O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios.
O supérfluo dos ricos é propriedade dos pobres.
A medida do amor é amar sem medida.
Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.
A angústia de ter perdido não supera a alegria de ter um dia possuído.
Conhece-se melhor a Deus na ignorância.
Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre.
Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.
Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.
Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.
Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos.
Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós
aquilo que não existiria,
se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me,
com uma voz tão forte,
que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes,
e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume:
respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos
e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me
e ardi, no desejo da Vossa Paz
O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.
Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti.
A medida do amor é não ter medida.
A infância que já não existe presentemente existe no passado que já não é.
Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que nós sabemos sobre a natureza.
Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo.
Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.
A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.
No amor do próximo o pobre é rico; sem amor do próximo o rico é pobre.
Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.
A função do Mal consiste em salientar mais nitidamente o Bem.
Tenho mais compaixão do homem que se alegra no vício do que pena de quem sofre a privação de um prazer funesto e a perda de uma felicidade ilusória.
Tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira!
Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.
Na procura de DEUS é ELE quem se adianta e vem ao nosso encontro.
O pecado é amor de si mesmo, até o desprezo de Deus.
Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.
Inter urinas et faeces nascimur.
As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.
….Ó Beleza tão antiga e tão nova, quão tarde Te amei…
Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
Anjos e Demônios
Santo Agostinho certa vez escreveu sobre quando foi para o deserto fazer um retiro de silêncio e foi acometido por todo tipo de visão – tanto demônios quanto anjos. Disse que em sua solidão, algumas vezes encontrava demônios que pareciam anjos, e outras vezes encontrou anjos que pareciam demônios. Quando lhe perguntaram como ele sabia a diferença, o santo respondeu que só se pode dizer quem é quem com base na sensação que se tem depois que a criatura foi embora. Se você ficar arrasado, disse ele, então foi um demônio que veio visitá-lo. Se você se sentir mais leve, foi um anjo.
Deus é mais íntimo a nós que nós mesmos.
Deus não será maior se o respeitas, mas tu serás maior se o servires.
O coração delicado sofre menos das feridas que recebe do que das que faz…
Deus criou-nos para eles e não nos salvará sem o nosso esforço.
Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.
Geralmente suspeitamos dos demais o que sentimos em nós.
É o olhar característico do amor que torna a pessoa sensível e atenta para perceber os sinais e demonstrações de afeto, por mais pequenos que sejam ou que aparentemente assim o sejam, que fazem nascer no coração um fundamental sentido de reconhecimento em relação a vida, aos outros, a Deus.
Necessitamos um do outro, para sermos nós mesmos.
Quem me dera descansar em ti! Quem me dera que viesses a meu coração e que o embriagasses, para que eu me esqueça de minhas maldades e me abrace contigo, meu único bem! Que és para mim? Tem piedade de mim, para que eu possa falar. E que sou eu para ti, para que me ordenes amar-te e, se não o fizer, irar-te contra mim, ameaçando-me com terríveis castigos? Acaso é pequeno o castigo de não te amar? Ai de mim! Dize-me por tuas misericórdias, meu Senhor e meu Deus, que és para mim? Dize a minha alma: Eu sou a tua salvação. Que eu ouça e siga essa voz e te alcance. Não queiras esconder-me teu rosto. Morra eu para que possa vê-lo para não morrer eternamente.
Estreita é a casa de minha alma para que venhas até ela: que seja por ti dilatada. Está em ruínas; restaura-a. Há nela nódoas que ofendem o teu olhar: confesso-o, pois eu o sei; porém, quem haverá de purificá-la? A quem clamarei senão a ti? Livra-me, Senhor, dos pecados ocultos, e perdoa a teu servo os alheios! Creio, e por isso falo. Tu o sabes, Senhor. Acaso não confessei diante de ti meus delitos contra mim, ó meu Deus? E não me perdoaste a impiedade de meu coração? Não quero contender em juízos contigo, que és a verdade, e não quero enganar-me a mim mesmo, para que não se engane a si mesma minha iniqüidade. Não quero contender em juízos contigo, porque, se dás atenção às iniqüidades, Senhor, quem, Senhor, subsistirá?
(Confissões, Agostinho de Hipona, capítulo V)
Um Sábio da Antiguidade vos disse: conhece-te a ti mesmo.
Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: Orai sem cessar (1Ts 5,17). Ainda que faças qualquer coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar.
Não te cause aborrecimento imitar aquilo que te dá prazer elogiar.
É preferível a tristeza de quem suporta a iniquidade do que a alegria de quem a comete.
O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo de tua alegria.
Com a corrupção morre o corpo, com a impiedade morre a alma.
“Onde não há caridade não pode haver justiça.”
Creio para compreender, e compreendo para crer melhor.
A compreensão é a recompensa da fé.
Não há doente mais incurável do que aquele que não reconhece a sua doença.
Simular humildade é ser soberbo.
A necessidade não conhece leis.
A ira gera o ódio, e do ódio nascem a dor e o medo.
Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua.
