A inteligência é a insolência educada.
Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde…
O homem solitário é uma besta ou um deus.
O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.
Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade.
Um bom começo é a metade.
A primeira qualidade do estilo é a clareza.
O belo é o esplendor da ordem.
A cultura é o melhor conforto para a velhice.
O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.
Ter muitos amigos é não ter nenhum.
O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido.
Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam o espírito.
O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente.
No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas.
A natureza não faz nada em vão.
O convidado é melhor juiz de uma refeição que o cozinheiro.
Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Para nos mantermos bem é necessário comer pouco e trabalhar muito.
A amizade perfeita apenas pode existir entre os bons.
Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.
[Em arte] o impossível verossímil é preferível ao possível não acreditável.
O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo.
A esperança é o sonho do homem acordado.
Geralmente são os bens que provêm do acaso que provocam inveja.
Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam,como se fossem morrer.
É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.
Deus é demasiado perfeito para poder pensar noutra coisa senão em si próprio.
A beleza é dom de Deus.
As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.
O homem é deus ou fera.
A arte é a ideia da obra, a ideia que existe sem matéria.
O reconhecimento envelhece depressa.
O homem é o princípio das ações.
Nada do que está em potência passa ao ato senão por outra coisa que está já em ato.
A modéstia não pode ser considerada uma virtude, pois assemelha-se mais a um sofrimento do que a uma qualidade.
A beleza é a melhor carta de recomendação.
Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos.
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.
Sendo assim, as revoluções não concernem a pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em jogo grandes questões.
A felicidade não se encontra nos bens exteriores.
O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.
A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.
Todos os homens, por natureza, desejam saber.
O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.
Fazer o pior parece a melhor decisão.
A esperança: um sonho feito de despertares.
A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.
A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça.
A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade.
O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade.
Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.
O sábio procura a ausência de dor, e não o prazer.
Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.
A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Quem encontra prazer na solidão, ou é fera selvagem ou é Deus.
Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores.
Toda a coisa necessária é por natureza aborrecida.
O livro é um animal vivo.
A dúvida é o princípio da sabedoria.
O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz.
O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios.
Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.
A felicidade consiste em ações perfeitamente conformes à virtude, e entendemos por virtude não a virtude relativa, mas a virtude absoluta. Entendemos por virtude relativa a que diz respeito às coisas necessárias e por virtude absoluta a que tem por finalidade a beleza e a honestidade.
Não há nada que envelheça mais depressa do que um benefício.
Quanto à virtude, não basta conhecê-la, devemos tentar também possuí-la e colocá-la em prática.
A amizade é uma alma com dois corpos.
O objetivo da guerra é a paz.
Felicidade é ter algo que fazer, ter algo que amar e algo que esperar…
O homem ideal de Aristóteles, entretanto, não é um mero metafísico.
Ele não se expõe desnecessariamente ao perigo, uma vez que são poucas as coisas com que se preocupa o suficiente; mais está disposto, nas grande crises, a dar até a vida sabendo que em certas condições não vale a pena viver. Está disposto a servir aos homens, embora se envergonhe quando o servem. Fazer um favor é sinal de superioridade; receber um favor é sinal de subordinação… Ele não toma parte em manifestações publicas (…) É franco quando a suas antipatias e preferências, fala e age com franqueza, devido a seu desprezo por homens e coisas (…) Nunca se deixa tomar de admiração, já que a seus olhos nada é excelente. Não consegue viver com complacência para com terceiros, a menos que se trate de um amigo; a complacência é a característica de em escravo. (…) Nunca tem maldade e sempre esquece e passa por cima das injustiças. (…) Não gosta de falar. (…) Não lhe preocupa o fato de que deve ser elogiado ou que outros devam ser censurados. Não fala mal dos outros, mesmo de seus inimigos, a menos que seja com eles mesmos. Seus modos são serenos, sua voz é grave, sua fala e comedida; não costuma ser apressado, pois não acha nada muito importante. Uma voz estridente e passos apressados são adquiridos pelo homem através das preocupações. (…) Ele suporta os acidentes da vida com dignidade e graça, tirando o máximo proveito de suas circunstâncias, como um habilidoso general conduz suas limitadas forças com toda a estratégia da guerra. (…) Ele é o melhor amigo de si mesmo e se delicia com a privacidade, ao passo que o homem sem virtude ou capacidade alguma é o pior inimigo de si mesmo e tem medo da solidão.
