo obterás.

Epicteto

Nenhuma das coisas que se admiram e se buscam com zelo é útil aos que as obtiveram; mas quando ainda não se as têm, imagina-se que, se acontecerem, todos os bens estarão presentes com elas; e, quando estão diante de nós, sentimos a mesma febre, a mesma agitação e aborrecimento, o mesmo desejo pelas coisas que não temos. Pois não é saciando-se com as coisas desejadas que se prepara a liberdade, é pela supressão dos desejos.

Epicteto

Livre é o que tu queres ser. Ora só um caminho há para que alcances esse estado de liberdade – o menosprezo pelas decisões que de nós não dependem.

Epicteto

A propósito de tudo o que te afecte os sentidos (ora de maneira agradável ou aprazível, ora pela sua utilidade, ora ainda por afeição ou amizade), não te esqueças de te interrogar sobre o que verdadeiramente é, por mais insignificante que te possa parecer o objecto eleito. Se uma panela tu prezas, não te coíbas de dizer para ti: «É uma panela que deveras me agrada». Porque, através desta maneira de proceder, de maneira nenhuma serás afectado caso ela um dia se parta. Se abraças o teu filho ou a tua mulher, tem sempre em atenção que mais não abraças do que seres humanos. Se um deles te morrer, e só assim, a perturbação não se apossará de ti.

Epicteto

Numa palavra: desafia-se a si próprio como se fora um inimigo de quem temesse várias armadilhas.

Epicteto

Se quiseres, és livre; se quiseres, não censurarás ninguém, não te queixarás de ninguém, tudo acontecerá ao mesmo tempo segundo a tua vontade.

Epicteto

Tem a cada dia diante dos olhos a morte, o exílio e tudo o que parece assustador, principalmente a morte: jamais terás então qualquer pensamento baixo ou qualquer desejo excessivo.

Epicteto

Não percebes que aquilo que para o homem é o princípio de todos os males, e da sua baixeza de alma, e da sua cobardia não é a morte, mas muito mais o temor da morte?

Epicteto

Como teria eu opiniões íntegras se não me basta ser o que sou e se ardo por parecê-lo?

Epicteto

Qualquer lugar onde alguém está contra a sua vontade é, para este alguém, uma prisão.

Epicteto

Nada é bom ou mau, a não ser na intenção.

Epicteto

A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades.
Há apenas um caminho para a felicidade e que é deixar de se preocupar com coisas que estão além do poder da nossa vontade.

Epicteto

O que importa não é o que acontece, mas como você reage.

Epicteto

Se falarem mal de ti com fundamento, corrija-se; se o fizerem sem fundamento, limite-se a rir.

Epicteto

Só há um meio de ser livre: é desprezar tudo quanto de nós não depende.

Epicteto

Perdeste bens, prazeres, distinções, e a isso consideras grande perda, de que não consegues consolar-te. Mas pouca importância dás à perda da fidelidade, do pudor, da doçura, da modéstia. No entanto, o que nos arranca aqueles bens é uma causa involuntária e alheia a nós; por conseguinte não há desdouro nenhum em per­dê-los. Mas quanto aos últimos, que são bens interiores, se os perde­mos é por culpa nossa; e se vergonhoso e reprovável é não possuí-los, mais digno de censura e de vergonha é perdê-los.

Epicteto

A alma é um tanque cheio de água; as opiniões são a luz que o ilumina. Quando a água está agitada, também a luz, aparente­mente, o está. Dá-se o mesmo com o homem; perturbado, não são as virtudes que se transtornam e confundem, são as paixões que se movimentam; uma vez que se acalmem, tudo voltará à tranquilidade.

Epicteto

Mantém todos os dias diante dos olhos a morte, o exílio e outras coisas que a maioria dos homens coloca no número dos males. Mas cuida, sobretudo, da morte, porque com tal meio não terás pensamento baixo nem servil, nem tampouco desejarás coisa alguma com paixão.

Epicteto

Não busques que os acontecimentos aconteçam
como queres, mas quere que aconteçam como acontecem,
e tua vida terá um curso sereno.