O que mais Deus odeia depois do pecado é a tristeza, porque nos predispõe ao pecado.
Pois o Deus Todo-Poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal.
Conhece-te, aceita-te, supera-te.
Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.
Nada estará perdido enquanto estivermos em busca.
Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.
Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás.
O viver em plena felicidade não é próprio desta vida mortal. Só o será quando aparecer a imortalidade… Sem a Imortalidade não existe Felicidade.
A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.
Compreender para crer, crer para compreender.
Ame o pecador mais odeie o pecado.
O tempo é a extensão da criação e a extensão da mente.
Para muitos a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita.
Aquele que nos criou sem a nossa ajuda, não nos salvará sem nosso consentimento.
Senhor, que eu morra para não morrer,
mas que eu veja o Vosso Rosto.
(Confissões 1 5)
A vida mortal é a esperança da vida imortal.
À minha mesa vos convido.
Nela ninguém morre,
nela está a vida
verdadeiramente feliz,
nela o alimento
não se corrompe,
mas refaz e não se acaba.
Eis para onde vos convido,
para a morada dos anjos,
para a amizade do Pai
e do Espírito Santo,
para a ceia eterna,
para a fraternidade comigo;
enfim, a mim mesmo,
à minha vida eu vos conclamo!
Não quereis crer
que vos darei a minha vida?
Retende, como penhor a minha morte.
O amor é o meu peso. Para qualquer
parte que vá, é ele quem me leva.
Razão: Tu que queres conhecer-te
a ti mesmo, sabes que existes?
Agostinho: Sei.
Razão: De onde sabes?
Agostinho: Não sei.
Razão: Sentes-te como
um ser simples ou múltiplo?
Agostinho: Não sei?
Razão: Sabes que te moves?
Agostinho: Não sei.
Razão: Sabes que pensas?
Agostinho: Sei.
Razão: Portanto,
é verdade que pensas.
Agostinho: Sim.
A minha infância morreu há muito tempo; mas eu vivo ainda.
Tu queres existir, viver e entender, mas existes para viver e vives para entender. Portanto sabes que existes, sabes que vives, sabes que entendes.
Que coisa me deleitava senão amar e ser amado?
Toda a beleza do corpo é a congruência
de partes com uma certa suavidade de cor.
Um corpo, formado de membros todos belos, é muito
mais belo que cada um dos seus membros de cuja
conexão harmoniosíssima se forma o conjunto,
posto que também cada membro separadamente
tenha uma beleza peculiar.
A alma só se alimenta daquilo que lhe traz alegria.
Uma vez por todas, foi-te dado
somente um breve mandamento:
Ama e faze o que quiseres.
Se te calas,
cala-te movido pelo amor;
se falas em tom alto, fala por amor;
se corriges, corrige por amor;
se perdoas, perdoa por amor.
Tem no fundo do coração
a raiz do amor:
dessa raiz não pode
sair senão o bem!
No interior do homem habita a verdade.
Concedei-me o que amo, porque estou inebriado de amor.
Senhor, dai-me o que amo, pois Vós me concedestes esta graça de amar.
Aquele que era Deus fez-se homem,
assumindo o que não era,
sem perder o que era;
e assim Deus fez-se homem.
Neste mistério encontras o socorro
para a tua debilidade e encontras
nEle aquilo de que necessitas
para alcançar a tua perfeição.
Cristo te eleve em virtude da sua humanidade;
te guie em virtude da sua humana divindade,
e te conduza à sua divindade.
(Comentário ao Evangelho de João 23 6)
Deve ser seguida por nós aquela religião cristã,
a comunhão daquela Igreja que é a CATÓLICA,
e CATÓLICA, é chamada não só pelos seus,
mas também por todos os seus inimigos.
Uma boa consciência é o palácio de Cristo, templo do Espírito Santo, paraíso do deleite, descanso permanente dos santos.
Ser cristão não é conquistar Cristo, mas deixar-se conquistar por Ele. Deixa que Ele conquiste em ti, que Ele conquiste para ti, que Ele te conquiste.
Nossa vida desceu para esta terra e levou embora a morte, matou a morte
com a abundância da vida: e Ele reclamou chamando-nos para voltar para Ele,
para aquele local secreto do qual Ele viera direto para nós – primeiro no útero da Virgem, no qual a humanidade uniu-se a Ele, nossa carne mortal, nem sempre destinada a ser mortal.
Ele não tardou, mas apressou-se, chamando-nos por sua morte e sua vida, por sua vinda e sua ascensão, para voltarmos a Ele.
E Ele retirou-se de nossa visão para que pudéssemos voltar ao nosso próprio coração e encontrá-lo.
Como Ele se afastou, ainda está próximo. Ele não está conosco e nunca nos deixou.
As lágrimas são o sangue da alma.
Então será a alegria plena
e perfeita, a felicidade
perpétua;
quando já não tivermos
por alimento o leite
da esperança,
mas o alimento sólido
da realidade.