Este é o super-homem de Aristóteles.
O tempo consome as coisas, e tudo envelhece com o tempo.
Só há um princípio motor: a faculdade de desejar.
Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.
Interrogado sobre o que seria um amigo, disse: “uma alma solitária que vive em dois corpos”.
Como comportar-se com os amigos? “Como gostaríamos que se comportassem conosco”.
Que ninguém culpe um homem por ser feio.
O ato de entender é vida.
É ótimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro.
A felicidade é para quem se basta a si próprio.
Embora ambos [Platão e a verdade] nos sejam caros, o dever moral nos impõe preferir a verdade. (em Ética a Nicômaco)
É lícito afirmar que são prósperos os povos cuja legislação se deve aos filósofos.
O que você tem capacidade de fazer, tem capacidade também de não fazer.
Em tudo o que fazemos, temos em vista alguma outra coisa.
Deixe que cada um exercite a arte que conhece.
A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos.
A única verdade é a realidade.
A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.
O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre.
Um amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente.
Todo homem, por natureza, quer saber.
A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.
Não existe um grande gênio sem uma pitada de loucura.
A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar sua aparência.
Somos aquilo que fizemos repetidamente.
” La finalidad del arte es dar cuerpo a la esencia secreta de las cosas no el copiar su aparencia”
O homem nada pode aprender senão em virtude daquilo que já sabe.
Felicidade é ter o que fazer.
A tragédia é a imitação de uma ação séria e concluída em si mesma… que, mediante uma série de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paixões.
O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe.
A felicidade consiste numa certa maneira de viver,no meio que circunda o homem ,nos costumes e nas instituições adotadas pela comunidade à qual pertence…
O caráter é o produto da série de atos dos quais se é o princípio.
O raciocínio é um argumento em que, estabelecidas certas coisas diferentes se deduzem da primeira.
Sou amigo de Platão, mas sou mais amigo da verdade.
Prudência é não dizer tudo o que se pensa,mas pensar tudo o que se pensa.
A amizade pode existir entre as pessoas mais desiguais. Ela as torna iguais.
O valor final da vida depende mais da consciência e do poder de contemplação que da mera sobrevivência.
Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem.
Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.
Na realidade, viver como um homem significa escolher um objectivo e dirigir-se para ele com toda a conduta, pois não ordenar a vida a um fim é sinal de grande estupidez.
Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito
A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.
A função de um citarista é tocar cítara, e a de um bom citarista é tocá-la bem.
O homem que evita e teme a tudo, não enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde.
Não há grande gênio sem mescla de alguma loucura.
O rei que possuir a justiça não precisa de coragem.
Os juízes decidem com base em suas próprias satisfações e ouvem com parcialidade, rendendo-se aos contendores em vez de julgá-los.
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.
Não possuímos virtudes antes de as colocar em prática.
O que sabemos aprendemos fazendo.
Toda virtude é um ápice entre dois vícios: o da falta e do excesso.
O amor é formado de uma só alma, habitando em dois corpos.
Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.
Um homem que se curva não endireita os outros.
O conhecimento é o ato de entender a vida.
A característica de uma alma educada é saber acolher um pensamento sem aceitá-lo.
A lei é a razão livre da paixão.
O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre.”
“A principal qualidade do estilo é a clareza.”
“O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz.”
“O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência.”
“Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem.”
“O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer.”
Elogiar-se é coisa de vaidoso, depreciar-se, de tolo.
Aquilo que temos o poder de fazer, temos também o poder de não fazer.
O valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invés da mera sobrevivência.
O melhor é sair da vida como de uma festa, nem sedento nem bêbado.
Se as coisas não acontecem como desejamos, deveríamos desejá-las do modo que elas acontecem.
Não há só um método para estudar as coisas.
Ama-se mais o que se conquistou com mais trabalho.
A felicidade pertence aos que se bastam a si próprios.
O homem prudente não aspira ao prazer, mas à ausência da dor
É possível fracassar de diversas maneiras, enquanto triunfar só é possível de uma maneira.
Tentar não significa conseguir,mais certamente quem conseguiu tentou.
O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.
Bravo é o homem que enfrenta e teme as coisas certas, pelo motivo certo.
A beleza pessoal é uma recomendação maior que qualquer carta de referência.