Epicteto

Lembra que és um ator de uma peça teatral, tal como o quer o autor. Se ele a quiser breve, breve será. Se ele a quiser longa, longa será. Se ele quiser que interpretes o papel de mendigo, é para que
interpretes esse papel com talento. E, da mesma forma, se ele quiser que interpretes o papel de coxo, de magistrado, de homem comum. Pois isto é teu: interpretar belamente o papel que te é dado – mas escolhê-lo, cabe a outro.

Epicteto

Podes ser invencível se não te engajares em
lutas nas quais vencer não depende de ti.

Epicteto

Se alguém entregasse teu corpo a quem chegasse, tu te irritarias. E por que entregas teu pensamento a quem quer que apareça, para que, se ele te insultar, teu pensamento se inquiete e se confunda? Não te envergonhas por isso?

Epicteto

Se te disserem que alguém, maldosamente, falou coisas terríveis de ti, não te defendas das coisas ditas, mas responde que “Ele desconhece meus outros defeitos, ou não mencionaria somente esses”.

Epicteto

Estes argumentos são inconsistentes: “Eu sou mais rico do que tu, logo sou superior a ti”; “Eu sou mais eloquente do que tu, logo sou superior a ti”. Mas, antes, estes são consistentes: “Eu sou mais rico do que tu, logo minhas posses são maiores do que as tuas”; “Eu sou mais eloquente do que tu, logo minha eloquência é maior do que a tua”. Pois tu não és nem as posses, nem a eloquência.

Epicteto

Alguém se banha de modo apressado: não digas que ele “se banha” de modo ruim, mas de modo apressado. Alguém bebe muito vinho: não digas que ele “bebe” de modo ruim, mas que “bebe” muito. Pois, antes de discernir a opinião dele, como sabes que ele “age” de modo ruim? Assim, não ocorrerá que apreendas as representações compreensivas de umas coisas e dês assentimento a outras

Epicteto

Os homens não são perturbados por coisas, mas sim pela opinião que têm delas. Capturam a essência da perspectiva de que nossas ideias ou pensamentos são uma força controladora em nossa vida emocional.

Epicteto

Ninguém é livre se não for dono de si mesmo.

Epicteto

Não é o fato que desorienta as pessoas, mas os juízos que fazem do fato.

Epicteto

O erro dos velhos é julgar o hoje com os critérios do ontem.

Epicteto

Quem tem sorte ganha no genro um filho, quem não tem, perde uma filha.

Epicteto

A verdade vence por si mesma, a mentira precisa de cúmplices.

Epicteto

Sábio é quem se alegra com o que tem e não fica triste pelo que não tem.

Epicteto

O desejo e a felicidade não podem viver juntos.

Epicteto

Na desgraça descobrimos os inimigos e colocamos a prova os amigos.

Epicteto

As grandes coisas precisam de tempo para serem criadas.

Epicteto

Nunca dependa da admiração dos outros. Não há força nisto. O mérito pessoal não pode derivar de uma fonte externa.

Epicteto

Não deixe que a força de uma impressão tire o seu equilíbrio quando ela se abater sobre você pela primeira vez; diga apenas: Espere um momento; deixe-me ver quem você é e o que representa. Deixe-me testá-la.

Epicteto

Doente e ainda assim feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e ainda assim feliz, na desgraça e feliz.

Epicteto

Se devo morrer, morrerei quando chegar a hora. Como, ao que me parece, ainda não é a hora, vou comer porque estou com fome.

Epicteto

Para o ser racional, apenas o que é contrário à razão é insuportável.

Epicteto

Conserva bem o que é teu e não invejes ninguém. Serás, assim, feliz.

Epicteto

Não devemos acreditar na maioria que diz que apenas as pessoas livres podem ser educadas, mas sim acreditar nos filósofos que dizem que só as pessoas educadas são livres.

Epicteto

Se pretendes fazer alguma coisa, transforme em hábito a tua pretensão. Se não pretendes, abstém-te de fazê-la.

Epicteto

Fortaleça-se com contentamento, pois isto é uma fortaleza inexpugnável.