Também agora, antes
de chegarmos
a essa Ventura
ou antes
que essa Ventura
chegue a nós,
alegremo-nos
no Senhor
porque
não é pequena
a alegria
da esperança
que nos garante
a futura realidade.
(Sermão 21.3)
Uma lágrima se evapora, uma flor murcha, só a oração chega ao trono de Deus.
O tempo é um vestígio de eternidade.
Amem esta Igreja, sejam essa Igreja, fiquem na Igreja! E amem o Esposo!
Perguntei ao mundo sobre o meu Deus; e ele respondeu: ‘Não sou Ele, mas Ele me criou’.
Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa.
Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.
Ame, e cumpra a sua vontade.
Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que os tempos são três: passado, presente e futuro.Talvez fosse melhor dizer que os tempos são: o presente do passado; o presente do presente; o presente do futuro.
E estes estão na alma; não os vejo alhures. O presente do passado é a memória, o presente do presente é a percepção, o presente do futuro é a expectativa.
Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.
Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia.
Quem é vencido por outro, fica escravo de quem venceu.
Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer.
As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta.
Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo; cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos.
A beleza é realmente um bom dom de Deus; mas que os bons não pensem que ela é um grande bem, pois Deus a distribui mesmo para os maus.
Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior.
Aqueles que pretendem encontrar a alegria fora de si, facilmente encontram o vazio.
Se vês a caridade, vês a Trindade.
A paz é a tranquilidade da ordem de todas as coisas (tranquilitas ordinis).
Recebe este livro de minhas Confissões que tanto desejaste. Contempla-me, para que não me louves mais do que sou. Julga-me não pelo que os outros dizem de mim, mas pelo que eu digo nelas. Contempla-me nelas e vê o que fui, na realidade, quando estive abandonado a mim mesmo(…)
A vida não é mortal, a morte é que é vital.
Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.
A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco.
Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.
Ama e faz o que quiseres.
De uma vez por todas, uma pequena regra é exigida de ti: ama e faz o que desejas.
Se tu mantens o silêncio, faz isso por amor;
Se gritas, faz-lo por amor;
Se corrigires, corrigirás com amor;
Se perdoares, perdoarás com amor;
Se evitas punir, Faz isso por amor.
Cultiva em ti a planta do amor, pois dela só poderá vir o que é verdadeiramente bom.
Por amor.
Quem ama nunca faz o mal, e é para o bem que nascemos.
Não somos nós que transformamos Jesus Cristo em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é Jesus Cristo que nos transforma nele. Sendo Deus onipotente, não pôde dar mais; sendo sapientíssimo, não soube dar mais; e sendo riquíssimo, não teve mais o que dar. A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia. Na Eucaristia Maria perpetua e estende a sua maternidade.
O mistério da Santíssima Trindade cristã é o mistério do
amor Divino. Você vê a Santíssima Trindade, se você vê
o amor [Deus é ágape].
Roma Locuta, Causa Finita – Roma
falou, a causa está encerrada.
É evidente que o milagre não é produzido materialmente pelas relíquias, mas pela vontade de Deus sobre elas. Não há, pois, superstição alguma nas peregrinações do povo cristãos a certos lugares em que Deus obra milagres pelas relíquias ou imagens dos santos.
Se tiveres amor enraizado em ti, nada senão o amor serão os teus frutos.
A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem.
Se quiser conhecer uma pessoa não observe o que ela faz, mas o que ela ama.
Tenha cuidado para que a sua vida não transcorra contrário ao testemunho de sua boca.
“Diante de Deus, está sempre a descoberto o abismo da consciência humana: que poderia haver de oculto em mim para Deus, por mais que eu não quisesse dizer a verdade? Conseguiria apenas ocultar Deus aos meus olhos, mas não poderia ocultar-me dos seus”.
Agostinho
Não procure fora, mas dentro de você, é no interior do homem que habita a verdade
A confissão das más ações é o primeiro passo para a prática de boas ações.
O verdadeiro amor esta em obedecer e crer no que se ama.
Não vês que somos viajantes?
E tu me perguntas:
Que é viajar?
Eu respondo com uma palavra: é avançar!
Experimentais isto em ti
Que nunca te satisfaças com aquilo que és
Para que sejas um dia aquilo que ainda não és.
Avança sempre! Não fiques parado no caminho.
O estado nada mais é que um “grande bando de ladrões”, uma máfia. Só que muito maior, mais opressiva e mais perigosa.
Conócete. Acetate. Supérate
Conhece-te. Aceita-te. Supera-te.
“Certamente estamos em uma categoria comum com as bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor.”