Não é sempre a mesma coisa ser um bom homem e ser um bom cidadão.
Toda arte e toda investigação, assim como toda ação e toda escolha, tem em mira um bem qualquer; e por isso foi dito, com muito acerto que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem
E por isso foi dito, não sem razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem.
O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos, quando afastado da lei e da justiça, pois a injustiça é mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem usadas pela inteligência e pelo talento, mas pode sê-lo em sentido inteiramente oposto.
Logo, quando destituído de qualidades morais, o homem é o mais impiedoso e selvagem dos animais.
Talvez eu seja enganado inúmeras vezes… Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém merece minha confiança.
Ninguém escolheria uma existência sem amigos, mesmo que fossem oferecidas todas as outras coisas do mundo.
O homem verdadeiramente prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz.
Não há coisa que envelheça mais rapidamente que a lembrança de um benefício.
” A mais necessária das ciências é esquecer o mal aprendido noutros tempos.”
O homem sábio não busca o prazer, mas a libertação das preocupações e sofrimentos. Ser feliz é ser autossuficiente.
‘Felicidade’. Por causa dela, seriam buscados outros bens, como os materiais, por exemplo, cuja ausência poderia comprometer a felicidade, mas cuja presença não bastaria para que se pudesse alcançá-la.
Tive pena do ser humano por trás do erro, e não de seu caráter.
O homem é um animal político.
A felicidade é o fim que natureza humana visa. E, a felicidade é uma atividade, pois não está acessível àqueles que passam sua vida adormecidos. Ela não é uma disposição. À felicidade nada falta, ela é completamente auto-suficiente. É uma atividade que não visa a mais nada a não ser a si mesma. O homem feliz, basta a si mesmo.
Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento.
O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas, mas o seu significado interior.
Toda e qualquer fonte de movimento no mundo, seja uma pessoa, seja uma coisa, seja um
pensamento, é um “motor movido”. Dessa sorte, o arado move a terra, a mão move o arado, o
cérebro move a mão, o desejo de alimento move o cérebro, o instinto da vida move o desejo
de alimento, e assim por diante. Em outras palavras, a causa de todo movimento é o resultado
de outro movimento qualquer, o amo de todo escravo é escravo de algum outro amo. O
próprio tirano é escravo de sua ambição. Deus, no entanto, não pode ser resultado de nenhuma
ação. Não pode ser escravo de amo nenhum. É a fonte de toda a ação, o amo de todos os
amos, o instigador de todo o pensamento, o “motor não movido do mundo”.
o ser se exprime de muitos modos,mas nenhum modo exprime o ser
O ser se diz em varios sentidos
…) aquilo que é próprio de cada criatura lhe é naturalmente melhor e mais agradável; para o homem, a vida conforme o intelecto (a razão) é melhor e mais agradável, já que o intelecto, mais que qualquer outra parte do homem, é o homem. Esta vida, portanto, é também a mais feliz.
Esperar é como sonhar acordado.
O mal torna os homens unidos.
A amizade ocupa um lugar fundamental em nossas vidas. Ela é tão importante como a necessidade do ser humano de se alimentar e descansar por exemplo. A amizade perfeita apenas pode existir entre os bons
“Felicidade é a ação do *Espírito* que manifesta a virtude.”
A procura da verdade é difícil e é fácil, já que ninguém poderá desvendá-la por completo ou ignorá-la inteiramente. Contudo, cada um de nós poderá acrescentar um pouco do nosso conhecimento sobre a natureza e, disto, uma certa grandeza emergirá.
“Mais se estima o que com muito trabalho se ganha.”
A coragem é uma das principais qualidades humanas, é apartir dela que podemos ganhar outras qualidades.
cada um é feliz na medida que faz e cumpri a sua missão ; A felicidade só resulta do cultivo da virtude.
“A virtude consiste em saber
encontrar o meio-termo entre dois extremos.”
Este mundo encontra-se relacionado necessariamente com os movimentos do mundo superior. Todo o poder em nosso mundo está governado por estes movimentos.
Coisas belas nao estao somente nas artes,mas tambem nas açoes belas…
“Todo homem é mortal,se Sócrates é homem, logo Sócrates é Mortal”
“Com a filosofia cheguei á seguinte conclusão: Fazer sem que me ordenem,o que os outros fazem apenas por medo da lei.”