Epicteto

Evitemos fazer o papel de zombeteiros e de trocistas, porque tais defeitos nos farão cair insensivelmente nas maneiras baixas e grosseiras e farão com que as pessoas percam a consideração que sentem por nós.

Epicteto

Queres deixar de pertencer ao número dos escravos? Rompe tuas correntes e elimina de ti todo temor e todo despeito.

Epicteto

O valor da vida de alguém é determinado por quanto amor se dá, não quanto amor é recebido.

Epicteto

⁠Não são os acontecimentos que perturbam os homens, mas sim como estes os enxergam.

Epicteto

⁠Abster-se e suportar.

Epicteto

⁠EVITE AS DIVERSÕES MAIS POPULARES
A maior parte do que se considera diversão legítima é inferior ou tola e apenas explora ou serve de instrumento às fraquezas das pessoas. Evite fazer parte da multidão que se entrega a tais passatempos. Sua vida é muito curta e você tem coisas mais importantes a fazer. Seja exigente quanto às imagens e ideias que você admite estarem presentes em sua mente. Se você mesmo não é capaz de escolher a que pensamentos e imagens se expõe, alguém o fará, e os motivos dos outros podem não ser dos mais elevados. Descair imperceptivelmente para a vulgaridade é a coisa mais fácil do mundo. Mas isso não precisa acontecer se você estiver determinado a não desperdiçar seu tempo e atenção com idiotices.

Epicteto

⁠É ação de quem não se educou acusar os outros pelas coisas que ele próprio faz erroneamente. De quem começou a se educar, acusar a si próprio. De quem já se educou, não acusar nem os outros nem a si próprio.

Epicteto

⁠Quando a cada uma das coisas que sucedem contigo, lembra, voltando a atenção para ti mesmo, de buscar alguma capacidade que sirva para cada um delas.

Epicteto

⁠Caso uma tarefa extenuante se apresente, descobrirás a perseverança. Caso a injúria, a paciência. Habituando-te desse modo, as representações não te arrebatarão.

Epicteto

⁠Quando discernires que deves fazer alguma coisa, faz. Jamais evites ser visto fazendo-a, mesmo que a maioria suponha algo diferente sobre a ação.

Epicteto

⁠Respeita todas as coisas que foram expostas como se fossem leis; como se cometesses uma impiedade se as transgredisses. E se alguém falar algo de ti, não dês atenção, pois isso não é mais ação tua.

Epicteto

⁠Devemos usar da melhor maneira as coisas que
estão sob nosso encargo e, quanto às outras, devemos nos servir
delas como são por natureza.

Epicteto

⁠”Uma pessoa imatura culpa os outros o mal que lhe acontece; uma pessoa que começou a amadurecer culpa a si mesmo; mas uma pessoa madura não culpa nem o outro nem a si mesmo”

Epicteto

⁠A grandeza da razão não é avaliada pelo tamanho, nem pela altura, mas pelas opiniões.

Epicteto

⁠Se ignoras para que tens a capacidade de visão e fecha os olhos diante das cores que te são apresentadas, és desafortunado e infeliz.

Epicteto

⁠São postas diante de ti coisas adequadas às forças que possui. Tu contudo, neste momento, antes a pões de lado, quando deverias tê-la desperta e atenta.

Epicteto

⁠Por que arrastas para ti mesmo essas coisas pelas quais não é responsável? Isso é causar problemas para si próprio!

Epicteto

⁠Por quanto tempo ainda esperarás para que te julgues merecedor das melhores coisas? Não és mais um adolescente, já és um homem feito. Se agora fores descuidado e preguiçoso, e sempre fizeres adiamentos após adiamentos, fixando um dia após o outro o dia depois do qual cuidarás de ti mesmo, não perceberás que não progrides. E permanecerás, tanto vivendo quanto morrendo, um homem comum. Então a partir de agora, como um homem feito e que progride, considera a tua vida merecedora de valor.

Epicteto

⁠Não importa o que esteja acontecendo ao seu redor, faça o melhor que estiver ao seu alcance e aceite o resto como vier.