“Muitas vezes, aqueles que não são cristãos sabem alguma coisa sobre a terra, céus e outros elementos do mundo, sobre o movimento e a órbita das estrelas e mesmo seus tamanhos e posições relativas a previsão de eclipses solares e lunares, o ciclos dos anos e as estações, os tipos de animais, arbustos, pedras e outros objetos. Essa pessoas dizem que o conhecimento é verdadeiro por meio da razão e da experiência. Assim, é vergonhoso e perigoso ouvir um cristão, fazer interpretação presumível da Escritura, falando bobagens sobre esses tópicos. Devemos tomar todas as precauções para evitar uma situação lamentável em que as pessoas verificar o enorme ignorância em um cristão e tirar sarro dele. A vergonha não é tanto uma indivíduo é ridicularizado, mas que as pessoas que não compartilham nossa fé acho que nossos escritores sagrados realizaram tais opiniões, e como uma grande perda para aqueles cuja salvação que desejamos, os autores de nossas Escrituras são criticados e rejeitados por sua suposta ignorância. “
O ocioso caminha devagar… por isso que todos os vícios o alcançam.
Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.
“Cantar é próprio de quem ama.”[
Dá-me aquilo que ordenas, ordena-me aquilo que queres.
“O homem bom, embora um escravo, é livre, o ímpio, ele reina, mas é um escravo …”
Qual é a medida de se amar a Deus? É amá-lo sem medida!
“Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: ‘Buscai sempre a sua face’ (Sl 104.4)” St. Agostinho
Não peças coisa alguma a Deus, senão Deus mesmo. Ama-o, gratuitamente.
«És grande, Senhor, e digno de todo o louvor […]. Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti» ( S. Agostinho ).
O que é o tempo? Quando quero explicá-lo não acho explicação. Se o passado é o que eu, do presente, lembro, e o futuro é o que eu, do presente, antecipo, não seria mais certo dizer que o tempo é só o presente? Mas quanto dura o presente?
A eternidade, assim, não é tempo infinitamente prolongado, mas uma existência sem nenhum limite, ao contrário de, por exemplo, a existência humana que é uma distensão, cujas fronteiras são o nascimento e a morte.
“É impróprio afirmar que os tempos são três: pretérito, presente e futuro. Mas talvez fosse próprio dizer que os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das presentes, presente das futuras. Existem, pois, estes três tempos na minha mente que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras.”
A felicidade é continuar desejando aquilo que possuímos.
Ame e faze o que queres.
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!
Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.
Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti.
Tu me tocaste, e agora ardo no desejo de tua paz.
A felicidade do que ama está na felicidade do amado.
Não pode saciar a fome quem lambe pão pintado
Porque a verdade gera o ódio? Por que é que os homens têm como inimigo aquele que prega a verdade, se amam a vida feliz, que não é mais que a alegria vinda da verdade (gaudium de veritate)? Talvez por amarem de tal modo a verdade que todos os que amam outra coisa querem que o que amam sejam verdade. Como não querem ser enganados, não se querem convencer de que estão no erro. Assim, odeiam a verdade, por causa daquilo que amam em vez da verdade. Amam-na quando os ilumina, e odeiam-na quando os repreende.
Já li, Sócrates, Platão e Aristóteles, mas em nenhum deles li: “vinde a mim, todos os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei”
Ninguém pode ser amigo de ninguém sem antes ser amigo da verdade.
“Ainda que fujas do campo para a cidade, ou da rua para a tua casa, a tua consciência vai sempre contigo… Da tua casa só podes fugir para o teu coração. Porém, para onde fugirás de ti mesmo?”
Quem está longe de Deus, também está longe de si mesmo, alienado de si mesmo. Só pode encontrar a si se se encontra com Deus. Deste modo, consegue chegar a seu verdadeiro eu, sua verdadeira identidade.
Quem é bom é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre.
A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos para recebê-la.
A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.
Deus não espera que submetamos nossa fé a ele sem razão, mas os próprios limites da nossa razão tornam a fé uma necessidade.
O Senhor não brilha sobre nós, exceto quanto tomamos a sua Palavra como nossa luz.
A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Contudo, pecávamos por negligência escrevendo ou lendo, estudando menos do que nos era exigido; e não era por falta de memória ou de inteligência, que para aquela idade, Senhor, me deste de modo suficiente, senão porque eu gostava de brincar, embora os que nos castigavam não fizessem outra coisa.
Não há dúvida que a memória é como o ventre da alma. A alegria, porém, e a tristeza são o seu alimento, doce ou amargo.
”Se o bem vem de Deus, o mal se origina da ausência do bem e só pode ser atribuído ao homem, por conduzir erroneamente as próprias vontades.”
Ou seremos controlados por satanás, ou pelo “eu”, ou por Deus. O controle de satanás é escravidão. O controle do “eu” é soberba. O controle de Deus é vitória.
“A prece. Ah, como são tocantes as palavras que se desprendem dos lábios na hora da prece! Porque a prece é o orvalho divino, que suaviza o excessivo calor das paixões.”
Podemos e devemos descobrir Deus no espelho da amizade.
Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos.
Todos os pecados se apegam ao mal, para que se realize, Só a soberba se apega ao bem, para que pereça.
O ser amigo nos funde na amizade do ser; os amigos são uma só alma.
A amizade se expressa na ajuda mútua e na gratidão.
A amizade dilata o horizonte do amor.
A amizade é um dos elementos mais importantes para descobrir a presença de Deus entre nós.