Apesar de colher as batatas da terra, com essa mulher eu vou até pra guerra.
“Os homens são bons de um modo apenas, porém são maus de muitos modos” (Aristóteles, Ética a Nicomaco)
“De modo que se os homens filosofaram para se libertarem da ignorância, é evidente que buscavam o conhecimento unicamente em vista do saber e não por alguma utilidade prática” (Aristóteles, Metafísica, Livro Alpha, 19-21)
“De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples” (Aristóteles, Metafísica, Livro Alpha, capitulo 2, 982b)
“O desejo de ser amigo é um
processo rápido, mas a amizade
é uma fruta que amadurece lentamente.”
Educar a mente sem educar o coração não é educação.
O todo é maior do que a simples soma das suas partes.
Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.
A virtude moral é uma consequência do habito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.
Os hábitos que formamos desde a infância não fazem pouca diferença – na verdade, fazem toda a diferença.
“é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir.
Quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está a sua VOCAÇÃO.
A politica não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça.
nao se usa afilosia sem que haja um problema para se resolver.
Mas o bem, a perfeição para cada coisa, varia segundo a virtude especial dessa coisa. Por conseguinte, o bem próprio do homem é a actividade da alma dirigida pela virtude; e, como há muitas virtudes, será a actividade dirigida pela mais alta e a mais perfeita de todas. Acrescente-se também que estas condições devem ser realizadas durante uma vida inteira e completa, porque uma só andorinha não faz a Primavera, nem um só dia formoso; e não pode tão-pouco dizer-se que um só dia de felicidade, nem mesmo uma temporada, bastam para fazer um homem ditoso e afortunado.
Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.
Pensar é uma ação divina, disse Aristóteles. Pensar é criar
condições atrativas de pensamentos idênticos. O que se faz
mister é saber pensar, dominar os elementos, amolda-los à vontade,
sujeitando todos os elementos somáticos do organismo ao
domínio superior do Eu
Felicidade:
Ninguém é dono da sua felicidade,
por isso não entregue a sua alegria, a
sua paz, a sua vida nas mãos de
ninguém, absolutamente ninguém.
“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.” Aristóteles”
A memória é o escriba da alma… Aristóteles
Não temos que falar aquilo que pensamos, mas temos que pensar naquilo que falamos.
Considero mais valente aquele que vence seus desejos do que aquele que vence seus inimigos; pois a vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo
É evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário é um animal social. O homem é o único entre os animais que tem o dom da fala. Na verdade, a simples voz pode indicar a dor e o prazer, e outros animais a possuem, mas a fala tem a finalidade de indicar o conveniente e o nocivo, e portanto também o justo e o injusto.
Concorda com isso também o que habitualmente se endente chamando homem feliz quem bem vive e bem obra; pois que a felicidade é pouco mais ou menos isto: viver bem e bem obrar
Mas a retórica é útil porque a verdade e a justiça são por natureza mais fortes que os seus contrários.
Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria.
Somos aquilo que repetidamente realizamos.
Não tente colocar os seus pensamentos e ideias como verdades absolutas. A verdade nem sempre é a resposta que buscamos, é por vezes, arma dolorosa que fere tanto quanto a mentira, por isso, busque apenas o conhecimento. Saber do que você precisa já pode te livrar de muita coisa ruim.
E cuide dos seus atos, são eles que formam o que você está vivendo, e atraem semelhantes coisas para a sua eternidade. Somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito.
O excesso e a deficiência são uma marca do vício e a observância da mediania uma marca da virtude.
“We are what we repeatedly do. Excellence, therefore, is not an act but a habit.”
A virtude resplandece nas desgraças.
Não compete ao poeta narrar exatamente o que aconteceu; mas sim o que poderia ter acontecido, o possível, segundo a verossimilhança ou a necessidade.
“A felicidade consiste em fazer o bem”
Com a filosofia eu descobrir que o que eu faço sem que os outros me ordenem é o que os outros fazem somente por temerem a lei
O equilíbrio é a perfeição.
As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.
“Velhice não deveria ser entendida
como doença, pois não é algo
contrário à natureza.”
“É natural no ser humano o desejo de conhecer.”
O pai do Leonardo,desconhecido,não viu seu filho por opção porque sabia que se visse ficaria extremamente decepcionado.
“Se temos de filosofar, temos de filosofar.