Epicteto

⁠Um pódio ou uma prisão são locais, um no alto, outro no ponto mais baixo, mas em ambos os lugares sua liberdade de escolha pode ser mantida se assim você desejar.

Epicteto

⁠A filosofia não visa a assegurar qualquer coisa externa ao homem. Isso seria admitir algo que está além de seu próprio objeto. Pois assim como o material do carpinteiro é a madeira, e o do estatuário é o bronze, a matéria prima da arte de viver é a própria vida de cada pessoa.

Epicteto

⁠É por isso que os filósofos nos alertam para não ficarmos satisfeitos com o mero aprendizado, mas para acrescentar a prática e depois treinamento. Pois com o passar do tempo esquecemos o que aprendemos, fazemos o contrário, e mantemos opiniões opostas à que deveríamos ter.

Epicteto

⁠Na vida, lembre-se de conduzir a si mesmo como se estivesse em um banquete. Se algo for passado até você, pegue uma porção moderada. Algo passou direto por você? Não peça para que voltem. Algo ainda não chegou até você? Não se consuma de desejo, mas espere até que chegue em suas mãos.

Epicteto

⁠⁠Este é o verdadeiro atleta — a pessoa que faz um rigoroso treinamento contra as falsas percepções. Mantenha-se firme, você que sofre, não seja sequestrado pelas suas ideias! O desafio é grande, a tarefa, divina — conseguir maestria, liberdade, felicidade e tranquilidade.

Epicteto

⁠De todas as coisas, algumas são boas, outras são ruins, e ainda existem as indiferentes. As boas são as virtudes e tudo o que elas compartilham; as ruins são vícios e tudo o que as satisfazem; as indiferentes existem no meio, entre virtude e vício, e incluem riqueza, saúde, vida, morte, prazer e dor.

Epicteto

⁠Quando você se encontrar culpando a Providência, mude sua mente e você verá que o que aconteceu está de acordo com a razão.

Epicteto

⁠Deus definiu esta lei: se você deseja algum bem, consiga-o de si mesmo.

Epicteto

⁠As pessoas mesquinhas geralmente atribuem aos outros a culpa por seus próprios sofrimentos. As pessoas comuns atribuem a culpa a si mesmas. Aquelas que se dedicam a viver uma vida de sabedoria compreendem que o impulso de atribuir culpa a alguém ou a alguma coisa não passa de tolice e que não se ganha nada culpando seja quem for, os outros ou nós mesmos.

Epicteto

⁠O segredo é manter a companhia apenas de pessoas que o enaltecem, cuja presença desperta o que você tem de melhor.

Epicteto

⁠Então, quem quer que deseje ser livre, nem queira, nem evite o que dependa de outros. Senão, necessariamente será escravo.

Epicteto

⁠Você entrega sua mente a qualquer um que vem, então eles podem abusar de você, deixando-o perturbado e transtornado: Você não tem vergonha disso?

Epicteto

⁠Se você mesmo não escolher a quais pensamentos e imagens se expõe, outra pessoa o fará.

Epicteto

⁠”…não são as coisas que nos ferem, mas a visão que temos dela…”

Epicteto

⁠Quanto tempo você vai esperar antes de exigir o melhor de si mesmo?

Epicteto

⁠Primeiro diga a si mesmo o que você seria; e então faça o que você tem que fazer.

Epicteto

⁠O vaidoso faz depender sua felicidade da opinião alheia.

Epicteto

⁠Não se orgulhe de qualquer excelência que não seja a sua própria.

Epicteto

⁠Se alguma vez estiver buscando a aprovação dos outros, sua integridade já estará comprometida. (…) Se precisar de uma testemunha, seja-a você mesmo.

Epicteto

⁠⁠Não explique sua filosofia, mas sim incorpore-a.

Epicteto

Crie o seu próprio mérito.

Epicteto

Só depois de aceitar esta regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis.

Epicteto

⁠Se sua ação não é correta, evite por completo fazê-la, mas se ela é certa, por que temer aqueles que vão repreendê-lo injustamente?