Em tudo quanto é humano, não existe nada agradável sem amigos.
A amizade é uma experiência do absoluto de Deus.
A amizade é tão essencial quanto a própria vida.
Na amizade descanso sem preocupação alguma, porque nela eu sinto a Deus.
Não existe verdadeira amizade senão entre aqueles que Deus une pela caridade.
Podemos chamar o outro de amigo quando confiamos a ele nossas idéias.
A procura de Deus começa pelo mais íntimo do ser do interior nosso que somente abrimos ao amigo.
A alma dá ordens ao corpo e é imediatamente obedecida. A alma dá ordens a si mesma e depara com resistências. A alma ordena que a mão se mexa, e é uma operação tão fácil, que mal se distingue a ordem de sua execução. E, no entanto, a alma é alma e a mão é corpo. A alma dá à alma a ordem de querer: uma não se distingue da outra e no entanto ela não age. De onde vem esse prodígio?
Quando fores orar, começa perdoando.
O mundo é um livro e aquele que não viaja lê sempre a mesma página.
Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.
Perguntei à terra,
ao mar, à profundeza
e, entre os animais, às criaturas que rastejam,
Perguntei aos ventos que sopram
e aos seres que o mar encerra.
Perguntei aos céus, ao sol, à lua e às estrelas
e a todas as criaturas à volta da minha carne:
Minha pergunta era o olhar que eu lhes lançava
Sua resposta era a sua beleza.
A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei.
Bem como a verdade se produz pela medida, também a medida se produz pela verdade.
A ociosidade caminha com lentidão, por isso todos os vícios a atingem.
Que é, pois o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se quero explicá-lo a quem me pede, não sei.
Quem não teve atribulações para suportar, é porque não começou a ser cristão para valer.
Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos.
A razão não se submeteria nunca, se não se julgasse que há ocasiões em que deve submeter-se.
Não há riqueza mais perigosa do que uma pobreza presunçosa.
A probabilidade de um homem finito compreender o Deus infinito é a mesma que uma criança tem de despejar o oceano num buraco que ela fez na areia.
O que tornou Adão capaz de obedecer às ordens de Deus também o tornou capaz de pecar.
Muitos homens odeiam a verdade por amor daquilo que tomaram por verdadeiro.
Ó Deus, por onde vagava eu à procura de Vós? Ó beleza infinita, eu vos procurei fora e estáveis dentro do meu coração.
Creio para entender e entendo para crer.
Aquele que estava deitado na manjedoura fez-se frágil, mas não renunciou à sua condição divina; assumiu aquilo que não era, mas permaneceu aquilo que era. Eis que temos diante de nós Cristo menino: cresçamos juntamente com Ele
Jesus, é muito difícil Te seguir, mas, é impossível Te deixar!
Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar da paixão do que o jejum a pão e água em cada semana.
Na prisão dois homens atrás das grades um viu a lama e o outro a luz.
Dá-me a castidade e a continência, mas não agora.
de que modo existem o passado e o futuro…?Se o passado já não existe e o futuro ainda não veio ?…Presente, se fosse sempre presen te, já não seria tempo,…seria eternidade…O tempo não passa de um a ilusão!!!!!.
A verdade é como um leão; você não precisa defendê-la. Deixe-a solta, e ela se defenderá a si mesma.
Então, sim, ao amares teu inimigo, estás a amar um irmão. É esse o motivo por que o amor ao inimigo é a perfeição da caridade, já que a caridade perfeita consiste no amor aos irmãos. Ama e fazes o que quiseres; se te calas, cala-te por amor; se falas em tom alto, fala por amor; se corrigires alguém, faze por amor. Pois é preciso amar o homem e não o seu erro. O homem é obra de Deus, o erro é obra do homem. Ama a obra de Deus e purifica as obras do homem. Se existe o inimigo é porque existe o erro. Retira o erro e em vez de enxergares um inimigo, contemplarás um irmão.»
Pois é preciso amar o homem e não o seu erro. O homem é obra de Deus, o erro é obra do homem. Ama a obra de Deus e purifica as obras do homem.
Se conhecesses
o mistério imenso do céu onde agora vivo,
este horizonte sem fim,
esta luz que tudo reveste e penetra,
não chorarias, se me amas!
Estou já absorvido no encanto de Deus,
na sua infindável beleza.
Permanece em mim o seu amor,
uma enorme ternura,
que nem tu consegues imaginar.
Vivo numa alegria puríssima.
Nas angústias do tempo,
pensa nesta casa onde, um dia,
estaremos reunidos para além da morte,
matando a sede na inesgotável fonte
da alegria e do amor infinito.
Não chores,
se verdadeiramente me amas!
“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus.”
“Esperar significa acreditar no amor, ter confiança nas pessoas, dar o salto no incerto e abandonar-se a Deus totalmente”.
A castidade desabrocha na amizade.
“Ama e faz o que quiseres!
Se calares, cala por amor;
se falares, fala por amor.