Se não temos de filosofar, temos de filosofar.
Logo, em qualquer caso, temos de filosofar.”
Avaro é aquele que não gasta naquilo que deve, nem naquilo que não deve, nem quando deve.
Cometer uma injustiça é pior que sofrer uma injustiça.
A razão são os olhos do espírito.
Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesmo, a função vital é aprender.
A vitória pior de se alcançar é a vitória sobre si mesmo.
Deus e a natureza não fazem nada inutilmente.
O amigo de todos não é um bom amigo.
Nas democracias as revoluções são quase sempre obra dos demagogos.
O amor só acontece entre pessoas virtuosas.
A amizade é uma alma que mora em dois corpos, um coração que palpita em duas almas.
Quem é solitário pode ser um monstro ou um deus.
O castigo do mentiroso é que não acreditamos quando ele fala a verdade.
A riqueza é muito mais desfrutar do que possuir.
Superar o mestre é o objetivo do verdadeiro discípulo.
A história conta o que aconteceu, a poesia o que deveria acontecer.
O que temos que aprender aprendemos fazendo.
Grandes conhecimentos geram grandes dúvidas.
Não se pode desatar um nó sem saber como ele é feito.
Amamos mais o que conquistamos com sofrimento.
Todos os homens por natureza buscam o conhecimento.
A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana.
É durante os nossos momentos mais escuros que temos de nos concentrar para vermos a luz.
A democracia ilimitada, assim como a oligarquia, é uma tirania espalhada por um grande número de pessoas.
A excelência nunca é um acidente. É sempre o resultado de alta intenção, esforço sincero, inteligência e execução; representa a escolha sábia entre muitas alternativas – escolha, não acaso, determina o seu destino.
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”
É próprio do sábio ordenar
“Eu sou o que eu faço e não o que eu digo.”
Por outro lado, a experiência nos ensina que se quisermos alcançar o conhecimento puro de alguma coisa, teremos de nos separar do corpo e considerar apenas a alma como as são em si mesmas.
Mas, assim como o homem civilizado é o melhor de todos os animais, aquele que não conhece a
justiça e as leis é o pior de todos.
A partir do momento que sua felicidade deixa de se resumir a comidas, você deixa de ser a Isadora
O que é um amigo? Nada mais que uma alma habitando dois corpos.
A pobreza é o pai da revolução e do crime.
A demagogia é a corrupção da democracia, assim como a tirania correspondia a corrupção da.monarquia.
O bom não é amar, mas amar o objeto certo, na ocasião certa e no grau certo.
O que depende de nós para ser feito, também depende de nós para não ser feito.
Quanto mais uma coisa é comum a um maior número, menos cuidado recebe. Cada um preocupa-se sobretudo com o que é seu, quanto ao que é comum, preocupa-se menos, ou apenas na medida do seu interesse particular.
“O medo é dor decorrente da antecipação do mal.”
Quero saber qual significado da palavra ter muitos amigos é nao ter nenhum
“O conhecimento da alma contribui para a investigação do sistema de toda a verdade.”
Um pequeno erro no início torna-se grande no fim.
Só existe felicidade onde há virtude e esforço sério, porque a vida não é um jogo.
A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver.
“A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude, pois esses desejam igualmente bem um ao outro enquanto bons, e são bons em si mesmos. Ora, os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmos são os mais verdadeiramente amigos, porque o fazem em razão da sua própria natureza e não acidentalmente”.
“Pois o amor demonstra sua grande força fazendo com que o tolo se torne sábio, e o sábio se torne tolo”.
Quando plausível, o impossível se deve preferir a um possível que não convença.
“A palavra ‘cão’ não morde”.
A vida está no movimento.
Um legislador sábio só deve considerar, no Estado, no gênero humano ou nas sociedades particulares de que é composto, a sua aptidão à vida feliz e o gênero de felicidade de que são capazes.
Pois a alma da democracia consiste, como pensam alguns, na liberdade, sendo todos iguais a este respeito, devem ter a mesma parte nos bens civis e principalmente nos grandes cargos; e como o povo é superior em número e o que agrada à pluralidade é lei, tal Estado deve necessariamente ser popular. Mas se todos são indistintamente admitidos no governo, é a massa que se sobressai e, sendo os pobre assalariados, podem deixar o trabalho e permanecer ociosos, não os retendo em casa a preocupação com seus negócios.