Epicteto

Nunca dependa da admiração dos outros. Não há força nisto. O mérito pessoal não pode derivar de uma fonte externa. (…) Cresça! Não é importante o que os outros pensam de você! (…) O autodomínio é a nossa verdadeira meta.

Epicteto

Não diga apenas que você leu muitos livros. Mostre que, por meio deles, você aprendeu a pensar melhor, a ser uma pessoa mais perspicaz e ponderada. Os livros são para a mente o que os pesos da ginástica são para o corpo. Os livros são muito úteis, mas seria um grave erro supor que alguém progrediu apenas por conhecer o seu conteúdo.

Epicteto

É preferível morrer de fome mas livre de desgostos e medos a viver na abundância acossado por preocupações, temores, desconfianças e desejos incontroláveis.

Epicteto

⁠Quando alguém está devidamente fundamentado na vida, não deve ter que olhar para fora de si para obter aprovação.

Epicteto

⁠Quem é capaz de dar a outro o que ele mesmo não possui?

Epicteto

⁠Se você diz que vai fazer algo, faça.
Sevai começar algo, termine.
Váaté o fim.

Epicteto

Não exija ou espere que os acontecimentos ocorram à medida que você deseja que eles ocorram.

Epicteto

Por que deveria me preocupar com o que acontece se estou armado com a virtude da fortitude?

Epicteto

⁠Se um homem se opõe a verdades que são muito evidentes, não é tarefa fácil encontrar argumentos que mudarão sua mente.

Epicteto

Se você se sentir tentado a buscar aprovação externa, perceba que você comprometeu sua integridade.⁠

Epicteto

As pessoas ficam perturbadas, não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.

Epicteto

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.

Epicteto

Nada de grande se cria de repente.

Epicteto

Não te alongues a contar as tuas façanhas, nem os perigos que terás passado; não podes querer que os outros tenham tanto prazer em escutar-te como tu em contá-los.

Epicteto

Não te digas filósofo nunca, nem fales em máximas na presença de ignorantes, mas age de acordo com essas máximas. Assim, num banquete, não ensines como é preciso comer, mas come de maneira conveniente.

Epicteto

Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará.

Epicteto

São as dificuldades que mostram os homens.

Epicteto

Se beberes água, não digas por tudo e por nada que bebes água.

Epicteto

Todo o grande poder é perigoso para um debutante.

Epicteto

Eu sou uma parte de tudo, tal como a hora é uma parte do dia.

Epicteto

Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas.

Epicteto

Desterra de ti desejos e receios e nada terás que te tiranize.

Epicteto

Qual é a primeira coisa que deve fazer quem começa a filosofar? Rejeitar a presunção de saber. De fato, não é possível começar a aprender aquilo que se presume saber.

Epicteto

Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.

Epicteto

A tua tarefa é a de representares corretamente a personagem que te foi confiada. Quanto a escolhê-la, depende de outro.

Epicteto

O nosso bem tal como o nosso mal não existem senão na nossa vontade.

Epicteto

Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for; quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.

Epicteto

A cada passo encontramos cãezinhos a brincar uns com os outros; parece que entre eles reina sincera amizade; mas se lhes atirardes um osso quando brincam, ei-los inimigos; pegam de rosnar, ameaçando, e daí a pouco dilaceram-se. Tal é, frequentemente, a amizade dos irmãos, de pais e de filhos.

Epicteto

Sucesso é encontrar aquilo que se tenciona ser e depois fazer o que é necessário para isso.

Epicteto

Na vida, não nos apresentamos a ninguém que possa confundir-nos e odiamos quem nos confunde.

Epicteto

Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda.

Epicteto

A felicidade não consiste em adquirir nem em gozar, mas sim em nada desejar, consiste em ser livre.

Epicteto

A alma reluta em ser privada da verdade.

Epicteto

Só a educação liberta.

Epicteto

O que me incomoda não é como as coisas são, mas como as pessoas pensam que as coisas são.

Epicteto

spot_img

Mais lidas

Frase anterior
Próximo frase

Frases relacionadas