Se corrigires, corrige por amor;
se perdoares, perdoa por amor…
Coloca no fundo do coração essa raiz de amor. Dessa raiz de amor só pode nascer
o bem.
Dentro do amor, não há erro,
não há injustiça, não há ódio.
Não há ressentimentos guardados.
Dentro do amor só há
encontro, perdão e verdade.”
Será, talvez, pelo fato de nada do que existe sem Ti, que todas as coisas te contêm?
Porque não são os vasos cheios de ti que te tornam estável, já que, quando se quebrarem, tu não te derramarás; e quando te derramas sobre nós, isso não o fazes porque cais, mas porque nos levantas, nem porque te dispersas, mas porque nos recolhes
Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430.
“Questiona, portanto, e perguntai-vos o que fizeste e com qual objetivo agistes em tal circunstância; se fizeste alguma coisa que censurais em outrem, se fizestes uma ação que não ousareis confessar… Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, perguntai-vos como a qualificaríeis se fosse feita por outra pessoa; se a censurais em outrem, ela não poderia ser mais legítima em vós, porque Deus não tem duas medidas para a Justiça.”
Nada é tão duro e férreo que não se possa vencer com o fogo do amor.
Senhor, é duro Te seguir, mas é impossível Te deixar.
Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor.
A verdade é doce e amarga. Quando doce, perdoa; quando amarga, cura
“Ama, e faz o que queres”
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.
Os que não querem ser vencidos pela verdade, serão vencidos pelo erro.
Morte ao erro, amor ao que erra.’
‘O supérfluo dos ricos é propriedade dos pobres.’
‘O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.’
‘Com o amor ao próximo, o pobre é rico; sem este amor, o rico é pobre.’
‘Uma coisa é um grande discurso, outra coisa é um grande amor.’
‘Quem não reza, não é humano.’
‘Falar com Deus é mais importante do que falar de Deus.’
‘Quem sabe rezar bem, sabe viver.’
‘Que morte pior há para a alma, do que a liberdade do erro?’
‘Eu não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja Católica’.
‘A certeza dada pela luz divina é maior do que é dada pela luz da razão natural’
‘Se o compreendesses, Ele não seria Deus.’
‘A Igreja avança em sua peregrinação através das perseguições do mundo e das consolações de Deus’.
‘A Igreja recebeu as chaves do Reino dos Céus para que se opere nela a remissão dos pecados pelo sangue de Cristo e pela ação do Espírito Santo. É nesta Igreja que a alma revive, ela que estava morta pelos pecados, a fim de viver com Cristo, cuja graça nos salvou’.
‘A medida do amor é amar sem medida.’
‘As lágrimas são o sangue da alma’.
Em caso de dúvida ou mal-entendido, presumir o melhor, presumir o amor.
Não há dúvida de que a memória é o estômago da mente. Da mesma forma como o alimento é trazido à boca pela ruminação, assim as coisas são trazidas da memória pela lembrança.
Para associar os seres humanos entre si, não basta a identidade da sua natureza; é necessário ensinar-lhes a falar uma mesma linguagem, isto é, a da compreensão; a usufruir uma cultura comum; e a compartilhar os mesmos sentimentos. De outro modo, o ser humano preferirá encontrar-se com o seu cão, a encontrar-se com uma pessoa estranha”.
É que a felicidade é a alegria que provém da verdade.
Não há liberdade para o erro.
Tive sonhos, mas lembrei-me Deus é maior que qualquer sonho.
Apaixonar-se por Deus é o maior dos romances; procurá-Lo, a maior das aventuras; encontrá-Lo, a maior de todas as realizações.
Ame e faça o que quiser.
Se não existir caridade não existe justiça.
A suspeita é o veneno da amizade.
(Agostinho de Hipona)
Quem se casa está bem, quem não se casa está melhor”. (Agostinho de Hipona)
O mundo é um livro e quem não viaja lê somente uma página.
Quem canta reza duas vezes.
Com caridade o pobre é rico, sem caridade o rico é pobre.
Errar é humano, continuar no erro é diabólico.
“A ignorância é a mãe da admiração”.
(Agostinho de Hipona)
Os ociosos caminham lentamente e por isso os vícios os alcançam.
No interior de todo homem existe Deus.
No estudo da criatura humana, não se deve exercitar uma curiosidade precária e vã, mas ascender em direção ao que é imortal e duradouro.
[…] acho que com razão devem ser considerados como desonrados e infames os homens que se apresentam vestidos de mulher, a quem não sei como melhor denominar: falsas mulheres ou falsos homens. Mas sem dúvida podemos chamá-los verdadeiros farsantes e verdadeiros infames. Ou, se eles permanecem ocultos, uma vez que alguma coisa não pode ser dita infame a não ser por uma fama vergonhosa, acho que é com razão que os chamamos verdadeiros patifes.
Observa primeiramente se sabes amar-te a ti mesmo; depois, te recomendo que ames o próximo como te amas a ti. Se ainda não sabes amar-te a ti mesmo, enganarás ao próximo como te enganas-te a ti.
De fato, o amor da verdade é tal que os que amam algo diferente querem que aquilo que amam seja a verdade. Como não admitem ser enganados, detestam ser convencidos do seu erro.
Torna-me teu escravo, ó Deus, e então serei livre!
Que és, portanto, ó meu Deus?
Tao oculto e tão presente, formosíssimo e fortíssimo, estável e incompreensível; imutável, mudando todas as coisas; nunca novo e nunca velho; renovador de todas as coisas, conduzindo à ruína os soberbos sem que eles o saibam; sempre agindo e sempre repouso; sempre sustentando, enchendo e protegendo; sempre criando, nutrindo e aperfeiçoando, sempre buscando, ainda que nada te falte.
(Confissões)
Que és, portanto, ó meu Deus?
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Amas sem paixão; tens zelos, e estás tranqüilo; te arrependes, e não tens dor; te iras, e continuas calmo; mudas de obra, mas não de resolução; recebes o que encontras, e nunca perdeste nada; não és avaro, e exiges lucro. A ti oferecemos tudo, para que sejas nosso devedor; porém, quem terá algo que não seja teu, pois, pagas dívidas que a ninguém deves, e perdoas dívidas sem que nada percas com isso?
(Confissões)
Estreita é a casa de minha alma para que venhas até ela: que seja por ti dilatada. Está em ruínas; restaura-a. Há nela nódoas que ofendem o teu olhar: confesso-o, pois eu o sei; porém, quem haverá de purificá-la? A quem clamarei senão a ti? Livra-me, Senhor, dos pecados ocultos, e perdoa a teu servo os alheios!
(Confissões)
E que pretendo dizer-te, Senhor, senão que ignoro de onde vim para aqui, para esta não sei se posso chamar vida mortal ou morte vital? Não o sei. Mas receberam-me os consolos de tuas misericórdias, conforme o que ouvi de meus pais carnais, de quem e em quem me formaste no tempo, pois eu de mim nada recordo.
(Confissões)
Minha infância morreu há muito tempo, mas eu continuo vivo.
(Confissões)
Não importa o que um homem sofra, mas como ele se comporta no sofrimento. Ó homem, não está em tua mão sofrer ou não sofrer, mas se no sofrimento tua vontade se degrada ou se dignifica.
Ser fiel no mínimo é algo de grande. Queres ser grande? Começa com o mínimo.
À medida que o amor cresce em você, a beleza também cresce. Pois o amor é a beleza da alma.”
Um homem bom é livre, mesmo quando é escravo. Um homem mau é escravo, mesmo quando é rei. Não serve a outros homens mas a seus caprichos. Tem tantos senhores quantos vícios.
– “Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo”.
– “Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza”.
– “Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor”.
– “Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você”.
– “Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita”.
– “A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar”.
– “A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações”.
– “A verdadeira medida do amor é não ter medida”.
– “Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio”.
Senhor, tu alegra minha mente de alegria espiritual. Como é glorioso teu cálice que ultrapassa todos os prazeres provados anteriormente.
A ignorância e a estupidez se disfarçam sob o nome de simplicidade e inocência
Quando a causa é justa, a Guerra é Santa
Eu li muitas coisas bonitas em Platão e Cícero, mas nunca esta: vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados.
Por isso, na maior parte dos casos, a pobreza da inteligência humana manifesta-se na abundância de palavras, porque a investigação é mais loquaz no buscar do que no descobrir, o pedir demora mais do que o obter e a mão, batendo à porta, cansa-se mais do que recebendo.
Deus antecede tudo; quanto ao tempo, a flor antecede o fruto; quanto ao apreço, o fruto antecede a flor; quanto à origem, o som antecede o canto.
Ó Verdade, Luz do meu coração, não me falem as minhas trevas. Por elas me deixei escorregar e obscuresi-me. Mas, mesmo no fundo desse abismo, sim, desse abismo, amei-vos.
Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
O fato de ser Mãe de Cristo traz à Maria Santíssima lugar único no Mistério da Redenção, já que por meio dela é que veio ao mundo o Salvador.
Mas devemos procurar Deus e suplicar-lhe no mais íntimo recesso da alma racional, que se denomina o homem interior; quis Ele que fosse este o seu templo.
“A verdade deve ser dita com amor, mas o amor nunca pode impedir a verdade de ser dita”.
Portanto, creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio também entendo. Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo que creio conheço.
”Os treze livros das minhas Confissões louvam o Deus justo e bom por meus males e bens, e elevam até ele a mente e o coração dos homens; senti esse efeito enquanto as escrevia, e torno a senti-lo cada vez que as leio”.
É melhor coxear pelo caminho do que avançar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta.
”Portanto, quanto mais amamos a verdade, tanto mais devemos odiar a mentira.”
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.
Tendamos a Deus e religuemos nossas almas a ele somente – o que é, como dizem, o sentido original da palavra “religião” – e abstenhamo-nos de toda superstição.