“Quanto à vida consagrada ao ganho, é uma vida forçada, e a riqueza não é evidentemente o bem que procuramos; é algo de útil, nada mais, e ambicionado no interesse de outra coisa”
“O caráter pessoal do orador alcança a persuasão quando ele nos leva a crer no discurso proferido. Acreditamos mais nos homens de bem por serem mais preparados e íntegros do que outros. Em geral, isso é verdadeiro, qualquer que seja a questão, e absolutamente verdadeiro onde a certeza exata é impossível e as opiniões são divididas.”
Porém, morrer para fugir à pobreza, ao amor, ou a qualquer coisa dolorosa, não é próprio de um homem corajoso, mas sim de um covarde, pois é fraqueza fugir do que nos atormenta, e um homem dessa espécie enfrenta a morte não por ela ser nobre, mas para escapar de um mal.
Mas é preciso acrescentar “em uma vida inteira”, pois uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um só dia, ou um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.
Por conseguinte, a justiça é algo essencialmente humano.
É por isso que Deus sempre frui prazer único e simples, pois não existe somente uma atividade do movimento, mas também uma atividade do repouso, e sente-se mais prazer no repouso do que no movimento.
Pois é próprio do homem bom pôr em prática o bem.
Pensa-se que a vida feliz é conforme à virtude. Então, uma vida virtuosa exige esforço e não consiste em divertimento.
Aquele que tem noções mais precisas sobre as causas das coisas e é capaz de dar uma explicação perfeita delas em seus ensinamentos, é mais sábio do que todos os outros em qualquer outra ciência.
”É mais valente quem vence seus desejos do que quem vence seus inimigos; pois a vitória mais difícil é sobre si mesmo.”
O conhecimento se adquire e a virtude se exercita.
”Todos os homens naturalmente desejam saber.”
Todos os homens desejam por natureza saber. Indica-o o amor aos sentidos; pois, à margem de sua utilidade, eles são amados por si mesmos, e, mais que todos, o da visão.
”A investigação começa pelo repertório de opinião dos sábios.”
A pior forma de desigualdade é tentar igualar as coisas desiguais.
Somos aquilo que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um feito mas sim um hábito
Não se pode aprender sem sofrer.
Aquele que vence os próprios medos será verdadeiramente livre.
Seja um livre pensador e não aceite tudo o que ouve como verdade.
Os mentirosos quando falam a verdade não se acredita.
O bem soberano é a felicidade, para onde todas as coisas tendem.
A felicidade depende do lazer, uma vez que trabalhamos para poder ter momentos de ócio, e fazemos guerra para que possamos viver em paz.
A morte é o que há de mais temível, pois é um limite e nada mais parece ser bom ou mau para quem está morto.
Definimos a autossuficiência como sendo aquilo que, em si mesmo, torna a vida desejável e carente de nada. E como tal entendemos a felicidade, considerando-a, além disso, a mais desejável de todas as coisas, sem contá-la como um bem entre outros.
Na filosofia encontrar semelhança mesmo entre coisas distintas é sinal de perspicácia.
Na filosofia uma mente arguta terá a percepção de semelhanças mesmo entre coisas reciprocamente muito distanciadas.
A afeição cessa assim que um parceiro não é mais agradável ou útil para o outro.
O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.
Os mentirosos quando falam a verdade não se acredita.
”A investigação começa pelo repertório de opinião dos sábios.”
Definimos a autossuficiência como sendo aquilo que, em si mesmo, torna a vida desejável e carente de nada. E como tal entendemos a felicidade, considerando-a, além disso, a mais desejável de todas as coisas, sem contá-la como um bem entre outros.
Pois a alma da democracia consiste, como pensam alguns, na liberdade, sendo todos iguais a este respeito, devem ter a mesma parte nos bens civis e principalmente nos grandes cargos; e como o povo é superior em número e o que agrada à pluralidade é lei, tal Estado deve necessariamente ser popular. Mas se todos são indistintamente admitidos no governo, é a massa que se sobressai e, sendo os pobre assalariados, podem deixar o trabalho e permanecer ociosos, não os retendo em casa a preocupação com seus negócios.