Deus não manda o impossível, mas, dando os seus preceitos. Exorta-te a fazer o que podes e a pedir-lhe a graça para o que não podes, e auxilia-te para que o possas
Eis a grande ciência do cristão: conhecer que nada é e nada pode! O reconhecimento da própria ignorância é a primeira prova de inteligência.
”Com efeito, a vida feliz é a alegria que provém da verdade.”
”Naquilo que se ama
não há fadiga
e se há fadiga
ama-se a fadiga”
A nossa perfeição consiste em saber, que não somos perfeitos.
Na minha mais profunda ferida eu vi a Tua glória, e isso me deslumbrou.
Embora violências defensivas sempre sejam uma triste necessidade aos olhos dos homens de princípios, seria ainda mais lamentável se malfeitores dominassem os homens justos.
Caio miseravelmente, e tu me levantas misericordiosamente, umas vezes sem sofrimento, porque resvalei suavemente, outras, com dor, por ter caído desamparado no chão!
Olhai, eu não escondo as minhas feridas. Vós sois o médico, e eu o enfermo; sois misericordioso e eu miserável.
A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.
Santo Agostinho
Aquele que o criou sem a sua ajuda não irá salva-lo sem a tua permissão!
O que permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência de não existir.
A paciência é a companhia da sabedoria.
Se assim é feito perante um rei, com ainda menos hesitação devemos obedecer a Deus em todos os Seus comandos, Governador de todas as Suas criaturas! Entre os poderes da sociedade humana, a maior autoridade é obedecida em detrimento da menor; assim, Deus deve ser obedecido acima de todos.
Aquele mendigo também estava para além de mim […] porque ele se agarrou ao seu vinho para saciar um desejo honesto, enquanto eu, mentindo, procurava por um prazer vazio e orgulhoso.
Pois Tu disseste aos homens que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e que não fossem sábios aos próprios olhos, porque aqueles que declaram a si mesmos sábios, tornam-se tolos.
Amamos quando a verdade nos esclarece e odiamos quando a verdade nos acusa.
Quisera que os homens pensassem nesses três aspectos dentro de si mesmos. Os três são muito distintos daquela Trindade; mas digo para que aí se exerçam e provem e sintam quão longe estão. Ora, destes três aspectos falo: ser, conhecer e querer. Com efeito, sou, conheço e quero. Sou cognoscente e querente, conheço que sou e que quero e quero ser e conhecer. Logo, veja quem pode até que ponto há nesses três aspectos uma única vida inseparável e também uma única vida, uma única mente e uma única essência; até que ponto, enfim, há uma distinção inseparável e, no entanto, há uma distinção. Certamente está diante de si; atente dentro de si, veja e diga-me. Mas quando tiver encontrado algo neles e disser, não pense já ter encontrado aquilo que é imutável e que está acima deles, pois isto imutavelmente é, imutavelmente conhece e imutavelmente quer.
A graça de Deus não encontra, mas torna os aptos para serem escolhidos.
Será eloquente aquele que puder dizer o pequeno com humildade, o moderado com moderação, o grande com elevação.
A verdade é como um leão. Você não precisa defendê-lo. Liberte-o e ele se defenderá.
O VERDADEIRO AGOSTINHO
A insistência de Agostinho em acusar-se de haver sido um “transviado” durante a adolescência e juventude costuma deixar a impressão de que foi um grande pecador. Mas a verdade é que fica difícil levar a serio as necessidades que tinha quando contava com seus quinze anos. Adolescente ocioso, freqüentava os banhos públicos e corria pelas ruas, quando chegava a noite, com companheiros pouco recomendáveis. Não era, porém, tão viciado como seus colegas, o que já é um indício de dignidade moral e aspiração pelo melhor. Um dos seus futuros adversários, o bispo donatista Vicente de Cartena, conta que Agostinho era conhecido entre os estudantes como um rapaz tranqüilo e exemplar. Juízo este muito mais verosímil que o de muitos autores que, por terem tomado, exageradamente ao pé da letra a retórica agostiniana, pintam-no com um estudante indecente e bagunceiro.
O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios.
O supérfluo dos ricos é propriedade dos pobres.
A medida do amor é amar sem medida.
Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.
A angústia de ter perdido não supera a alegria de ter um dia possuído.
Conhece-se melhor a Deus na ignorância.
Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre.
Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.
Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.
Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.
Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos.
Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós
aquilo que não existiria,
se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me,
com uma voz tão forte,
que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes,
e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume:
respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos
e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me
e ardi, no desejo da Vossa Paz
O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.
Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti.
A medida do amor é não ter medida.
A infância que já não existe presentemente existe no passado que já não é.
Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que nós sabemos sobre a natureza.
Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo.
Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.
A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.
No amor do próximo o pobre é rico; sem amor do próximo o rico é pobre.
Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.
A função do Mal consiste em salientar mais nitidamente o Bem.
Tenho mais compaixão do homem que se alegra no vício do que pena de quem sofre a privação de um prazer funesto e a perda de uma felicidade ilusória.