“Quanto à vida consagrada ao ganho, é uma vida forçada, e a riqueza não é evidentemente o bem que procuramos; é algo de útil, nada mais, e ambicionado no interesse de outra coisa”
Aquele que tem noções mais precisas sobre as causas das coisas e é capaz de dar uma explicação perfeita delas em seus ensinamentos, é mais sábio do que todos os outros em qualquer outra ciência.
É por isso que Deus sempre frui prazer único e simples, pois não existe somente uma atividade do movimento, mas também uma atividade do repouso, e sente-se mais prazer no repouso do que no movimento.
Quando plausível, o impossível se deve preferir a um possível que não convença.
“A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude, pois esses desejam igualmente bem um ao outro enquanto bons, e são bons em si mesmos. Ora, os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmos são os mais verdadeiramente amigos, porque o fazem em razão da sua própria natureza e não acidentalmente”.
Na filosofia uma mente arguta terá a percepção de semelhanças mesmo entre coisas reciprocamente muito distanciadas.
O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.
Na filosofia encontrar semelhança mesmo entre coisas distintas é sinal de perspicácia.
A afeição cessa assim que um parceiro não é mais agradável ou útil para o outro.
Se amar vai além da vida então não estamos mais vivos, estamos vivendo no céu.
Não procure por uma coisa que tem certeza que vai encontrar.
Já já o Sol nasce, mais uma vez para se por apagando sua cor e trazendo a noite e com ela a Lua que grita e vem a madrugada que guarda um silêncio ignorante, um céu estonteante, no pensamento num instante uma alegria ou uma tristeza constante…
Não tento ser quem não sou, pois quem sou ninguém poderá ser, por eu ser… Branco, negro, mulato, pardo, Homem sonhador.
O chuveiro do céu me banha numa noite sem luar, só eu e você e o mar.
Talvez eu venha a envelhecer rápido demais. Mas lutarei para que cada dia tenha válido a pena. Talvez eu sofra inúmeras desilusões no decorrer da vida. Mas farei que elas percam a importância diante dos gestos de amor que encontrei. Talvez eu não tenha forças para realizar todos os meus ideais. Mas jamais irei me considerar derrotado. (…) Talvez um dia o sol deixe de brilhar. Mas então irei me banhar na chuva. (…) Talvez numa dessas noites frias, eu derrame muitas lágrimas. Mas não terei vergonha por este gesto.
Quem gosta de calor com certeza não pega metrô sem ar condicionado.
A vida é sopro
Às vezes, é espirro.
Não existe estoicismo quando o assunto é o ódio.
Καὶ ἔστι τοῦ φιλοσόφου περὶ πάντων δύνασθαι θεωρεῖν.
E é próprio do filósofo ser capaz de estudar tudo.
A vida é isso aí.
Eu não quero ser um homem com sabor de baunilha.
Há principalmente duas coisas que suscitam nos homens cuidados atentos e afetuosos: o fato de ser o único proprietário de uma coisa e a raridade da coisa possuída; raridade que torna esta coisa cara a seu proprietário.
As pessoas que se dedicam à Torah vão ganhar a vida eterna, enquanto àqueles que se dedicam aos meus livros vão ganhar apenas a sepultura.
A essência de Liquidificador é o que faz um liquidificador ser liquidificador !
“… O Homem é o animal que fala!…”!
“… A voz (fala) empresta a linguagem o que ela tem de mais belo…!”
Numa noite de verão, eu adormeci com medo que, na minha família, nunca nada vá mudar e que eu vá me sentir sozinho para sempre.
Talvez manter as coisas dentro de nós seja a coisa certa a se fazer.
Não acho que eu sou tão normal.
Se você não me apoiar, isso vai me matar.
Um dia, eu vou descobrir todos os segredos do Universo.
A inteligência é a insolência educada.
Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde…
O homem solitário é uma besta ou um deus.
O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.
Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade.
Um bom começo é a metade.
A primeira qualidade do estilo é a clareza.
O belo é o esplendor da ordem.
A cultura é o melhor conforto para a velhice.
O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.
Ter muitos amigos é não ter nenhum.
O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido.
Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam o espírito.
O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente.
No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas.
A natureza não faz nada em vão.
O convidado é melhor juiz de uma refeição que o cozinheiro.
Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Para nos mantermos bem é necessário comer pouco e trabalhar muito.
A amizade perfeita apenas pode existir entre os bons.
Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.
[Em arte] o impossível verossímil é preferível ao possível não acreditável.
O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo.